Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Revisão da Caixa de direção hidráulica do Ford Fiesta

Mostramos como fazer a manutenção e desmontagem da caixa de direção hidráulica do Ford Fiesta, equipado com motor 1.0 Flex.

Carolina Vilanova

4848

Rodar com um carro alinhado e estável é essencial para a segurança dos ocupantes, por isso, é necessário fazer a manutenção do sistema de direção, com os cuidados especiais se contar com o auxílio hidráulico. Para ajudar os mecânicos nessa tarefa, mostramos nessa reportagem os procedimentos de manutenção, desmontagem e instalação da caixa de direção hidráulica dos veículos Ford Fiesta 1.0 Flex, com ano de fabricação 2006. Essa revisão foi apresentada no programa O Mecâniconline (www.omecanico.com.br) com apoio técnico da T-Drive.

O primeiro passo para iniciar a manutenção é retirar a caixa do veículo e fazer algumas inspeções com o componente adequadamente acomodado em uma bancada. Não esqueça de utilizar sempre as ferramentas adequadas e seguir os procedimentos recomendados pelo fabricante, que varia em cada veículo. Veja também se o carro conta com o sistema de air bag antes de começar a desmontagem. Se tiver air bag, solte inicialmente a coluna centralizada.

Desmontagem

1) Inicie os procedimentos com o desaperto dos parafusos de fixação da coluna da direção e em seguida, retire a peça.

4862

2) Depois, drene o fluido do sistema da direção do seu reservatório (2A). Eleve o veículo, retire as rodas e solte os terminais de direção. Solte ainda as mangueiras de alimentação dos seus respectivos terminais na caixa de direção (2B).

 

  • 4830
    3A
  • 4855
    3B

3) Solte os parafusos de fixação do quadro da suspensão. Lembre-se de apoiar o componente para facilitar a remoção. Para finalizar, retire o parafuso de fixação do coxim do quadro.

4824

4) Faça agora a retirada da caixa de direção que está presa no quadro. Para isso, remova a chapa defletora de calor e o suporte da mangueira de retorno do sistema (4A). Solte os parafusos de fixação da caixa e remova o componente (4B).

 

  • 4832
    4A
  • 4829
    4B

5) A desmontagem da caixa de direção começa da seguinte maneira: fixe o terminal e depois, solte a contraporca; retire o terminal e a contraporca (5A). Em seguida, retire as abraçadeiras e a coifa que faz a vedação das barras axiais (5B). Repita o processo na outra extremidade da caixa.

 

  • 4838
    5A
  • 4810
    5B

6) Coloque a caixa numa morsa e apóie firmemente. Depois, faça a remoção das barras axiais. Mude a posição de apoio da caixa e retire a tampa e a porca inferior da válvula. A seguir remova a tampa, a mola de regulagem e o Yoke.

4858

7) O próximo passo é retirar a trava do retentor da válvula e a válvula do seu alojamento. Não esqueça de remover o retentor e o rolamento superior da peça (7A). Em seguida, remova a porca/tampão da cremalheira e remova a peça (7B).

 

  • 4853
    7A
  • 4814
    7B

8) Com a caixa desmontada, faça a lavagem das peças e uma boa inspeção, principalmente, nas roscas e na parte interna da carcaça em busca de ranhuras ou trincas (8A). Em seguida, troque o retentor inferior da válvula (alta-pressão).

Obs.: Caso a cremalheira encontrada na caixa seja a de formato em Y, não remova o êmbolo da peça para efetuar a troca dos retentores. Se necessário, troque todo o conjunto da cremalheira. Vale lembrar que os veículos fabricados depois de junho de 2006 são equipados com a cremalheira em formato D, que foi desenvolvido para facilitar a remoção do retentor sem a necessidade de remoção do êmbolo (8B).

 

  • 4835
    8A
  • 4852
    8B

9) De acordo com o fabricante, o aplicador deve ficar atento, pois o jogo de reparo da caixa deve conter os anéis de vedação da válvula, o retentor inferior da válvula, retentor do eixo da cremalheira e o retentor superior da válvula (baixa-pressão).

4826

Montagem da caixa na bancada

10) Depois que os componentes estiverem limpos e analisados, apóie a carcaça na morsa e inicie a montagem com a cremalheira. Aplique um pouco de graxa na região dos dentes da cremalheira antes da instalação (10A). Recoloque o retentor e a porca/tampão da cremalheira. Em seguida, faça a centralização da cremalheira com as ferramentas especiais. Então, faça a aplicação da graxa nos dentes da válvula e instale-a na carcaça na posição indicada para esse determinado modelo de caixa (10B).

 

  • 4807
    10A
  • 4844
    10B

11) Comparando com a posição dos ponteiros de um relógio, a posição do rebaixo do eixo da válvula deve ser igual a indicada quando são três horas. Instale, em seguida, os retentores inferior e superior da válvula e a trava dos componentes.

4809

12) Aplique um pouco de graxa na parte inferior do Yoke e instale a peça, seguido da mola e do bujão de regulagem. Não aplique o aperto final no bujão, apenas encoste o componente até que se obtenha resistência na rosca.

4812

13) O próximo passo é instalar a porca inferior da válvula e apertar com o torque especificado pelo fabricante (13A). Em seguida, coloque a tampa de proteção da porca inferior (13B).

Obs.: Com o bujão do Yoke encostado, verifique a suavidade da movimentação da cremalheira. Caso encontre dificuldade na movimentação, retorne 15º na posição de aperto do bujão. Se a dificuldade persistir, retorne mais 5º. Para verificar a pressão do Yoke na válvula, utilize um torquímetro de relógio, que deve ser colocado na ponta da válvula. Os valores de pressão devem ser consultados nas tabelas do fabricante (13C).

 

  • 4851
    13A
  • 485913B

483113C

14) Para finalizar, instale as barras axiais com torques especificados pelo fabricante. Em seguida, lubrifique as barras com graxa e instale as coifas de proteção.

4840

 

Na bancada de testes

Terminada a montagem, a caixa deve ser encaminhada para a bancada de testes hidráulicos (15A), onde serão realizados os testes para verificar possíveis vazamentos nos seguintes pontos:

• Conexões da tubulação rígida do mecanismo de direção.

• Conexão da tubulação na região do conjunto pinhão/válvula.

• Conexão da tubulação das mangueiras pressão retorno.

• Barra de torção do conjunto pinhão/válvula.

• Vedador superior do conjunto pinhão/válvula.

• Vedador inferior do conjunto pinhão/válvula.

• Vedador da cremalheira.

• Vedador da tampa da cremalheira

15) Se algum componente interno apresentar vazamento, a bancada indicará a queda de pressão no painel digital e no manômetro. No exemplo, ao chegar com a direção no final de curso, o mostrador digital deve apontar valor igual a zero, o que representa que não existem vazamentos. Da mesma forma, o manômetro indicará 100 BAR de pressão (15B). Verifique, também, se os vedadores externos não apresentam vazamentos.

Obs.: Fique atento, pois, o teste deve ser realizado em ambos os lados do final de curso da direção.

 

  • 4815
    15A
  • 4822
    15B

Instalação da caixa no veículo

16) Depois de passar nos testes de vazamento, instale a caixa de direção no veículo. Para isso, encaixe-a no alojamento do quadro da suspensão. Verifique o estado das borrachas que fazem parte das conexões da caixa com o quadro, o que evita o mau funcionamento e ruídos (16A).
Apóie o quadro e, em seguida, instale a chapa defletora de calor e as mangueiras de pressão e retorno do sistema (16B).

 

  • 4811
    16A
  • 4804
    16B

Fixação do quadro da suspensão

Em seguida, fixe o quadro da suspensão e com a ajuda do suporte, posicione o quadro e coloque os parafusos de fixação do componente. Finalize recolocando o parafuso de fixação do coxim do quadro da suspensão.

Cheque o aperto final dos parafusos depois de usar a pneumática, e então, monte os terminais da direção e faça o aperto final do parafuso de fixação do coxim do quadro da suspensão.

17) O próximo passo, já que a caixa da direção e o quadro da suspensão estão instalados, é recolocar as rodas e descer o veículo. Com a caixa e o volante centralizados coloque o articulado da coluna da direção (17A) e, depois, o fluido no reservatório até atingir a indicação de volume máximo (17B). Para tirar o ar do sistema, esterce a direção até o final de curso dos dois lados. Coloque novamente o fluido no reservatório, até chegar a indicação de volume máximo, e dê a partida no motor do veículo. Verifique novamente o nível do fluido e complete até a posição correta.

 

  • 4867
    17A
  • 4866
    17B

Deixe o veículo em teste com o motor ligado durante 30 minutos e verifique se ocorrem vazamentos no sistema. Esse procedimento garante que, mesmo com a elevação da temperatura e alteração da viscosidade do fluido da direção, não ocorra nenhum tipo de vazamento, ou seja, não há ponto do sistema com falha de vedação.

Dicas e considerações importantes

• Até junho de 2006, os veículos Ford Fiesta foram montados com o sistema de direção que possui a cremalheira em formato “Y” (ou Y shape), e que não permite a troca dos retentores internos da cremalheira. A partir dessa data, os veículos passaram a ser equipados com o sistema de direção que traz a cremalheira em formado “D” (D shape), que permite esse procedimento.

4865

• Consulte sempre a tabela dos fabricantes para realizar os procedimentos de forma correta, aplicando os torques recomendados nas várias etapas do processo.

• Utilize sempre as ferramentas específicas indicadas para cada modelo de caixa, conforme recomendação dos fabricantes.

• Sempre realize o teste na bancada hidráulica antes de instalar a caixa novamente e, após a instalação, teste o veículo com o motor ligado durante 30 minutos para uma verificação final em busca de possíveis vazamentos.

3 comentários em “Revisão da Caixa de direção hidráulica do Ford Fiesta

  1. Fiz uma troca de reparos na caixa de direção do meu Ford Fiesta e apareceu um ruido estranho com se fosse uma trepidação, preguntei a uma especializada me disseram que é ar no sistema, isto procede? E também o ruido do motor esta entrando pelo local de acoplamento da barra de direção com a caixa, tem solução?

  2. MUITO BOA EXPLICAÇÃO, SOMENTE GOSTARIA DE SABER QUANTO ISSO CUSTARIA EM MÉDIA R$ POR GENTILEZA

  3. gostaria de saber qual a referencia do kit tenho um fiesta mod 2006 fabr 2007 qual referencia dou para comprar este kit posso trocar eem casa mesmo sou um meio mecanico espero resposta

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php