Troca da embreagem do Scania

Confira nessa reportagem as dicas de manutenção e a substituição do conjunto de embreagem do caminhão Scania R124 6×4 420

Carolina Vilanova

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Quem faz parte do universo da reparação sabe muito bem o quanto é importante cuidar bem dos componentes do sistema de embreagem tanto do carro quanto do caminhão, pois são eles que fazem transmitir a potência do motor para a caixa de mudanças e daí para o eixo traseiro e as rodas. A maneira com que o motorista dirige e as condições nas quais trafega são fatores importantes na manutenção e diagnose desse conjunto. Além disso, os caminhões que circulam em trechos urbanos sofrem mais desgaste do que os que rodam nas estradas, afinal acionam mais vezes a embreagem em suas operações diárias.

Vale alertar o seu cliente que descansar o pé sobre o pedal provoca sobrecarga no rolamento de acionamento e deslizamento parcial da embreagem, assim como segurar o caminhão numa subida controlando na embreagem. Mudanças bruscas de marchas provocam fortes trancos no conjunto de embreagem e sair em marchas altas acentuam o desgaste no disco e superaquece não só o disco e platô como também o volante do motor. Tudo isso representa desgaste e diminuição da vida útil.

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O prazo de troca da embreagem na manutenção preventiva depende do uso do caminhão, com as orientações do manual do proprietário.

Os componentes que fazem parte do sistema de embreagem são: disco de embreagem, platô, mancal de embreagem, garfo de embreagem, cilindro escravo e servo master, que vai no pedal. O fluido deve ser trocado conforme especificação do fabricante.

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As peças do conjunto podem ou não ser trocadas, a decisão fica por conta das condições de cada item depois de uma inspeção bem realizada. O técnico não pode esquecer de fazer também a verificação do estado do volante do motor.

Com a ajuda dos mecânicos Luciano Ariza Velasco e Maicon Neves dos Santos, da concessionária Scania Codema de Guarulhos/SP, acompanhamos a troca da embreagem do modelo Scania R124 6×4 420, ano de fabricação 2006, que aponta no hodômetro mais de 1 milhão de km rodados e nunca efetuou o procedimento. Em relação aos equipamentos de proteção, os mecânicos usam sapato de biqueira, óculos de proteção, protetores auriculares e luva química.

O primeiro passo é escutar a reclamação do cliente e comparar com alguns sintomas característicos de problemas no conjunto, tais como a patinação e trepidação na hora de sair com o caminhão e de mudar a marcha.

Depois, o técnico vai executar uma inspeção visual no conjunto, para isso, é preciso entrar embaixo do caminhão e observar por uma janela existente na carcaça do motor do caminhão e usar uma Ferramenta Especial disponível apenas nas Casas Scania para medir o desgaste do disco. “Esse procedimento confirma ou não a necessidade da substituição, atentando para o fato de que outros problemas na face do disco podem indicar a troca sem que o disco esteja gasto. Às vezes a avaria está na insistência operacional do motorista, que pode causar superaquecimento no disco, que também acarreta patinação e solta material do revestimento do disco, exalando um cheiro forte de queimado”, diz Luciano.

Obs.: O disco de embreagem novo tem 10 mm de espessura e depois do uso não pode ficar inferior a 3mm, ou seja, pode sofrer até 7 mm de desgaste.

Para os caminhões Scania fabricados a partir de 2008, há como opcional um sistema eletrônico de proteção da embreagem que alerta o motorista quando ele está sobrecarregando esse componente. Ao pisar no pedal, com o veículo parado, limita-se a rotação do motor a 900 rpm. Essa rotação é mais do que suficiente para um arranque normal, com um mínimo esforço da embreagem. Com carga leve em uma rodovia plana, basta que o motorista solte a embreagem devagar, com o motor em marcha lenta, para que o caminhão saia com facilidade.
Se por alguma razão o motorista não perceber que está sobrecarregando a embreagem, uma mensagem em amarelo surgirá no painel de instrumentos indicando sobrecarga da embreagem.

Procedimentos:

 

1) O primeiro passo para começar o processo de desmontagem da embreagem é bascular a cabina e colocar uma trava de segurança, que também é Ferramenta Especial Scania, para manter a cabina basculada com segurança.

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2) Antes de remover a caixa de mudanças, retire os periféricos para ter melhor acesso e facilidade no serviço: a plataforma traseira e as tomadas elétricas da carreta, do trambulador, do tubo de escape e do cardan.

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3) Apóie o motor com um calço apropriado e solte agora os parafusos da caixa de mudanças, mas tenha um cavalete e uma corrente de aço já prepararados para segurar o conjunto. Para montagem use um torquímetro.

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4) Retire os parafusos do platô, e em seguida, desencaixe a peça. Faça o procedimento com cuidado.

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De olho nas peças

Agora que as peças estao colocadas numa bancada, o técnico deve fazer uma boa inspeção no sistema.

1) Verifique o volante do motor quanto ao desgaste de material, trincas relativas a superaquecimento ou restos do próprio rebite do disco, que raspa o volante exigindo substituição ou retífica.

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2) Analise o estado do platô. Com o gabarito veja se o platô está dentro das condições descritas pelo fabricante. (2A).

 

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3) Veja se há necessidade de troca do reparo do cilindro escravo, para isso, desmonte a peça e analise os componentes. Inspecionar as peças do cilindro escravo. O mecânico pode optar pelo kit reparo ou a a troca da peça inteira, dependendo das condições (3A).

 

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4) O servo master sofre a mesma inspeção.

Dicas de montagem:

1) Com o auxílio do eixo piloto centralize o disco de embreagem novo no seu alojamento, só remova o eixo depois que apertar os parafusos do platô. Não esqueça de usar o torquímetro. (1A).

 

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2) Depois da caixa de mudanças colocado, faça a sangria do fluido de embreagem, para isso, complete com o fluido e feche o compartimento. Conecte a mangueira de ar e abra a sangria do servo escravo (niple) aperta o gatilho para pressurizar o fluido e eliminar as bolhas de ar existentes no circuito hidráulico. Faça o procedimento até sair todo o ar. Feche e está pronto.
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Remanufaturado: : peças que podem ser remanufaturadas são platô e disco. Além delas, a Scania possui um amplo sortimento de peças remanufaturadas por meio do “Sistema de Troca Scania”. São peças com garantia de 12 meses em toda rede de concessionárias a um preço muito especial, que proporciona um reparo rápido e mais econômico.

Colaboração técnica: Codema Guarulhos