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Schaeffler desenvolve tecnologia que flexibiliza a taxa de compressão do motor



A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA e FAG, desenvolveu o Sistema de Variação da Taxa de Compressão (VCR) para otimizar a eficiência energética dos motores a combustão interna. Segundo a empresa, a tecnologia flexibiliza a taxa de compressão do motor de acordo com a potência e as condições de carga requeridas pelo veículo. O VCR já teve seu protótipo desenvolvido e pode ser aplicado em qualquer novo projeto de motor.

Com o intuito de ajudar a tendência do mercado de downsizing, ou seja, a construção de motores cada vez menores, a novidade faz com que o pistão se desloque sempre no mesmo curso – subindo e descendo –, comprimindo a mistura de ar e combustível, produzindo a faísca no motor e a queima do combustível. Independente da carga do motor (carro acelerando ou andando devagar), o deslocamento do pistão ocorre no mesmo curso.

Segundo a fabricante, com a nova tecnologia VCR, que é acoplada ao virabrequim, a haste do pistão torna-se variável possibilitando a variação do volume do motor. Ou seja, quando o veículo exige maior potência, o VCR tornará o curso do pistão mais longo. Mas quando o carro requerer menor potência, o curso do pistão será mais curto, gerando menos energia e, consequentemente, economizando combustível.

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