Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Sua excelência, o kart!

kart

Carlos Lua é jornalista especializado em automobilismo e presta assessoria para o Autódromo de Interlagos, o Rally dos Sertões, a Equipe Chevrolet de Rally e para Felipe Nasr, que disputa o Campeonato Inglês de Formula 3

É Kart: Quem diria que um simples cortador de grama pudesse chegar a ter a importância que tem hoje como Veículo de Competição?

É Dinheiro: Quem imaginaria as enormes quantidades de tecnologia e dinheiro envolvidas para fazer com que esse cortador de grama evoluído se tornasse em um quase clone da Fórmula 1?

É Grid: Quem sonharia que um dia 90% dos grids das competições com Automóvel em todo o mundo seriam compostos por Pilotos formados por esses cortadores de grama de última geração?

É Golf: Quem arriscaria essa metamorfose, ainda mais nos Estados Unidos, um país onde abundam gramados particulares pedindo bom trato e onde perto de 150.000 (é, o número é por aí mesmo) campos de Golf exigem atenção constante dos cortadores de grama para continuar fazendo a alegria de milhões de golfistas amadores e profissionais?

É verdade: É, falando assim fica até difícil convencer alguém a acreditar que essa história não é história, e sim, fato. O Kart nasceu da adaptação de um motor de cortador de grama e rapidamente deixou de ser uma de brincadeira para se tornar no início fundamental de qualquer carreira no Automobilismo. Essa base indispensável sobre a qual carreiras de sucesso são construídas e da qual cada vez dependem mais. Por mais que se fale e elogie o Kart nunca é demais, ou melhor, nunca é suficiente. Porque o Kart traz arraigado nele o verdadeiro Espírito da Competição Automobilística, da Excelência Mecânica e sempre que é disputado de maneira controlada e equilibrada, dando condições iguais a todos, promovendo o talento.

É Fórmula 1: O Kart acelera e reage como um carro de Fórmula e, quando digo isto, estou pensando até na Fórmula 1, sem medo de exagerar. O Kart abriu para muitos um mundo inteiro de oportunidades e sensações. E o Kart mantém essa porta aberta para quem quiser experimentar. Mas tudo deve ser feito a seu tempo, no seu ritmo, com vontade e consciência.

É coisa de Mecânico: Em 1956, Art Ingels um americano da Califórnia, então com 38 anos de idade, era mecânico em uma empresa que construía carros para a Formula Indy. Em um dia de folga dobrou alguns tubos que estavam sobrando, colocou um banco, um motor 2 Tempos da marca West Bend (famosos por funcionar tão bem nos cortadores de grama), foi andar com o seu veículo no estacionamento do estádio Rose Bowl em Pasadena na Califórnia e pronto. Graças à sua habilidade e criatividade nascia o Kart e junto com ele uma epidemia mundial que já dura 55 anos. Eis aí na foto e no projeto a criatura e seu criador.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php