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Um urbano de vida longa

Maior resistência e rendimento quilométrico superior a 30% em relação ao modelo anterior são itens do pacote de vantagens divulgado pela Michelin em relação ao seu novo pneu para caminhões e ônibus que operam exclusivamente no transporte urbano.

João Geraldo

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Maior volume de borracha somado à profundidade dos sulcos, aro reforçado e banda de rodagem mais larga são algumas características do novo pneu de uso urbano para caminhões e ônibus lançado no início de novembro pela Michelin. O produto foi testado por mais de 50 empresas de ônibus de vários Estados, que rodaram cerca de 140 milhões de quilômetros e constataram um rendimento médio 35% maior do que o produto anterior.

Paulino Padilha, gerente de marketing do produto, explica que no uso urbano o pneu é submetido a certas particularidades tais como o esforço na banda de rodagem que castiga muito a região do talão, com uso mais constante do freio devido ao regime de trabalho “anda e pára”, como acontece com os caminhões coletores de lixo e ônibus, principalmente. “No caso do X PASS XZU3, trata-se de um produto com maior profundidade nos sulcos, maior volume de borracha, banda de rodagem mais larga com dois tipos de escultura”, diz.

Ele destaca que nos testes com frotistas o produto demonstrou rendimento quilométrico até 35% superior na primeira vida em relação ao seu antecessor, o XZU2T, no qual a segunda lona bipartida e passou a ser inteiriça no produto atual. “A Michelin alterou o aro (na região do talão) e colocou o aro do pneu 295, que é mais reforçado e com maior resistência às altas temperaturas”, explicou Padilha.

O XZU3 incorpora filetes de borracha na região do “ombro”, além do perfil arredondado, cuja função é proteger o flanco de impactos no meio fio. “No lugar de duas meias lonas de aço na região dos “ombros” há uma lona inteiriça, também de aço, que possibilita uma melhora na durabilidade da carcaça”, resumiu.

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Outra explicação técnica dada por Padilha se refere à banda de rodagem com dois tipos de esculturas, com a função de aumentar a aderência ao piso, reduzir as oscilações dos tacos de borracha e aumentar a quilometragem. “Quando o pneu é novo, a borda da escultura tem perfil retilíneo, mas ao se desgastar toma a forma de ziguezague, melhora o seu aspecto e a segurança dos ocupantes do veículo”, conclui.

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Maria Luiza de Carvalho, gerente de marketing de pneu de carga, adiantou que a meta da Michelin é comercializar 15 mil unidades até o final deste ano e a expectativa é até o final de 2007 é que o produto esteja equipando grande parte da frota brasileira de ônibus. Apoiada também em uma pesquisa feita este ano pela sua equipe, a qual apontou que 26% dos frotistas escolhem o pneu pelo rendimento da primeira vida, 22% optam pela marca e 18% pelo vida útil da carcaça, a Michelin aposta no sucesso do novo produto. “X PASS XZU3 atende aos atributos valorizados pelos frotistas”, finaliza Luiza de Carvalho. O novo produto é um radial disponibilizado na dimensão 275/80 R22.5 e, em breve, segundo a Michelin, será oferecido também nas dimensões 1000R20 e 295/80R22.5.

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