ZF revela protótipo de airbag lateral externo pré-colisão



A ZF apresenta o sistema de airbag lateral externo pré-colisão. A empresa explica que interligou os airbags a sensores do veículo e desenvolveu algoritmos capazes de prever a iminência de uma colisão e decidir pelo acionamento ou não do airbag. A multinacional fez uma demonstração, em Memmingen, Alemanha, do protótipo da tecnologia.

A ZF conta que o maior desafio para o desenvolvimento deste sistema foi o de reconhecer de forma confiável uma colisão inevitável e assegurar o acionamento do airbag lateral externo antes do choque. O sistema tem cerca de 150 milissegundos para tomar a decisão de acionar o airbag e preenchê-lo – aproximadamente o tempo que uma pessoa leva para piscar.

Os sensores do veículo precisam em primeiro lugar identificar um impacto potencial. Isso é possível por meio de câmeras conectadas, radar e LiDAR (Light Detecting And Ranging). No software do sistema, algoritmos preveem se uma colisão é inevitável ou não e decidem se o acionamento do airbag é necessário e benéfico.

Se todas essas respostas forem afirmativas, o sistema inflará o airbag, que tem uma capacidade entre 280 e 400 litros (de cinco a oito vezes o volume de um airbag para motorista), dependendo do veículo. Neste caso, o airbag expande-se para cima a partir da soleira lateral para formar uma zona de deformação adicional na área da porta, entre as colunas A e C.