Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Usinagem de virabrequim

Usinagem de virabrequim

Como executar esse serviço tão necessário e fundamental numa retífica de motor, observando sempre os cuidados ao manusear a peça e o maquinário específico para uma recuperação de qualidade.

Irene S. Câmara

usinagem_vibranequim

Árvore de manivela, girabrequim, árvore de cambota etc, são alguns dos vários nomes do popular virabrequim, originário do francês virebrequim. É um componente que faz os êmbolos trabalharem alternadamente dentro do motor. Seja como for, vamos verificar como fazer a checagem do estado da peça, sua retífica, transporte, polimento e armazenagem, como é executado na retífica Motor-Vidro.

Ao desmontar um motor, peças retificáveis como bloco, cabeçote, bielas, comando de válvulas e virabrequim, precisam de uma revisão visual, cujo parecer deverá ser anotado em fichas individuais e realizados alguns testes para saber seus estados reais. Depois, inicia-se o procedimento para os devidos reparos, nesse caso, vamos dar continuidade com o virabrequim.

Sua retífica exige atenção especial, pois mesmo que os colos apresentem uma superfície lisa, ao se efetuarem as medições nas diferentes regiões da peça, percebe-se que houve desgaste em forma de ovalização ou conicidade. Alguns eixos apresentam sua superfície riscada ou com fissuras, evidenciando a necessidade de retífica para a primeira ou segunda sub-medidas.

Passo a passo

– Teste na MagnaFlux

286

Após passar por essa análise visual, o virabrequim vai para a máquina chamada MagnaFlux para verificar se há trincas. Esse processo consiste em magnetizar o eixo e espalhar sobre ele um líquido contendo partículas ou pó de ferro. As partículas se depositam sobre as trincas tornando-as visíveis sob ação de luz negra. A profundidade da trinca pode ser avaliada pela quantidade de partículas depositadas sobre ela, influindo na intensidade do campo. (foto 1)

Em caso positivo, a peça será condenada, o contrário ela sai direto para a análise de metrologia, ou seja, conferir as medidas na bancada.

Com um micrômetro mede-se o desgaste dos colos para saber quanto deverá ser usinado. As medidas são: standard 0,25mm ou 0,50mm; 075mm e o máximo de l,00 mm. Em motores pesados são utilizadas as duas primeiras medidas.

Depois, mede-se com um cálibre o raio de concordância para saber se estão dentro das especificações do fabricante. Esse procedimento exige muita atenção. Uma medida errada compromete a peça.  Para fazer o raio especificado no rebolo, ou pedra (de arenito), utiliza-se um dispositivo próprio com ponta diamantada. Nunca desprezar esse procedimento, pois ele é vital para o sucesso da retífica.

O alinhamento é executado tendo como referência os colos dos mancais centrais.

287

Apoiando-se o eixo entre pontos e fazendo-o girar, pode-se determinar o alinhamento por meio de um relógio que, colocado na bancada da máquina, verifica colo por colo. (foto 2)

Para maior precisão inicia-se a inspeção pelos colos centrais e depois, vai para as extremidades. Caso o mesmo apresente empenamento, proceder a operação de alinhamento com ferramentas especiais e banco com prisma.

Atenção: checar também o alojamento da bucha, o rolamento do eixo piloto, o rasgo de chaveta e a rosca de fixação da polia.

– Máquina de retífica, com deslocamento

288

Após passar pela MagnaFlux e alinhamento, colocar o virabrequim na máquina de retífica, definindo o rebolo adequado para aquele tipo de virabrequim, e anexar o relógio comparador para centralizar o eixo, controlando a oscilação e garantindo uma perfeita usinagem. (foto 3)

Iniciar a retífica do colo e ficar atento para que a pedra não encoste nas laterais do virabrequim, a fim de que seja mantida a folga axial. Durante o processo deve-se ir medindo o raio de concordância até chegar na medida especificada.

Evitar contato manual ou batidas com as partes retificadas, para evitar oxidação ou danos.

– Máquina de balanceamento eletromecânica

290

Depois de retificados os colos dos mancais e bielas, o virabrequim segue para o balanceamento do eixo, transportado em carrinho próprio para isso. Colocar na máquina de balancear, sem o volante. (foto5)
Colocar os contra-pesos para iniciar o balanceamento.

 

291

No painel colorido observa-se um lado de cada vez para fazer a marcação. As cores do painel já indicam a posição do desbalanceamento, onde está e quanto é o desajuste, como mostra o retificador Adeilson Rodrigues dos Montes. (foto 6)

292

Marcar no contra-peso, com um giz, para saber onde tem que furar para reduzir massa. Num balanceamento de virabrequim, nunca se coloca peso, mas sim, retira massa da parte contrária, com uma furadeira. (foto 7)

293

Depois de balancear o eixo do virabrequim, coloca-se o volante, que antes também foi examinado, para saber se há trincas, dentes faltando na cremalheira ou qualquer outro dano. A cremalheira danificada deverá ser trocada. (foto 8)

294

Encaixar o relógio comparador no volante para verificar possível empenamento. Caso esteja empenado, faz-se uma usinagem na face do assentamento do volante. A tolerância máxima é de 1 décimo. Em seguida, faz-se o balanceamento total. O mesmo procedimento deve ser feito com a polia de tracionamento das correias. (foto 9)

 

– Máquina de Polir

296

Retirar o virabrequim da balanceadora com cuidado, e levar para a parte final que é o polimento. Na máquina de polir, prenda-o pelas pontas, sem apertar para que não deforme. Aplicar a pasta de polir no rebolo de feltro, em movimento de rotação. Depois, colocar o eixo do virabrequim em rotação, ao contrário do rebolo de feltro, e proceder ao polimento uniforme sobre toda a superfície dos colos, deixando-a totalmente espelhada. (foto 10)

Após o polimento, a peça deverá ser armazenada em pé. Caso esteja no chão, toma-se cuidado para não derrubá-la, pois além de ser contaminada, poderá causar um acidente, afirma Marcelo Luis da Silva, encarregado da retífica. Se for ficar armazenada por longo período é bom que seja aplicado um óleo (rustilo) para proteção.

Por último, ao colocar o eixo no bloco, o mesmo obrigatoriamente terá que passar por um processo de lavagem fina. Escovar os orifícios de lubrificação e sacar todos os selos existentes de fim de curso das galerias, para ser possível a limpeza desejada. Reinstalar os selos e conferir todos os  torques dos parafusos dos contra-pesos.

O que não se deve fazer numa retífica de virabrequim

295

– Nunca armazenar a peça deitada e sim em pé ou pendurada no estilo morcego
– Não colocar a mão na parte retificada, nem bater
– Não transportar sem o carrinho apropriado
– Não armazenar por período prolongado sem o banho de óleo protetivo
– Não encostar na lateral do colo do mancal ou biela, quando da usinagem

 

 

 

 

 

 

28 comentários em “Usinagem de virabrequim

  1. Gostaria de saber se retifica virabrequim, tenho um da gmc 6 cilindro mwm preciso de retificar

  2. estou querendo trocar o virabrequim da minha Ranger, de 2.5 para 2.8 em que eles são diferentes? os diâmetros são iguais? peço ajuda.

  3. poneissantos, vc deve identificar o motor e pesquisar pelas especificações do motor. No seu caso, medidas de munhões (cólos fixos do virabrequim) e moentes (cólos de biela). As informações sempre irão mostrar as medidas STD, para as sobre medidas é só subtrair o valor desejado, no caso de medidas de virabrequins. Exemplo, o cólo móvel do motor Fire 1.0 mede 38,00mm STD. Para saber a medida 0,25 fazemos: 38,00 – 0,25 = 37,75mm. E assim sucessivamente para as demais medidas.

  4. Olá, sugerimos para você a plataforma do MecânicoPro, lá você receberá o atendimento imediato por técnicos especializados. O serviço é disponibilizado por meio e uma assinatura mensal. Acesse o site omecanico.com.br/mecanicopro/

  5. sou mecanico e nunca tive oportunidade de ler medidas dum micrometro ex tenho varios motores para retirar peças e sempre tenho que levar eixos para medir as bielas e mancal existe uma tabela de medidas do micrometro para indentificar quais valores da ferramenta correspondem a std,0.25,0.50 e etc……..grato por alguma dica e se tiver alguma tabela vai me poupar diversas idas e vindas a retifica para mediçao ok

  6. Olá
    Ao retificar o alojamento das bronzinas de mancal não haverá problemas na instalação do retentor traseiro devido ao reposicionamento do virabrequim?

  7. Tenho o eixo de uma Mercedes 200 gasolina 1966 que foi deixaso no tempo e oxidou bastante. É possivel recuperar ?

  8. Tenho uma Meriva 1.4 , coloquei um motor parcial comprado na GM em 2017 o carro rodou 70.000. agora está com folga no eixo virabrequim. E aconselhável fazer a retifica?

  9. Ola Alexandre, não há razão para isso….via de regra o virabrequim não fica magnetizado…..escpecificar mais …

  10. Olá pessoal boa noite gostaria de saber se retificar um eixo virabrequim da S10 2.2 gasolina na medida 1,25 MM fica bom ou não é recomendado

  11. Tenho uma van HR 100 que está com o vira brequim só um gomo dele que riscou tem como restaurar p/dar a medita certa,o meu virabrequim é stander está novo,velei p/retificar disse q não dá,mas precisa saber se tem como restaurar.

  12. oi, pessoal tenho uma tawaner 3 pistao ano 96 e preciso trocar o virabrekim dela e quero saber se voces fazem um estander dela? FONE 054 9 9549728. OBRIGADO

  13. Tenho um Peugeot 106 1.0 8v e as bronzina já era eu medi o vira e deu 038mm vou precisar fazer retifica ou não, é como eu sei se é stander

  14. tenho uma topic 1998 virabriqui que brado peto do volante sou de santa catarima conto micustaria a o serviso com garratia de vcs

  15. Tenho um virabrequim hab Hilux 95 motor 2.4.. To fazendo o motor .. Queria ver se o virabrequim ta bom

  16. Olá boa noite virabrequim com enchimento na lateral te algum problema seja presente ou futuro no caso seria em um vectra mais moderno e como não saber se o mesmo foi feito enchimento como detectar para não ser enganado pois deixei um na retifica std e o cara queria me passar um com enchimento no mancal central e estou meio esperto na hora q eu for buscar para ele não me colocar o dele q estava com este problema mas o meu era std bem seminovo …aguardo obrigado

  17. Muito bom e explicativo o Post.
    Estão de parabéns e continuem esclarecendo mais dúvidas de todos.

  18. tem um eixo do effa m100 ele esta medindo 50 no mancal e 38 na biela isso quer dizer que as brozinas dele e de quanto pos as retiradas so traz a marca 462,se puder me ajudar fico agradecida.

  19. tenho um virabrequim para ser usinado WILLYS motor 3000

    voce fazem ?
    tempo de entrega ?
    valor /
    SOU DE JABOTICABAL INTERIOR SP

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php