VW apresenta caminhão totalmente elétrico 13 toneladas e ônibus híbrido flex



A Volkswagen revela o e-Delivery 13 toneladas na configuração 6×2. O modelo é maior do que o e-Delivery 11 toneladas 4×2 e segundo a fabricante seu motor elétrico com baterias íon-lítio níquel-manganês-cobalto (NMC) consegue entregar até 180kW de potência e autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação.

O modelo criado no centro de desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende/RJ tem o terceiro eixo com rodado simples e suspensor, além de trazer o sistema de leitura inteligente da massa transportada para ajustar o consumo de energia, que atua em conjunto com o Eco-Drive Mode. Já o trem de força é preparado para partida em rampas com ajuda do sistema auxiliar de partida em rampa (HSA). Está previsto para começar a ser fabricado em série a partir de 2020.

A VW também apresentou o Volksbus e-Flex, ônibus que combina a propulsão elétrica a motores abastecidos com gasolina, etanol, gás natural ou biometano. O modelo deve estar nas ruas a partir do ano que vem e vai entrar no portfólio de vendas da marca seis meses depois do caminhão e-Delivery.