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Troca das sondas lambda do Fiat Uno

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Grandes responsáveis por manter as emissões dos veículos em ordem, as sondas lambda, ou sensores de oxigênio, precisam de manutenção e testes periódicos para garantir o funcionamento de todo o conjunto

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O sistema de injeção eletrônica chegou ao Brasil no final dos anos 80 com a missão de reduzir o nível de emissões de poluentes dos veículos. Desde então, vem cumprindo com louvor o seu compromisso, tanto que hoje todos os modelos nacionais e importados são equipados com essa tecnologia, que, aliás, evolui a cada dia. Ultimamente, porém, o sistema ficou mais exigido, por conta das novas leis de emissão de poluentes, que no mundo inteiro estão ficando cada vez mais rígidas.

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Existe um componente de nome esquisito que tem papel fundamental no funcionamento da injeção eletrônica: a sonda lambda, que também atende por sensor de oxigênio. Localizada antes do catalisador, sua função é medir a concentração de oxigênio nos gases de escapamento e informar ao módulo de injeção a condição da mistura ar/combustível queimada, ou seja, se está rica ou pobre.

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Quando a mistura está rica, o módulo atua nos injetores reduzindo o tempo de injeção e quando está pobre, atua nos injetores aumentando o tempo de injeção, fazendo com que a mistura fique próxima da mistura ideal ou estequiométrica (?= 1). De acordo com a NTK, fabricante da sonda, isso significa a melhor relação entre o ar admitido e o combustível injetado no motor para que ocorra uma combustão perfeita e a melhor condição da conversão de gases pelo catalisador.

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Depois do advento da injeção bicombustível, a sonda ganhou mais uma responsabilidade: a informação que envia para o módulo permite que o sistema reconheça o tipo de combustível existente no tanque, ou seja, etanol, gasolina ou qualquer proporção da mistura dos dois.

Mas a tecnologia da sonda lambda não parou por aí, a partir de 2010 os carros nacionais ganharam uma segunda sonda lambda, localizada depois do catalisador. “60% dos carros produzidos em 2010, obrigatoriamente, saíram de fábrica com a segunda sonda, e a partir de 2011 todos os carros devem utilizar o componente”, explica Hiromori Mori, da assistência técnica.

Segunda sonda ou a sonda pós-catalisador foi implementada a partir do sistema OBD (On-Board Diagnosis ) BR2, para fazer o monitoramento da eficiência do catalisador e da primeira sonda. Neste sistema há uma luz de advertência no painel que informa ao condutor do veículo se há problemas de eficiência no sistema de formado pelo catalisador e sonda lambda.

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Manutenção e diagnóstico

Hoje em dia, a vida útil de uma sonda lambda é de aproximadamente 80 mil km, mas varia de acordo com as condições de uso do veículo. “Utilização de combustível de má qualidade, impactos no corpo do escapamento ou do próprio sensor, motor consumindo muito óleo e mistura rica por muito tempo são fatores que podem comprometer a durabilidade do componente”, afirma Hiromori.

Os primeiros sintomas que podem indicar avarias na sonda é o aumento do consumo de combustível e a instabilidade da marcha lenta, falhas que fazem acender a luz da injeção no painel do veículo. Outro sintoma é a dificuldade de ajuste na mistura arcombustível e, nos carros flex, a dificuldade de identificação de qual combustível está sendo utilizado. Nos motores movidos a GNV, de terceira e de quinta geração, problemas de sonda prejudicam a regulagem da mistura do gás. A NTK recomenda que a cada 30. mil km ou anualmente o reparador verifique o correto funcionamento do sensor de oxigênio

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Uma observação importante, na hora em que acende a luz do painel e o mecânico espeta o scanner de diagnoses, muitas vezes o problema aponta danos na sonda, mas na verdade o defeito está em outro componente. Por isso, antes de uma substituição, é necessário comprovar que a avaria está no sensor. “Se um bico injetor estiver gotejando, vai acusar no scanner mistura rica, a sonda detecta, mas na verdade, o problema é do injetor, então é importante saber interpretar o sinal gerado pela sonda”, alerta o técnico.

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Nessa reportagem, fizemos os testes de funcionamento das duas sondas lambda (pré e pós-catalisador) e a troca dos componentes num Fiat Uno, motor 1.0 Evo bicombustível. Neste caso, as sondas são do tipo dedal, que utiliza a tecnologia FLO (em inglês: Fast Light Off), ou seja, de aquecimento rápido.

“Visualmente não tem diferença para uma do tipo convencional. Por isso, recomendamos que o técnico utilize a tabela de aplicação na hora de adquirir o produto. Usar um sensor convencional no lugar da FLO pode gerar código de falha no sistema e começar a acender a luz do painel, pois a resistência é diferente”, explica Hiromori.

Obs: Apesar de serem do mesmo tipo e utilizarem a mesma tecnologia, as duas sondas (pré e pós-catalisador) têm códigos diferentes. Por isso, verifique o catálogo antes da instalação. Outro detalhe importante nos carros com duas sondas é que se o miolo do catalisador for retirado vai acender a luz no painel e gerar um código de avaria.

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Procedimento de testes e troca do componente

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Segundo Hiromori, os testes da sonda lambda podem ser feitos com o osciloscópio ou com o multímetro, não adianta fazer o diagnóstico com o scanner, pois o sinal foi gerado na sonda e passa pelo módulo, onde é processado; depois é enviado para a tomada de diagnóstico e quando chega ao scanner não tem um valor real. A medição do sensor deve ser feita na própria peça.

Obs: Saber identificar os fios do sensor de oxigênio garante que os testes são feitos corretamente, pois cada valor é encontrado medindo um fio diferente. A sonda do tipo FLO da NTK tem quatro fios:

– Dois brancos: aquecedores
– Cinza: terra
– Preto: sinal

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1) Para ter acesso à primeira sonda lambda, retire o filtro de ar e o defletor do coletor de escape.

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2) Antes de fazer a troca, vamos realizar os testes com o multímetro para checar o seu funcionamento. Utilize um chicote de teste, conectado de um lado na sonda e do outro no chicote do veículo do modulo de injeção.

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Obs: A vantagem de usar um chicote de teste é não danificar o chicote da sonda e nem o do veículo. Não fure o chicote de jeito nenhum para evitar a infiltração de água, o que pode prejudicar a sonda e o próprio chicote.

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3) Com motor ligado em rotação constante acima de 2.000 rpm, faça o teste do sinal, com a ponta do multímetro conectada aos fios pretos e cinza, e o aparelho fazendo a leitura de voltagem. O valor deve variar de 0 a 1 Volt, esta variação deve ser rápida abaixo de 300 milissegundos.

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4) O segundo teste é o de tensão de alimentação, que deve ser feito por um minuto, para isso, conecte o multímetro nos fios brancos. A tensão começa em 12 V, pois recebe o valor da bateria, depois cai para 7,5 e depois fica constante em 5,0 V.

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5) Faça o teste de resistência da sonda, conectando a ponta do aparelho nos fios brancos e colocando o aparelho em escala de Ohms. A resistência deve variar entre 2 e 14 ?. Para este teste a sonda deve estar a temperatura ambiente e desconectada.

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Constando a necessidade de substituição do componente, proceder da seguinte maneira:

1) Primeiramente, solte o conector da sonda para não danificá-lo.

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2) Em seguida, encaixe a ferramenta apropriada (soquete de sonda lambda) na sonda, encaixando o fio por entre o vão da chave. Com uma catraca, retire a sonda.

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Obs: Se o técnico não utilizar a ferramenta adequada, há risco de danificar o chicote da sonda.

3) Faça uma inspeção visual no sensor para determinar o motivo da sua avaria. Excesso de resíduo no sensor pode indicar uso de combustível de má qualidade ou motor com queima de óleo.

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4) Repare na instalação que a sonda nova já vem com graxa aplicada, portanto, abra a embalagem somente na hora de aplicar e não limpe essa graxa nem substitua por outra.

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5) Rosqueie a sonda com a mão, até encostar na rosca. Depois, encaixe a ferramenta novamente e aperte com torque de 3,5 a 4,5 Nm ou 180º a 270º de aperto.

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Sonda pós-catalisador

Vamos realizar os mesmos procedimentos de teste na sonda pós-catalisador para checar o seu funcionamento, para isso, a peça deve estar aquecida. Coloque o carro num elevador e retire o protetor de cárter.

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1) Com o motor ligado e aquecido, conecte o multímetro e ligue o carro. Devido a ação do catalisador o sinal da segunda sonda é mais estável e o seu valor varia entre 0,6 a 0,7 volts.

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2) A tensão de alimentação deve ser medida por um minuto e recebe a tensão da bateria, depois cai para 7,5 e depois fica constante em 5,0 V.

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3) O teste de resistência deve ser feita com a sonda a temperatura ambiente e desconectada. Verifique pelos fios brancos da sonda uma resistência que deve variar entre 2 e 14 ?.

4) Destrave a presilha do conector e remova-o dos dois passa-fios.

 

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5) Use a mesma chave especial para remover a segunda sonda lambda.

6) Remova o protetor na hora da aplicação, instale a sonda com a mão até encostar na rosca. Somente depois dê o torque na montagem, que é o mesmo da primeira sonda. Passe o fio do conector pelo mesmo passa-fio do qual foi removido.

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Depois da troca das duas sondas, repita os testes para garantir o bom funcionamento das peças.

Mais Informações: NGK/NTK (11) 3053-9514

16 comentários em “Troca das sondas lambda do Fiat Uno

  1. ola boa tarede, meu nome é Micael Temudo meu uno esta falhando muito, qual a sonda ideal visto que ele é 1.o sx ano 97/97 pode me ajudar?

  2. Boa noite amigo, gostaria de saber onde fica.a.sonda lambda do uno 96. O meu uno está bebendo muito e da cheiro de combustível. Gostei muito das orientações que vc colocou.

  3. Opa boa noite ,meu carro uno Way vivace 2912,1.0 ,8vavula,já levei em 3 mecânicos e não acham o problema ,alto consumo tá fazendo 10km com litro ,quando vai chegar 3mil giros ele da uma pequena engasgo e volta ..só não troquei o TBI E O CATALUZADOR,hj consegui um catalizador vou trocar,os mecânicos passsam o aprelho não acusa nada .mas as vezes liga à luz de ijesao aí passa o aprelho acusa catalizar ..será esse o problema da falha e do alto consumo ??

  4. Eu tenho um palio 97 ED 8v, ele está consumindo muito combustível, está fazendo apenas 8km/1L, nenhum mecânico consegue identificar a causa, estou achando que pode ser o sonda da lambda, alguém para me auxiliar?

  5. como identisica os fios que vai do moto para sonda lamdda do fiat uno miller 1.0 sx yong

  6. quero saber qual a posicão dos fios superior da sonda lamdda do fiat sx ano 1997

  7. Bom dia colega,

    Poderia esclarecer uma dúvida sobre a 2° sonda lambda (pós catalizador) do palio fire economy 1.0 8v , ano 2014 .

    Através de um scanner não profissional, verifiquei a tensão das duas sondas lambdas do carro. A tensão da primeira sonda oscila entre 0,1 a 0,8 v em marcha lenta bem como acima de 2000 RPM. Acredito que esteja correta.

    Já na segunda sonda, a tensão desta sonda está travada em 0,2 v ou 0,1 v em marcha lenta, já em alta velocidade com 2000 rpm, a voltagem desta sonda chega variando as vezes 0,1 ou 0,7 ou 0,6 ou 0,8 v (sempre travada).

    Se não me engano essa 2° sonda lambda tem que está oscilando entre 0,6 a 0,7 v em marcha lenta bem como acima de 2000 rpm.

    A segunda sonda está operando corretamente ?

    Obrigado!!!!!

  8. Se fizer a troca dá sonda de cima pela a de baixo vai dar diferença porque o mecânico fez isso parou de acender a luz dá injeção mais senti que o carro gastou mais combustível.

  9. meu uno esta fazendo 380 com um tanque de gasolina nenhun mecanico conseguiu identificar o defeito ru acho que e a sonda

  10. Bom dia. Qual modelo da sonda lambda do uno 1094/1995 e como trocar a peça, ela é da NTK, qual ferramenta é apropriada. Att, Roni

  11. Oi eu tenho um uno ex 98 eu fez a troca da bomba de combustivel e ele ficou com a lenta oscilando quando o motor ta quente e coloco neutro ele continua acelerado o que pode ser

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