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Troca dos amortecedores da Fiat Strada

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Acompanhe nesta reportagem a substituição dos amortecedores dianteiro e traseiro da picape da Fiat, que tem as suas particularidades por conta do feixe de molas no eixo traseiro

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Para garantir a segurança de um veículo de carga, mesmo que seja leve, é fundamental que a suspensão esteja em ordem. Isso significa que a troca preventiva dos amortecedores deve ser feita no prazo adequado com a inspeção de todos os componentes ligados ao sistema. Nessa reportagem, vamos fazer a substituição numa picape leve, a Fiat Strada, equipada com motor 1.4, que está com 31 mil km rodados.

Nesse veículo, a suspensão traseira é do tipo dependente com sistema de feixe de molas, desenvolvido para rodar tanto vazio quanto com carga, garantindo assim, uma melhor estabilidade, principalmente, quando está carregado. Já o conjunto dianteiro é independente do tipo McPherson, com amortecedores estruturais, ou seja, se forem retirados, impedem que o carro rode, pois a roda perde a sustentação.

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“É importante salientar que a vida útil do amortecedor é proporcional às condições de uso do veículo. Se roda em estradas boas, o amortecedor dura mais, e vice-versa. No entanto, recomendamos uma troca preventiva aos 40 mil km ou quando o motorista sentir problemas”, alerta o coordenador de Treinamento e Atendimento ao Cliente da Monroe, Juliano Caretta. Ele explica que a revisão preventiva é necessária, pois o amortecedor abre e fecha 2.600 vezes por cada quilometro rodado, ou seja, com 40 mil km ele trabalhou 104 milhões de vezes.

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Os sintomas que indicam problemas nos amortecedores são apresentados quando o motorista percebe balanço excessivo do veículo, barulho ou balanço quando passar por buracos ou lombadas, quando o veículo está jogando a traseira em curvas e a diminuição da distância de frenagem. Essas situações podem provocar acidentes e prejudicar a estabilidade e o conforto do veículo.

O técnico explica que o amortecedor possui três funções: controlar o trabalho das molas, como se fosse um freio da mola; manter o contato do pneu ao solo, que pula com o amortecedor ruim e pode desgastar mais facilmente ou ser escamado; e proporcionar os benefícios para o carro e para o motorista: segurança, conforto, estabilidade e controle. “Trocar e manter o amortecedor de forma correta vai evitar problemas na dirigibilidade do veiculo”, completa.
Na troca do amortecedor, o mecânico deve aproveitar e verificar outros pontos da suspensão do carro. Ver ser as lâminas do feixe de molas estão em ordem, se há pontos de oxidação, ou se estão desalinhadas, o que gera ruído e barulhos. Checar também as coifas e buchas em geral.

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Vamos lembrar mais uma vez que não se deve utilizar amortecedores recondicionados. “O recondicionamento geralmente é feito de duas formas no mercado paralelo: eles recolhem as peças usadas e apenas pintam a peça, maquiando o desgaste, e fazendo um furo no tubo externo para esgotar o óleo e colocar um óleo novo, que muitas vezes não é o especifico do amortecedor. As duas formas estão incorretas. O amortecedor nunca deve ser aberto e reutilizado”, avisa Juliano.

Um ponto para acabar de vez com essa prática é a certificação do Inmetro, que passou a ser obrigatória. Ou seja, a partir de janeiro de 2013 todos os fabricantes foram obrigados a produzir a peça de acordo com o Inmetro. “O símbolo do Inmetro tem que estar gravado na peça e na embalagem, assim como o registro da família a qual pertence o amortecedor. E a partir de julho de 2014, só poderão ser comercializadas na reposição peças aprovadas através da certificação, exceto produtos mencionados na portaria Inmetro n° 301 de 2.011, e suas revisões”.

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Troca do conjunto traseiro

O procedimento de desmontagem e montagem do amortecedor requer equipamentos de proteção individuais, como luvas e óculos. Fique atento na aplicação correta da peça, pois o amortecedor da Strada 1.4 Working é diferente dos modelos Locker, equipados com diferencial blocante. Sempre que fizer a manutenção o importante é revisar o alinhamento e balanceamento das rodas.

1) Comece afrouxando os parafusos de roda com o carro no chão. Faça uma marcação no parafuso que coincide com a válvula do pneu para evitar mexer no alinhamento e balanceamento das rodas.

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Obs: Nesse caso, o amortecedor estava com problema, pois por conta de alguma pancada, buraco ou peso excessivo, houve o desalinhamento da peça, que está fazendo com que o guarda-pó fique raspando no tubo. O amortecedor estava trabalhando forçado e com ruído.

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2) Com um ajuda de um soquete na medida 22 mm, solte as fixações inferior e superior do amortecedor. Se precisar, segure a porca do parafuso superior com uma chave 17 mm.

 

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Obs: Nesse momento, apenas afrouxe os parafusos, remova totalmente o amortecedor somente quando o eixo traseiro estiver apoiado num cavalete, para não forçar outros componentes que podem ser danificados.

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3) Antes de instalar o amortecedor novo, vamos trocar o batente de suspensão, com formato específico para esse veículo. Sua função é limitar o trabalho do eixo traseiro evitando os finais de curso.

4) Remover os parafusos da medida 13mm e colocar a peça nova. É recomendável a troca do batente na substituição do amortecedor.

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5) Faça a sangria ou escorvamento da peça antes de instalar. Isso é necessário para encher o tubo interno com o fluído e proporcionar ao amortecedor a máxima eficiência logo nos primeiros momentos de uso. Com o amortecedor na sua posição de trabalho, em pé, abra a haste até o final. Depois de aberto, vire a peça para baixo e feche totalmente a haste. Esse procedimento deverá ser realizado de três a quatro vezes.

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6) Instale o amortecedor, começando pela fixação superior, usando até como guia para o posicionamento correto das fixações.

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7) Coloque agora o parafuso inferior e depois dê o aperto nos dois parafusos, o inferior e o superior. Levante o elevador para retirar o cavalete e montar a roda.

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Troca na dianteira

1) Para tirar a roda, com o carro no solo, utilize o mesmo procedimento da marcação do parafuso com a válvula do pneu.

2) Ainda com o carro no chão é recomendável soltar a pressão do aperto da fixação do parafuso superior do amortecedor, para evitar que a carga da mola seja aplicada diretamente na fixação. Use uma ferramenta especial ou uma chave allen 6 para segurar a haste do amortecedor enquanto solta o parafuso.

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3) Agora com o veículo no elevador e uma chave 19 mm, tire os parafusos da fixação inferior do amortecedor na manga de eixo e o parafuso do flexível de freio, com a chave 10 mm.

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4) Antes de retirar o último parafuso da fixação inferior, coloque o cavalete para apoiar a manga e eixo e evitar danos em outros itens da suspensão.

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5) Solte os três parafusos que fixam o coxim de fixação superior do amortecedor, para isso use uma chave 13 mm.

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6) Antes de retirar o último parafuso, segure o amortecedor por dentro da caixa de roda, para evitar que a coluna se solte, prejudicando outros componentes. Depois disso, retire a peça.

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7) Leve o conjunto do amortecedor e mola para a bancada e prenda numa morsa, que nesse caso é específica para corpos cilíndricos.

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8) Comprimir a mola com a ajuda de uma ferramenta chamada encolhedor de molas. O momento exato da compressão é quando a mola girar livremente no conjunto.

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9) Segure a haste do amortecedor com chave allen 6 e vamos soltar a porca de fixação superior com a chave 19 mm para fazer a desmontagem do conjunto.

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10) O próximo passo é retirar o coxim de fixação superior, em seguida o prato superior da mola e a mola ainda presa no encolhedor.

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11) Retire também a arruela do batente, o guarda-pó e o batente, que limita o curso do amortecedor.

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12) Faça a limpeza das peças reaproveitadas antes de reinstalar no novo amortecedor. Aproveite e veja o estado das que podem ser reutilizadas.

Obs: É recomendável a troca do coxim, do batente, e do guarda-pó e fazer a verificação na mola. Veja a diferença de uma peça nova e a usada. Com a mola limpa, inspecione para detectar pontos de oxidação, trincas ou cortes, e marca de toque entre os elos. Porém, é recomendável efetuar a substituição das molas juntamente com os amortecedores.

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13) Vamos seguir a ordem inversa para montar a torre do amortecedor, começando pela sangria ou escorvamento, seguindo os mesmos procedimentos do amortecedor traseiro.

14) Coloque o isolante inferior da mola, que tem posição correta de montagem, de acordo com a marcação da peça.

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15) Na sequência, vamos montar o guarda-pó e o batente separadamente, para que depois de montados possam encaixar no conjunto do amortecedor. Prenda a coifa no suporte que está fixo no amortecedor. (15a)

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15a

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16) Coloque a arruela limitadora do batente e monte a mola, já limpa, e ainda no compressor. Preste atenção no “stop” da mola marcado no prato inferior, ou seja, o final do elo da mola deve estar encostado nessa marcação. (16a)

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16a

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17) Depois coloque o prato superior de mola, alinhando seu ponto de encaixe na ponta da mola. E finalizamos com a montagem do coxim superior de fixação, a arruela e a porca, que vêm novas juntamente com o produto.

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18) Aperte um pouco a porca de fixação antes de descomprimir a mola. O torque final será feito com o amortecedor já montado e o carro no chão. Evite o uso da pneumática nesse momento, para evitar dano na banda de TPFE que está presente no pistão do amortecedor.

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19) Leve o conjunto para montagem final no veículo. Fique atento na posição de colocação do coxim dianteiro, que deve ficar com a nervura para a parte de trás, já que esse carro tem direção mecânica. Se o veículo possuir direção hidráulica, a nervura deverá ser montada para a frente.

1478420) Coloque o conjunto por baixo e posicione o coxim na caixa de roda. Prenda os parafusos de fixação. Comece apertando os parafusos da parte superior, segurando o amortecedor por baixo.

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21) Para prender a fixação inferior, coloque os parafusos na manga de eixo, para depois fazer o aperto final. Na colocação do parafuso, coloque a cabeça virada para a frente do carro. Isso evita a saída do corpo do parafuso no furo, caso se solte.

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22) Faça o aperto final dos parafusos que prendem o amortecedor na manga de eixo, aplicando um torque aproximado de 18 a 22 Nm.

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23) Prenda o parafuso do flexível de freios para terminar a fixação inferior da peça no carro.

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24) Agora coloque a roda para voltar o carro no chão, coloque os parafusos em cruz para depois dar o aperto final nos parafusos superiores e das rodas.

25) Antes de apertar totalmente a fixação superior, coloque a chave allen para travar a haste e comece a apertar a porca até encontrar a resistência no aperto e depois aperte mais um quarto de volta no máximo.

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Mais informações: Monroe – (11) 4615-5572

2 comentários em “Troca dos amortecedores da Fiat Strada

  1. Boa noite eu tenho um palio 2008 comprei a pouco tempo, e quando peguei um batente do amortecedor estava estourado fazendo um barulho anormal troquei porém voltou ao desmontar vi que ele só tinha uma arruela embaixo do prato da mola enquanto no lado que nunca estoura tem uma embaixo do braço e uma emcima antes do batente, não consigo encontrar essa arruela em lugar nenhum nem na própria Fiat pois alegam só vir com amortecedor original, oq posso fazer

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