Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Retificadores participam de missão técnica à Automechanika de Buenos Aires

626-conarem-arg-illinois

O Conarem (Conselho Nacional da Retífica de Motores) realizou missão empresarial com associados para a Automechanika de Buenos Aires, que aconteceu entre 9 e 12 de novembro. O objetivo foi conhecer as últimas novidades em autopeças, componentes eletrônicos e sistemas, serviços de carroçaria, e acessórios de veículos. “Participar da feira Automechanika, organizada no Predio La Rural, é muito importante para os retificadores brasileiros, já que é uma das mostras de peças mais tradicionais para o mercado automotivo”, afirmou o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna.

626-conarem-arg-dimpar

Segundo a entidade, os retificadores fizeram compras de insumos, ferramentas e dispositivos para uso na produção na empresa Dimpar. “Foi uma oportunidade para os empresários do setor de retíficas adquirirem peças e equipamentos a um preço mais acessível que no Brasil, pois mesmo com o câmbio desfavorável os valores cobrados ainda compensaram”, comenta Laguna. A Dimpar recentemente, lançou uma extratora de sedes de válvulas por indução e uma nova versão da fresadora de sedes de válvulas com aplicativos que auxiliam na usinagem e acabamento do serviço. “Equipamentos que agilizam os processos e ampliam a qualidade final do serviço”, ressalta.

Em conjunto com a Câmara de Retificadores da Província de Buenos Aires, os participantes da missão foram a uma reunião com a presença de mais de 50 retificadores, sendo 22 do Brasil e o restante da Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

626-conarem-arg-reuniao

“Esta reunião teve a finalidade de apresentar o plano da criação de um instituto de estudos da mobilidade, uma vez que temos visto que em diversas partes do mundo o assunto do momento é o meio ambiente e veículos limpos. Há alguns países, inclusive, que acenam a suspensão da fabricação de automóveis equipados com motores à combustão interna, como a Alemanha que tem um projeto de lei para 2030 e a Toyota que declarou que as suas plantas em 2050 não mais produzirão estes motores”, explica Laguna, afirmando que o cenário impacta diretamente nos negócios dos retificadores, por isso é muito importante participar destas reuniões para compreender as tendências, quais serão as mudanças e quais as alternativas que mais se adaptarão ao perfil dos negócios das empresas retificadoras de motores.

Uma palestra demonstrando as mudanças do mundo contemporâneo foi apresentada e, em seguida, ocorreu um amplo debate que demonstrou que os problemas do setor em cada país são os mesmos, interferência de terceiros nas atividades do negócio, venda direta de peças ao cliente final, mercado informal concorrendo de forma desigual e dificuldade de acesso às informações técnicas dos novos veículos e equipamentos. “Alguns empresários já se declararam interessados em participar da fundação deste Instituto”, completa o presidente da entidade.

626-conarem-arg-valvul

Visita a retíficas
A missão empresarial relata que visitou as instalações da Carabelli Recticaciones, uma retífica de motores equipada com as melhores máquinas do mundo, na cidade de San André de Giles. Também passaram pela retífica Rectificaciones Piccoli, localizada na cidade de Santo Tomé, onde os critérios aplicados, as técnicas, ferramental e as máquinas mereceram especial atenção de todos. Já na cidade de Rafaela, ocorreu visita à fabricante das válvulas 3B, com direito a um bate papo com José Luiz Basso, presidente da companhia e da AFYDREM (Asociación de Fabricantes de Repuestos Motor de la Argentina), que reúne os fabricantes de peças para motores.

Os retificadores brasileiros ainda conheceram a fábrica das Juntas Illinois, onde Daniel Tur, presidente da companhia, apresentou detalhes sobre a produção na área de vedação. “Eles utilizam as melhores matérias primas do mundo para confeccionar as juntas que algumas possuem o diferencial de não necessitar de reaperto do cabeçote”, finaliza.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php