Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Volkswagen Gol completa 30 anos com mais de 6 milhões de unidades vendidas

Desenvolvido para substituir o célebre Fusca, carro é o mais vendido no Brasil e o segundo mais exportado da marca perdendo apenas para o Fox.
Victor Marcondes

Há 30 anos, o Volkswagen Gol nascia incumbido de atender às principais necessidades do consumidor brasileiro, como nenhum outro carro popular havia feito, apenas o Fusca, o mais conhecido da marca. O árduo desenvolvimento do projeto, que teve início em 1976, exigiu testes de mais de um milhão de quilômetros em pistas, ruas e estradas, do Brasil e do exterior.
4934

Finalmente lançado em 1980, com o motor 1.3 litro refrigerado a ar, o modelo ganhou as ruas do País e, atualmente, três décadas depois, o veículo já está em sua quinta geração e conta com mais de 6 milhões de unidades comercializadas, a maior parte delas (5 milhões) no mercado nacional.

Em sua configuração inicial, o Gol já era equipado com tração dianteira e tinha design inspirado nas linhas modernas e aerodinâmicas do Passat, um dos carros mais admirados na época. O automóvel foi o primeiro da montadora a despontar uma gama de derivados, como a Paraty, a picape Saveiro e o sedã Voyage, lançado em 1981, e exportado para os Estados Unidos com o nome de Fox. No Brasil, também foi pioneiro no uso da injeção eletrônica, com o modelo GTI (1989), e ao equipar o Gol Total Fex (2003), com primeiro motor bicombustível do País.

A segunda geração, desenvolvida em 1994, foi aperfeiçoada para oferecer mais espaço interno, segurança e menor nível de ruído. A consequente reformulação no desenho o deixou mais arredondado, originando o famoso apelido de “Gol Bolinha”. Em 1999, o Gol novamente revolucionou pela aparência, dinâmica e esportiva, além da evolução no acabamento. O carro era fabricado com 70% das chapas zincadas e carroceria estruturalmente reforçada.

3851

Em 2005, a Volkswagen lançou o Gol geração quatro. Robusto e de aspecto mais clean, o modelo trouxe grandes transformações na traseira, como elementos circulares nas lanternas e um novo aerofólio na tampa do porta-malas. Três anos depois, o setor de projetos da montadora decidiu dar um passo mais ousado, com o lançamento do Novo Gol geração cinco. O carro foi desenvolvido sobre uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. Além do novo design, o carro ganhou muito em segurança e dirigibilidade.

Modelos exclusivos

Durante a sua história, o Gol ganhou muitas séries especiais, como a versão Copa, lançada em 1982, em comemoração a participação da Seleção Brasileira nos jogos mundiais na Espanha.

Na primeira passagem do grupo Rolling Stone pelo Brasil, em 1995, a Volkswagen fabricou um modelo que ostentava o nome da banda de rock inglesa. No ano seguinte, o Gol Atlanta celebrou os Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos.
Outras versões exclusivas foram fabricadas em 2001, como as séries Fun, Highway e Gol Power, que nunca mais saiu de linha e continua no Novo Gol, com motor 1,6 litro. Em 2004, o Gol Rallye trazia suspensão elevada e forte apelo off-road.

Celebração no Anhembi

Para comemorar o aniversário do veículo, a Volkswagen promoveu no Sambódromo Anhembi, em São Paulo/SP um evento chamado Gol Fest. A programação reuniu mais de 25 mil pessoas que acompanharam o show de manobras radicais da Equipe Esteves e o desfile de modelos antigos e tunados do Gol. O público também assistiu a apresentação de várias bandas, como o Titãs, que teve a participação especial de Arnaldo Antunes.

49354932

Na celebração, proprietários do Gol reuniram seus veículos, juntamente com outros modelos da marca, num grande mosaico de 460 automóveis, formando o nome do automóvel. A ação conquistou o certificado do “Guinness Book” como o maior mosaico de carros do mundo. Outro destaque foi um exemplar bem conservado do primeiro Gol, lançado em 1980, contemplado com uma placa preta de colecionador, instalada pelo presidente da fabricante, Thomas Schmall. A montadora também sorteou três Gols geração cinco 0 km.

49364933

Conheça a ordem cronológica da evolução do Gol:
1980 – Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).
1981 – Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.
1982 – Lançamento da Série Copa.
1984 – Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S.
1985 – Lançamento da série especial Plus.
1986 – Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.
1987 – Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.
1989 – Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.
1990 – Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.
1991 – Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminados para todas as versões.
1992 – Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800.
1993 – Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv.
1994 – Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI.
1995 – Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones.
1996 – Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 com carburador. Lançamento da série especial Atlanta.
1997 – Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.
1998 – Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.
1999 – Lançamento da Geração III, com novo design.
2000 – Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (o 1º motor 1.0 turboalimentado do Brasil).
2001 – Gol supera a produção do Fusca no Brasil. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.
2002 – Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo.
2003 – Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de cinco mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III duas portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de quatro milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.
2004 – Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gol exportados para 50 países.
2005 – Lançamento do Gol 1.0 Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia. Lançamento do Gol G4, a quarta geração.
2007 – Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando cinco milhões de unidades produzidas.
2008 – Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Novo Gol.
2010 – Trinta anos de fabricação. Lançamento da série especial Gol Seleção, com três mil unidades. A primeira versão do Gol (1980) passa a ser considerada histórica, com direito a receber placas pretas, exclusivas para carros com mais de 30 anos de idade.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php