Volkswagen premia fábrica de São Carlos por eficiência de montagem de motores



A fábrica de São Carlos/SP foi eleita a mais eficiente do Grupo Volkswagen na categoria montagem na premiação SPEED+. A premiação reconhece as melhores unidades de componentes pelos seus indicadores nas categorias eficiência de usinagem, eficiência de montagem, Shopfloor Management, excelência de processos, custos de ferramental e Networking. A unidade produtora de motores superou 19 concorrentes em todo o mundo, sendo que um dos principais fatores que levaram à conquista, segundo a Volkswagen, foi o aumento da eficiência dos processos produtivos, como por exemplo a redução do tempo ciclo das operações automáticas, o treinamento dos funcionários com foco em versatilidade e o aumento da eficiência nos postos de trabalho.

A fábrica conquistou ainda o terceiro lugar na categoria Networking (trabalho conjunto com outras unidades de Componentes). A premiação realiza auditorias periódicas nas áreas produtivas, que avaliam também aspectos como Shopfloor Management (Gestão da produção), processos logísticos e custo de ferramental.

A fábrica de São Carlos que está localizada no interior de São Paulo já fabricou 11 milhões de motores desde 1996, sendo eles os propulsores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam os modelos Novo Polo, Virtus, T-Cross, up!, cross up!, Gol, Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Jetta, Tiguan, Golf e Audi A3. Em São Carlos também é fabricado o EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage, e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo, Argentina, México, entre outros, são produzidos motores a gasolina.