Acompanhe a substituição e verificação desse importante item do sistema de arrefecimento num veículo Ford Focus ano 2009 e motor 1.6 Flex
Motor em temperaturas normais de trabalho, “arrefecido” é motor com saúde em dia, por isso, a manutenção do sistema de arrefecimento é tão importante. Utilizar o aditivo correto e ainda mantê-lo no nível recomendado são os primeiros passos para que a coisa não esquente. Agora, se o motor esquentou é necessário que se faça uma verificação em todos os componentes do sistema, não somente troque o líquido do radiador. É fundamental determinar qual a causa do ocorrido.
Muitas vezes, o motor aquece, é trocado o líquido de arrefecimento e até mesmo a válvula termostática, mas o problema continua. Aí, outros componentes do sistema devem ser verificados: como a bomba d’água, radiador, selos, mangueiras, vaso expansão e a tampa do reservatório
Apenas trocar o líquido de arrefecimento não é sufiente em caso de aquecimento
A bomba de água está localizada na parte frontal do bloco. Acionada pela correia, ela é responsável pela circulação do líquido de arrefecimento através do motor. O componente retira o liquido com excesso de temperatura que está no motor e o envia ao radiador, onde é feita a troca de calor. O controle da vazão depende da temperatura e será feita pela válvula termostática.
A correia de acessórios aciona a bomba d’água que está na parte frontal do motor
Um dos componentes da bomba é o rotor, constituído de material resistente e que pode ser de termoplástico ou metal , A vedação da passagem da água é feita por meio de um retentor conhecido como selo mecânico. Mesmo com o motor frio, a bomba continua trabalhando, fazendo o líquido circular somente pelo motor.
Para diagnosticar danos na bomba é necessária a sua remoção, fique atento se há ruídos no rolamento e possíveis vazamentos pelo furo de dreno.
Observar sempre o nível do líquido é essencial para manutenção do sistema
Procedimento de troca
Vamos fazer o passo a passo da troca da bomba d’água do Ford Focus 2009 com motor 1.6 Flex. O veículo acabou de fazer a troca do líquido e da válvula termostática, mas por precaução está sendo feita a troca da bomba também. O primeiro passo é inspecionar os componentes do sistema: mangueiras, radiador, reservatório e tampa, válvula termostática, eletroventilador e a bomba d’água, em si.
Este procedimento deve ser feito com o motor frio. É recomendado pelo fabricante a utilização líquido do tipo long life, com base sintética. Utilize sempre as luvas de proteção e os óculos de segurança, além das ferramentas adequadas e peças de boa qualidade. A troca da bomba teve ajuda de Eduardo Guimarães, supervisor de treinamento da Affinia.
1) Em primeiro lugar, retire a tampa do vaso expansor para facilitar a drenagem do líquido de arrefecimento. Suba o carro no elevador, porque a troca da peça vai ser feita por baixo. Retire a roda lado direito para melhorar o acesso.
2) Agora é hora de fazer a remoção do protetor inferior da correia de acessórios.
3) Com um alicate, retire a abraçadeira da mangueira inferior do radiador para fazer o dreno.
Obs: Coloque um recipiente para armazenar o líquido que deve ser descartado corretamente para não prejudicar o meio ambiente.
4) Em seguida, solte os parafusos da polia da bomba d’água antes de soltar a correia.
5) Afrouxe o tensionador da correia de acessórios e retirá-la. Verifique o estado da peça em geral e das estrias, se não há rachaduras ou vincos.
6) O próximo passo é remover a polia da bomba d’água.
7) Solte agora os três parafusos de fixação da bomba d’água.
8) Dê uma deslocada com a mão para sair a água e depois retire a bomba propriamente dita.
Obs: vale ressaltar que a peça original que estava no carro é montada com anel de borracha, que neste caso está ressecado, revelando que houve superaquecimento no motor.
9) Antes de começar a instalação, passe uma lixa na face de vedação para melhor assentamento da peça nova
10) Faça a limpeza do sistema.
11) Coloque a peça nova, depois encaixe e aperte os três parafusos. O kit da nova bomba vem com junta de vedação. Em seguida, faça a instalação da polia e seus parafusos.
12) Coloque o líquido até a marcação de nível máximo e ligue o motor para que todo o sistema seja preenchido. Desligue o motor, faça a sangria de ar do sistema, coloque o restante do líquido, ligue o motor e espere ligar a ventoinha.
Obs: Nesse caso, o líquido novo já está diluído, se não tiver, tem que fazer a mistura fora do carro, num recipiente separado conforme especificação da montadora.
13) Desligue o motor, espere esfriar e faça o teste na tampa do vaso expansor com bomba de pressão, aplicando a pressão especificada pela montadora do veículo .
14) Finalmente faça o teste com bomba de pressão para testar a estanqueidade do sistema aplicando 0,5 Bar de pressão e verificando se não há vazamento.
Mais informações: Nakata (11) 3602-8081
Tenho um focus 2009/2010, ele está oscilando o ponteiro do marcado de temperatura, as vezes ele vai até o vermelho aí desligo o veículo é ligo logo , aí o ponteiro fica normal, ou estou andando o ponteiro vai é ligo volta para o meio meu mecânico condenou a bomba d agua será que é essa bomba mesma. Vejo algum ruido logo proximo.
isso serva para o fiesta
Olá achei legal oque voce colocou, mais tenho uma duvida quando faz a demonstagem tem algum problema ou risco de tirar as correias do ponto?
fora isso é tranquilo a troca.
Como trocar bomba dágua motor sigma 1.6
Boa noite, tenho um focus 2002, e ele esta vazando a água próximo a correia dentada. Recentemente troquei o radiador dele. O que pode ser?
uma dica munto enportante que mutos mecanicos nao sabe nota 10
Josefa, infelizmente este veículo não foi vendido no Brasil em sua versão turbodiesel, por isso, não temos mais detalhes sobre ele.
Um abraço.
ola tenho um ford mondeo de 2001 tdci e segundo o mecânico ficou sem agua totalmente, e foi colocando agua ate atingir 12 litros, este carro leva tanta liquido de refrigerante?
gostaria de saber se vc troca bomba dagua focus 2012 2.0 duratec e em que cidade está localizado a loja.