Volkswagen lança semipesado Constellation 30.280



A Volkswagen lança o Constellation 30.280, caminhão semipesado rígido 8×2. Uma das novidades do veículo é o sistema EGR de tratamento, que dispensa o uso de Arla 32. Com isso, não necessita de um tanque extra para o aditivo, o que segundo a fabricante traz facilidade na instalação do implemento, sem agregar peso extra no conjunto.

O motor é o MAN D08 de 277 cv de potência e 107.07 kgfm de torque. Equipado com segundo eixo direcional com suspensor pneumático, está disponível com transmissão mecânica ZF de nove velocidades e conta também com a automatizada V-Tronic como opcional.

Traz de série os sistemas ABS e EBD, que respectivamente impede o travamento das rodas em pisos em condições de baixa aderência, além de gerenciar automaticamente a quantidade de força aplicada em cada roda a fim de maximizar a potência de frenagem. Estão disponíveis os sistemas de Controle Automático de Tração (ATC), que também pode ser adquirido como opcional para a versão com transmissão mecânica, e o Easy Start, que auxilia a partida em rampa.

Internamente o modelo vem com características da cabine Constellation e está disponível nas opções Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto. Segundo o supervisor de Marketing do Produto da VW Caminhões e Ônibus, Ricardo Yada, o veículo é indicado para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias “O VW Constellation 30.280 8×2 traz todos os grandes atributos do Constellation 24.280, agora com um 4º eixo de fábrica e PBT homologado de 29 toneladas, estendendo essas vantagens ao operador que precisa de mais capacidade de carga. A novidade traz em seu DNA nosso conceito sob medida”.