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ZF desenvolve conceito de transmissão automatizada compensado por eixo de tração elétrica



A ZF criou a tecnologia eAMT (Transmissão Elétrica Manual Automatizada), um conceito para a veículos com tração dianteira transversal que integra um sistema de acionamento elétrico no eixo traseiro e uma transmissão manual automatizada em um único sistema. O objetivo da empresa foi criar uma alternativa para a hibridização de veículos pequenos e compactos com tração dianteira, para os quais os maiores desafios atualmente são o custo adicional e o esforço de desenvolvimento, além do espaço limitado de instalação.

De acordo com a ZF, o atuador da transmissão e o eixo traseiro elétrico operam em conjunto para não interromper a força de tração. O motor elétrico preenche a lacuna na força de aceleração da AMT devido ao seu desenho. Além das funções híbridas de acionamento elétrico, recuperação e impulso, o eAMT oferece também tração elétrica às quatro rodas. O software da ZF regula a rede e coordenação do motor de combustão interna e, ao mesmo tempo, o motor elétrico e a transmissão automatizada.

A empresa afirma que o desempenho de câmbio do eAMT está quase no mesmo nível de transmissões automáticas convencionais. Isso porque, assim que é engatada uma marcha, o novo eAMT compensa a pequena interrupção na força de aceleração comum a transmissões automatizadas através da inserção de torque por parte do acionamento elétrico no eixo traseiro.

“Com o eAMT, a ZF desenvolveu um motor híbrido plug-in completo para veículos com tração dianteira transversal. Isso aumenta a flexibilidade para os fabricantes de veículos. Eles podem utilizar plataformas existentes para implementar máquinas convencionais ou híbridas plug-in”, explica o desenvolvedor funcional de propulsões elétricas da ZF, Norman Schmidt-Winkel.

Um veículo de demonstração ZF eAMT, com base em uma plataforma de SUV compacta atual, mostra como o sistema opera na prática: “O motorista ignora absolutamente as sequências complexas do sistema e dos processos de controle executados em segundo plano. Ao acelerar, apenas os benefícios de uma aceleração totalmente livre de solavancos podem ser sentidos. Anteriormente, esses benefícios só estariam disponíveis em veículos híbridos muito mais caros, com transmissões mais complexas”, diz Schmidt-Winkel. “Também utilizamos o potencial do sistema eAMT para outros recursos que aumentam a eficiência e a segurança na direção”, finaliza.

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