Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Volvo lança sexta geração do câmbio I-Shift para sua linha de caminhões

626-volvo-i-shift-6a-gerac

A Volvo lança no Brasil a sexta geração da caixa de câmbio eletrônica I-Shift. Segundo a montadora de veículos pesados, é o maior salto tecnológico na transmissão da linha F desde que a I-Shift foi lançada em 2003. A Volvo afirma que o novo câmbio possibilita trocas mais rápidas e eficientes, garantindo uma performance melhor, mais economia de combustível e mais rentabilidade na operação de transporte.

A nova I-Shift foi lançada este ano na Europa. Com novos softwares, a transmissão tem uma “inteligência” mais sofisticada. A conexão entre a caixa e os demais módulos que compõem a arquitetura eletrônica do caminhão foi fortemente ampliada. Na prática, isso significa trocas mais rápidas de marchas, diminuição no consumo de diesel, melhor comportamento do acelerador, melhor performance em aclives e mais conforto para o motorista, esclarece a Volvo.

626-volvo-i-shift-6a-geraca

Com 12 marchas a frente e quatro a ré, a nova geração da caixa gerencia melhor a relação com o motor, proporcionando maior aproveitamento da potência, principalmente, nos momentos em que o veículo precisa manter a velocidade média para vencer trechos de estrada com subidas. A tecnologia proporcionou um desempenho otimizado nos caminhões com motores de 540cv. A fabricante afirma que a economia de combustível é de até 3% em relação à versão anterior.

Atualmente, 100% dos caminhões FH saem de fábrica com a caixa I-Shift. Levando-se em consideração as linhas FM e FMX, 99% dos veículos têm I-Shift. Na linha de caminhões VM, que oferta esta transmissão desde 2014, o índice já chega a 84%. “A transmissão I-Shift é um dos produtos da marca mais admirados pelos transportadores em todo o mundo”, diz Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.

626-volvo-i-shift-6a-gerac3

Ainda, a Volvo começa a oferecer no Brasil, a caixa eletrônica I-Shift Super Reduzida que pode sair de fábrica opcionalmente com 13 ou 14 marchas. Dirigida para a linha F (FH, FMX e FM), a nova transmissão proporciona um arranque sem igual no mercado e permite um PBT (Peso Bruto Total) de até 300 toneladas em aplicações específicas e situações controladas. “É uma solução voltada para nichos de mercado e apliçações rodoviárias especiais, que até então não tinham uma caixa de câmbio que atendesse o transporte em situações específicas. Inovamos mais uma vez”, comemora Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

A I-Shift Super Reduzida permite operar com velocidades muito mais baixas, para enfrentar vias mais difíceis e de topografia adversa, afirma a Volvo. Já a caixa I-Shift Super Reduzida de 14 marchas é dirigida para operações em que o veículo precisa rodar em velocidades muito baixas em algumas situações ou para o transporte de cargas indivisíveis. O caminhão pode se deslocar a velocidades baixíssimas, de 0,5 a 2 quilômetros por hora. “É muito útil em manobras de precisão, como em canteiros de obras, no transporte de cargas muito grandes ou simplesmente em transportes que rodam muito lentamente”, explica Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo.

626-volvo-i-shift-6a-gerac2

“É possível ainda especificar a caixa I-Shift Super Reduzida com 2 marchas a ré adicionais, muito mais curtas e facilitando assim as manobras de precisão para trás”, diz Alberto Neumann, gerente de estratégia de produto de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Na caixa I-Shift Super Reduzida de 13 marchas a relação da primeira marcha é de 19: 1 em uma caixa de velocidades de transmissão direta, ou 17: 1 em uma caixa de velocidades com Overdrive. A relação entre a marcha mais baixa em uma I-Shift normal é de 15:1. Na caixa I-Shift Super Reduzida com 14 marchas a relação da primeira marcha é de 32:1. A relação da marcha à ré na Caixa I-Shift Super Reduzida é de 37:1.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php