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Qualidade em Série: Tecnologia em alta nas oficinas

A informática nos centros automotivos atende não só a exigência do cliente como da própria oficina, desenvolvida sob uma estrutura inteligente, que contribui para evitar o desperdício de tempo e dinheiro nos serviços de reparação e gestão

Alessandra Sales

 

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Pensar em uma oficina mecânica, nos dias de hoje, é acabar de vez com a ideia de que este é um ambiente sombrio, sujo, barulhento e sem estrutura técnica e visual, podendo assim confundir o cliente, que vive atento às dicas confiáveis de centros automotivos e é mais exigente a cada dia, quando o assunto é o conserto de seu automóvel.

 

Hoje, conseguimos superar esse mito devido a uma série de fatores, tendo como o mais importante a ajuda da tecnologia. Neste intuito, é comum que as oficinas tenham como preocupação a excelência no atendimento e a qualidade dos serviços mecânicos prestados. Como exemplo, atualmente, é possível o consumidor acompanhar do computador da sua casa, através da internet, todos os procedimentos realizados no seu veículo.

 

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Baseado nessas informações, o tema escolhido para a 11ª matéria da Qualidade em Série, com apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), é a informática na oficina mecânica. Computadores, equipamentos de diagnóstico e instrumentos de medição que ajudam no dia-a-dia do profissional da reparação, na busca pelo serviço mais confiável para o seu cliente.

 

O Instituto costuma ser procurado por empresas que desejam uma auditoria em sua oficina para avaliar a qualidade em seus processos atuais, e muitas vezes depara-se com empresas que são muito resistentes à mudanças. Entre as que conseguem receber a certificação do IQA, é comum que sejam também as mais inteligentes quanto ao uso de softwares de gestão de negócios em suas redes de computadores, tendo como meta atender a necessidade específica de cada área da empresa.

 

José Palacio, auditor do IQA, afirma que a principal finalidade das oficinas investirem em informática é ganhar competitividade e, com isso, se livrarem de um receio que a maioria delas tem: fechar as portas. A utilização de um software de gestão contribui para o controle de cada área de atuação, envolvendo módulos que servem para organizar orçamentos, contas a pagar e receber, agenda de atividades, controle de estoque, peças, cadastro de clientes, fornecedores, relatórios, balanceamento e alinhamento, além de gestão da qualidade.

 

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O auditor esclarece ainda que, antes de adquirir um sistema de gestão informatizado, é importante que tanto o dono da empresa quanto o mecânico sejam qualificados com treinamentos voltados para utilização dos softwares. “Para aqueles que aderirem à informática no estabelecimento, também precisam entender como aproveitar bem a internet e ficar atentos para um trabalho sério e seguro”, ressalta.

 

Além disso, ele deixa claro que hoje em dia não dá mais para conviver sem a tecnologia e a informática, já que alguns procedimentos, como diagnóstico de uma avaria ou a regulagem de um motor, são quase inviáveis e imprecisos se realizados manualmente. “Hoje a informática é fundamental em qualquer ambiente de trabalho, e não é diferente na oficina, além de evitar perda de tempo e dinheiro, conseguindo otimizar o serviço do mecânico”, assegura.

 

Uma das ferramentas mais importantes do mecânico atualmente nas oficinas é o scanner automotivo, que faz a leitura e análise de vários componentes relacionados com a injeção eletrônica do motor, sendo essencial para oferecer um reparo de qualidade. “Centros automotivos que não aderiram à informatização podem, consequentemente, ficar muito atrás de seus concorrentes, perdendo clientes por fazer um diagnóstico errado, por exemplo”, alerta Palacio.

 

Também é importante lembrar que o scanner trabalha com softwares que devem ser atualizados conforme o modelo e o ano do carro. Isso acontece, pois a tecnologia embarcada está muito avançada nos veículos atuais, como alguns carros importados, cujo diagnóstico e procedimentos necessários para reparo, são transmitidos via internet, com as informações obtidas no mesmo momento. “Todos esses equipamentos não valem de nada se o técnico não souber operar ou não contar com conhecimento técnico do problema apresentado”, afirma.

 

O tempo e a agilidade das informações ligadas à tecnologia são os principais motivos pelas constantes atualizações dos softwares, que acontecem conforme a necessidade de cada empresa. “Este é um excelente negócio que ajudará as oficinas ganharem novos clientes, além de deixar os já existentes mais satisfeitos com os serviços prestados, afinal, não basta um computador, é preciso ter estrutura”, finaliza.

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