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ZF lança módulo híbrido integrado para transmissão de dupla embreagem de oito marchas

Usando a nova transmissão de dupla embreagem de 8 marchas (8DT) como base – que teve o Porsche Panamera como o primeiro veículo a ser produzido em série equipado com o componente –  a ZF e a Porsche desenvolveram em conjunto um kit de transmissão híbrido modular que suprirá todas as necessidades atuais e futuras de veículos esportivos.

 

 

A nova transmissão esportiva para tração traseira e tração nas quatro rodas se distingue da concorrência devido aos seus tempos de mudança de marcha mais rápidos, alto nível de eficiência e máxima flexibilidade. Um dos principais objetivos do projeto foi tornar a alimentação elétrica uma opção para esta transmissão. Graças ao novo projeto do conjunto de engrenagens, foi possível integrar um módulo híbrido de 100 kW sem aumentar o comprimento em comparação à atual transmissão esportiva 7DT.

 

Isso também vale para a caixa de transferência de tração integral opcional, que aciona o eixo dianteiro da forma mais econômica possível, usando uma embreagem hang-on. Além disso, a perda de potência da transmissão básica é reduzida em até 28% – graças a vários fatores como a distribuição das relações de marchas, que em 11.17 é muito alta, a 8a marcha adicional e o sistema de lubrificação sob demanda. A unidade de controle de transmissão eletrônica aperfeiçoada foi desenvolvida e produzida de forma independente pela ZF. A nova transmissão é produzida na fabrica de Brandemburgo, Alemanha.

 

 

A nova transmissão de dupla embreagem de 8 marchas com configuração longitudinal frontal está disponível em 4 modelos (convencional, tração integral, híbrida e tração integral híbrida) e 3 classes de torque, alcançando até 1.000 Nm. A classe de torque é definida pela diversidade de configurações dos módulos de dupla embreagem, com a transmissão e o conjunto de engrenagens permanecerá sempre o mesmo. Isso também vale para os sistemas hidráulicos da transmissão, sistemas de mudança de marchas, freio de estacionamento e unidades de controle, incluindo o software.

 

Para reduzir o tamanho da transmissão 8DT básica o máximo possível, foi criado um novo conceito de conjunto de engrenagens com dois eixos intermediários e um eixo de adicional. As engrenagens fixas, que ficam nos eixos de entrada da transmissão, podem ser usadas várias vezes, resultando em níveis reduzidos das rodas, que tornam a transmissão básica significativamente mais curta. Esta foi a única forma de manter o comprimento do módulo híbrido e integrá-lo no espaço de instalação limitado. Esta arquitetura do conjunto de engrenagens oferece outra vantagem. Com base no conceito modular, ela não é adequada somente para aplicações longitudinais frontais, mas também é capaz de atender outras configurações de transmissão.

 

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