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Troca do radiador do VW Gol 1.0

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Acompanhe os procedimentos de manutenção, diagnóstico e substituição do radiador do carro de entrada da Volkwagen, ano de fabricação 2012, com 92 mil km

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Quando o liquido de arrefecimento do radiador alcança o tempo de fervura, a dor de cabeça para o motorista é imediata. Geralmente, por falta de orientação, ele para num posto de combustivel e completa o nível do reservatório de expansão com água comum da torneira. Claro que isso não é um procedimento correto: você é o mecânico de confiança do seu cliente e deve explicar a ele o que deve fazer.

De acordo com a Valeo, quando o indicador de temperatura acusar alguma anomalia no sistema, ou seja, se a luz-piloto do painel de instrumentos acender ou o ponteiro do marcador de temperatura passar acima dos 90°C e o eletroventilador não acionar, o ideal é parar o veiculo imediatamente. “Se isso acontece, é porque o sistema está com mau funcionamento, não está refrigerando corretamente o sistema. Se o motorista não desligar o motor, a temperatura vai subir a ponto de causar danos ao motor, como, por exemplo, a queima da junta do cabeçote”, avalia Gerson Nerah, engenheiro de desenvolvimento Valeo Service.

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O radiador é um dos componente que faz parte do sistema de arrefecimento de qualquer tipo de veículo, sendo que sua principal função é controlar a temperatura do motor. Dentro do sistema de arrefecimento, o líquido tem uma função importante, já que o sistema trabalha com pressão e temperatura controlada, além da função da bomba d’água, que faz o líquido circular pelas galerias do bloco do motor e outros componentes. No radiador esta acoplado o eletroventilador (ventoinha), que admite o ar de fora do veículo e o empurra pelas aletas do radiador para realizar a troca térmica.

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Ele explica que a manutenção correta dos radiadores deve acvontecer conforme descrito no manual de manutenção do veiculo. Quando a troca do líquido de arrefecimento for necessária, sempre deve ser usado um aditivo de procedência adequado ao mercado de reposição.

“Isso acontece, pois, ao longo do tempo, o líquido perde suas principais funcionalidades. Não é indicado colocar água comum ou fazer misturas de diferentes marcas de aditivos, porque isso pode causar ou acelerar a degradação do sistema, conhecido como reação quimíca. Além disso, o líquido deve ser usado na proporção correta, respeitando o manual do proprietário. Vale lembrar que alguns aditivos são concentrados, ou seja, necessitam a mistura de água desmineralizada, e outros já vêm pronto para uso”.

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A troca do radiador é necessária em caso de colisão, quando é danificado; em caso de quebra do suporte de fixação; ou quando é amassado e tem a tubulação interna interrompida; ou em caso de vazamentos, o que impede a performance do produto, causando superaquecimento.

O técnico explica que, caso não seja feita a manutenção adequada, pode acontecer o entupimento das tubulações, pois, ao longo do tempo, resíduos vão se acumulando dentro do sistema. Outro detalhe importante é a eletrólise, fenômeno que ocorre quando o sistema de aterramento do chicote elétrico está mal aterrado, ou seja, com a ligação à massa interrompida ou mal instalada. Aí ocorre a reação eletroquímica no líquido de arrefecimento, pois, o líquido é energizado pela corrente elétrica, querendo buscar um ponto de aterramento, muitas vezes furando o tubo do radiador.

Todo radiador quebrado requer a troca por outro novo. A Valeo não vende ou produz radiadores remanufaturados no mercado. Por sua vez, faz produtos preparados para o mercado de reposição no segmento de pesados, pois, o valor da peça nova é um impeditivo para um frotista, por exemplo. Em veículos leves, não existe tanto recondicionamento, pois o custo da peça nova é menor.

Substituição do radiador

Nesta matéria, vamos fazer a troca do radiador do Volkswagen Gol G5 como motor 1.0, ano de fabricação 2012 e 92 mil km rodados. O técnico explica que não existe troca preventiva do radiador, mas existe a verificação dos componentes do sistema, como veremos a seguir.

1) A primeira etapa da verificação é eliminar a suspeita de vazamento. Para isso, vamos realizar o teste de pressurização no sistema com uma bomba de pressão com manômetro. Coloque o adaptador do bocal no reservatório de expansão pra ver se existe vazamento. Atente que a temperatura do motor deve ser a de funcionamento para que a válvula termostática esteja aberta e os demais componentes já estejam em dilatação, em torno de 90º C.

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2) Coloque a pressão de 1,5 Bar e, em seguida, verifique se o ponteiro do manômetro se mantém na mesma posição. Se a pressão começar a cair, é porque há vazamento. Logo, o mecânico tem que procurar onde está.

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3) Faça a verificação visual de mangueiras, do selo de motor, das fixações do radiador, da vedação da bomba d água etc.

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4) No nosso caso, foi detectado o vazamento do radiador, por isso vamos desmontar e trocar a peça. Com o carro no elevador, vamos começar desconectando o negativo do polo da bateria. Em seguida, desconectamos o chicote do eletro-ventilador.

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5) Solte com um alicate especial a trava da mangueira inferior do radiador e drene o líquido. É importante drenar todo o líquido da galeria do motor.

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6) Solte a fixação da caixa elétrica, que faz o controle do eletro-ventilador, junto com a resistência da velocidade do ventilador.

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7) Com uma chave T25, retire os sete parafusos da fixação inferior do para-choque, mais os três do para-barro. Na sequência, desça o carro no elevador e retire os parafusos de fixação da parte superior do para-choque. Retire a peça.

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8) Se necessário, retire o farol direito, olhando o veiculo de frente, para facilitar o acesso.

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9) O próximo passo é retirar a abraçadeira da mangueira superior e o suporte do eletro-ventilador.

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10) Suba novamente o carro no elevador. Tire os parafusos do defletor do radiador, e retire e peça.

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Obs: Para facilitar a sua remoção, não é necessário tirar o painel frontal: é só afrouxar o parafuso e deslocar a peça (painel frontal) pra frente.

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11) Depois, solte os parafusos que prendem a fixação do radiador junto ao condensador do ar-condicionado.

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12) Agora desaperte e solte os doze parafusos do suporte do radiador. Remova a peça com bastante cuidado.

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Instalação

1) O técnico tem que verificar se a tecnologia do radiador antigo é a mesma do novo, que pode ser de dois tipos: mecânico e brasado. Isso se dá em relação à construção da peça. Observe se a que você retirou é do mesmo tipo da nova a ser instalada.

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2) Verifique também o estado das mangueiras, válvula termostática, bomba d agua e o estado das abraçadeiras, se for necessário, troque-as.

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3) Faça a inspeção das condições dos conxins de fixação do radiador: se estiverem bons, podem ser reutilizados. Preste atenção, pois só permitem uma posição de encaixe.

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4) O procedimento da instalação é o inverso da desmontagem. E ao final, coloque o aditivo de arrefecimento corretamente.

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5) Faça o teste para verificar se a válvula pressostática da tampa do reservatório esta funcionando corretamente. Coloque a bomba de pressão na tampa pressostática e verifique se a abertura está conforme a pressão indicada na tampa.

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6) Coloque o aditivo junto com a água desmineralizada no sistema de arrefecimento. Verifique se o aditivo é concentrado ou pronto para uso. Neste caso usamos um aditivo Valeo orgânico concentrado: 1 litro de aditivo para 1 litro de água desmineralizada. De preferência, faça a mistura fora do veículo para obter uma mistura mais homogênea. Ligue o motor para alcançar a temperatura normal de funcionamento e espere a ventoinha disparar, lembrando que é necessário realizar a sangria do sistema (retirar o ar que se encontra no sistema).

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7) Respeite sempre o limite mínimo e o máximo descrito no reservatório de expansão devido à dilatação do liquido: se for colocado liquido acima da marcação do máximo, quando o sistema chegar à temperatura ideal, o liquido irá expandir e poderá avariar as válvulas da tampa pressostática.

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Mais informações: Valeo (11) 4393-3370

 

14 comentários em “Troca do radiador do VW Gol 1.0

  1. Tenho um Gol bola 2001, gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo trocar o aditivo, pois onde eu troco, a pessoa disse que é 6 meses e no vidro de aditivo marca 1 ano, então gostaria de saber quem está certo.
    Obs: Eu uso o carro poucas vezes.
    Obrigada

  2. quero saber tambem quantos litros de agua pega no motor do gol para dai ver a proporcao do aditivo ninguem responde esse assunto

  3. Uma pergunta o radiador do ar-condicionado vai aparafusado na mini frente e no radiador? Ou ele é preso só no radiador e os coxins roteador tem algum parafuso ou é só o suporte que a parafusada

  4. Oi fui no mecanico disse q a boracha de vedação. Do radiador ta vazando coloco algua comum quando baixo e fica no 90º. Direto. Gol g5

  5. Willian, deve ser mesmo vazamento. O sistema deve ser checado a frio com equipamento apropriado (bomba de pressão com manômetro). Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  6. gostaria de saber o que pode esta acontecendo, pos completo diariamente a agua do radiador, e sempre esta abaixando, e não mostra no painel, fica na marca de 90 grau e a luz não acende. sera que e porque estou usando agua pura…., pos uma vez usei o aditivo e estou algumas mangueiras.

  7. Boa tarde tenho um gol g4 1.0 8v 2007 Flex quero trocar eu mesmo a água de arrefecimento . Comprei dois litros de aditivo mas queria saber se e a quantidade certa pois fala q e 60 água e 40 aditivo quantos litros de água o sistema pega ? Os dois litros vai dar os 40 porssentos de aditivo ?

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