Volkswagen e Ambev concluem testes de caminhão 100% elétrico



Veículos à combustão estão perdendo cada vez mais espaço para elétricos no mercado, e visando essa mudança, Volkswagen e Ambev firmaram uma parceria para criar um caminhão 100% elétrico para entregas.

Só em São Paulo, onde os testes foram realizados, os caminhões e ônibus movidos a diesel são responsáveis por quase metade da poluição do ar de SP, de acordo com um estudo da USP. A ideia de ir diminuindo cada vez mais os motores movidos a combustão.

Foram mais de 900 km rodados em 30 dias na fase de testes, e o e-Delivery, como é chamado, tem previsão de ter 1.600 modelos fazendo o transporte de bebidas até 2023. Caso isso ocorra, 30,4 mil toneladas de carbono deixará de ser emitido do escapamento dos motores diesel.

Desenvolvidos no Brasil, os veículos contam com soluções de última geração para logística verde, o que envolve sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria durante a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os testes realizados mostraram que o sistema permitiu uma recuperação de cerca de 40% na energia.