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Como trocar a correia de acessórios do Peugeot 3008

Saiba como trocar a correia de acessórios do Peugeot 3008

Carolina Vilanova

 

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Conhecer a mecânica de um carro que acaba de chegar é um trunfo a mais na manga para os mecânicos competentes de plantão. Ainda mais quando o assunto em questão é um carro importado, com alto nível de tecnologia embarcada, inclusive um novo e moderno motor turbo. É por isso que nessa edição trouxemos uma novidade exclusiva: a reparação correta dos periféricos do motor do Peugeot 3008, uma tecnologia inovadora que preza pela economia e aproveitamento do combustível, desempenho e mínima emissão de poluentes.

 

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Estamos falando do motor 1.6 l THP (Turbo High Pression), que carrega a nomenclatura EP6CDT para designação da Peugeot e teve o desenvolvimento conjunto com a BMW dentro do conceito de downsizing. Entre suas características estão o bloco de alumínio, cabeçote composto de 16 válvulas e comando de admissão variavel, balancins roletados, tuchos hidráulicos, bobina de ignição integrada individual, acionamento da distribuição por corrente e injeção eletronica de gasolina direta. São 156 cavalos de potência que garantem ótimo desempenho e torque, além de economia de combustível.

 

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De acordo Levi Condutta, instrutor técnico do SENAI-Ipiranga, uma das inovações tecnológicas desse motor é o controle ou pilotagem de alguns componentes perifíéricos do motor, como alternador, compressor do ar condicionado, bomba de óleo, turbocompressor do ar de admissão, válvula termostática, bomba d’água e comando de válvulas de admissão.

 

Tudo que é diferente gera curiosidade e requer atualização do mecânico, como a pilotagem de alguns itens. “Dizemos que a pilotagem significa modular o funcionamento de um componente, ou seja, prover fase de funcionamento distintas dentro de uma faixa mínima e máxima de trabalho. Assim sendo, percebemos que o componente está diretamente ligado a uma gestão eletroeletrônica gerenciada. Isso permite concluir o conceito inovador, ou seja, a pilotagem de um componente promove a economia da energia de trabalho do motor”, explica o técnico.

 

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Nessa matéria vamos acompanhar a substituição da correia de acessórios e a inspeção dos seus componentes, mostrando os cuidados e detalhes da reparação.

 

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1- Rolete tensor
2- Alternador
3- Correia de acessórios
4- Compressor do ar condicionado
5- Polia do motor com damper
6- Parafuso de fixação
7- Dispositivo de pilotagem da Bomba d’água
8- Polia da bomba d’água

 

Componentes que envolvem a correia de acessórios

 

Detalhes de cada componente
1- Rolete tensor: tem a função de manter esticada a correia e na reparação, em caso de quebra, deve ser substituído por inteiro
2- Alternador: utiliza uma tecnologia específica de catraca ou fricção na polia de acionamento e uma pilotagem eletroeletrônica
3- Correia de acessórios: material novo usado dos dois lados para transferência de movimento
4- Compressor do ar condicionado: uma tecnologia específica, que não possui embreagem de acoplamento e sim uma ligação direta e pilotada que traz grande economia de energia de trabalho do motor
5 e 6- Polia de acessórios: conta com um cubo amortecido chamado de “damper” e um parafuso central, que não pode ser removido, somente os três parafusos que estão ao redor podem dever ser retirados
7- Dispositivo de pilotagem da bomba d’água: é pilotado pelo calculador do motor, ativado com 12 volts, acança e faz o desligamento da polia
8- Polia da bomba d’água: revestida externamente com material idêntico ao da correia de acessórios

 

Sequência para desmontar

 

Antes de iniciar, tome os devidos cuidados para não prejudicar a sua saúde, como usar óculos, proteger as mãos e mantê-las limpas, assim como o veículo, isento de gordura ou qualquer elemento que possa corroer a correia ou fazer com que perda aderência, para não patinar a transferência. Não coloque grafite ou óleo, mantenha a correia seca e limpa, pois depende do atrito para funcionar. Se necessário utilize apenas sabão neutro.

 

1) O primeiro passo, ainda antes de desmontar a correia, é checar as condições do damper por meio de um teste de rodagem. Faça um risco na polia e dê uma volta com o carro. Depois, verifique a marcação, se estiver desalinhada, troque a peça.

 

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2) Com uma chave de fenda e um soquete de 30 mm comece o serviço. Coloque a chave soquete no rolete tensor e encoste a chave de fenda no pino trava. Alivie a tensão da correia até o alinhamento dos furos do suporte e do pino de bloqueio, solte suavemente o soquete e verifique o bloqueio do suporte. Nessa condição a correia está parcialmente solta, ou seja, continua presa pelo rolete de acionamento da polia da bomba d’água. (2a)

 

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3) Em seguida, alivie o rolete que aciona a bomba, para isso puxe a fita de manutenção para desencostar o rolete e trave o orifício da fita na lingueta do suporte. O recuo do rolete de contato entre as polias é feito por uma mola interna do dispositivo. (3a)

 

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4) O próximo passo é remover a correia com muito cuidado.

 

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Desmontagem dos componentes

 

Depois de tirar a correia de acessórios, o técnico deve fazer uma criteriosa análise em todos os componentes envolvidos no sistema, principalmente nas polias, verificando a região em contato com a correia. Fizemos os procedimentos com o motor no cavalete para facilitar a visualização.

 

1) Para retirar a polia do motor, faça o bloqueio do volante e solte os três parafusos externos de fixação, lembrando de não mexer no parafuso central. Retire a polia, verifique se há desgaste, empenamento ou alguma avaria.

 

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2) Na sequência, o dispositivo de pilotagem da bomba d’água está bloqueado e deve ser removido para inspeção. Remova os três parafusos de fixação e observe o estado do rolete, o rolamento e o aspecto externo do componente. Caso tenha avarias, troque a peça, pois não tem reparo.

 

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3) Na manutenção, puxe a trava para fora para desmontar a correia de acessórios e mantenha o dispositivo destravado. Desligue a bomba para facilitar a remoção da correia de acessórios.

 

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4) É importante frisar que a entrada do movimento provém das costas da correia em contato com a polia do motor. A entrada do movimento aciona o rolete ligado ao dispositivo, a transferência do movimento chega até a polia da bomba, acionada por conta do revestimento da polia. Então, o calculador do motor (módulo) faz a alimentação do motor elétrico. Com os 12V alimentados, vai fazer o avanço, desligando a bomba d’água. O tempo em que a bomba não é acionada ajuda a reduzir a energia de trabalho do motor, o que, consequentemente, está aliado à economia de combustível.

 

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Bomba d’água, polia do motor e alternador

 

1) Passe a ferramenta universal de couro para remoção de filtro de óleo, isenta de óleo e gorduras, em volta da polia. Desaperte os parafusos e retire a peça. Faça uma inspeção minuciosa. Este componente está diretamente ligado à correia, ou seja, qualquer falha na correia ou no revestimento da polia, pode causar danos mais profundos, por isso, recomenda-se a troca em conjunto.

 

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2) Fique atento aos retentores de vedação da polia, junta de vedação da tampa de válvulas e retentor da polia do virabrequim, pois qualquer vazamento de óleo ou de líquido de arrefecimento pode avariar as polias e provocar falta de atrito.

 

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3) A bomba d’água tem desgaste comum e devemos movimentar o eixo para ver se tem retenção, verificando também quanto a vazamento do fluido de arrefecimento, que pode criar oleosidades nas polias.

 

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4) Na parte inferior da bomba existe um reservatório que evita, no caso de vazamento da bomba, que o líquido venha a engordurar a correia. Se esse reservatório tiver acúmulo de líquido de arrefecimento, será preciso trocar a bomba. (4a)

 

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5) Dando continuidade à inspeção, observe o rolete do tensor. O parafuso de fixação é blindado e não deve ser desmontado. Qualquer avaria demanda a troca da peça.

 

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6) Agora vamos remover o alternador, que tem uma tecnologia inovadora: uma catraca ou fricção que acopla no sentido horário o induzido do alternador, ganhando movimento. Normalmente, se desacelerar cai a rotação do alternador e a catraca desacopla o sentido anti-horário, permitindo que o induzido continue em maior rotação, aproveitando energia cinética.

 

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7) Observe a conformidade de funcionamento do conjunto, caso encontre avarias, troque o alternador, que é blindado e não aceita reparação.

 

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8) O compressor do ar é o próximo item a ser inspecionado. Também é ligado a economia de energia do motor, e funciona sem embreagem de acoplamento, ou seja, sua estratégia é feita por uma pilotagem. Inspecione o aspecto e a movimentação livre da polia.

 

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Montagem do sistema

 

1) Comece reinstalando os componentes que fazem parte do sistema e depois faça a instalação da correia. (1a)

 

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2) Coloque a correia, examinando o perfeito encaixe. Destrave o rolete de acionamento, soltando a lingüeta e encaixe bem o manípulo da fita no seu alojamento. Faça o tensionamento da correia na seqüência, da seguinte maneira: puxe com a chave soque e escute o desencaixe automático do pino por sua mola e o tensionamento é reestabelecido. (2a).

 

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3 comentários em “Como trocar a correia de acessórios do Peugeot 3008

  1. A correia do meu peugeot 3008 esta ficado toda ruido se dilacerando já tive que trocar em 2 semnas 2 correias, o que poode ser?

  2. Ótimos todas as matérias que publicam, tive um problema com o turbo do peujeot 3008, não disparava então troquei o filtro de ar e ele voltou a funcionar

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