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Retenção de partículas

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Nessa matéria especial, mostramos os conceitos, as dicas de revisão e a substituição dos filtros ar e de combustível do Renault Sandero 1.6l, itens de extrema importância para a saúde do seu motor

Victor Marcondes

 

Impurezas presentes na atmosfera como poeira (silício), pólen, fuligem e partículas de sujeiras, em médio e longo prazo, podem causar danos ao motor, além de pouco a pouco diminuir o seu desempenho. Da mesma maneira, o filtro do combustível se tornou essencial para a vida útil do veículo por conta do grande número de combustíveis adulterados vendidos no Brasil. É para proteger o motor do carro do seu cliente que esses dois componentes importantes exigem a sua atenção.

 

Os períodos de troca dos filtros de ar e combustível são definidos pelo fabricante do veículo e constam no manual do proprietário, de acordo com João Bezerra de Lucena Filho, auxiliar técnico comercial da Tecfil, que nos ajudou nessa matéria que traz a troca dos dois filtros no Renault Sandero 1.6l.

 

O filtro do ar foi desenvolvido para reter esses contaminantes antes do ar aspirado participar da combustão. O componente é dotado de um elemento confeccionado em material sintético e natural, como papel microporoso, espumas, envolvido em borracha para a vedação e alguns com estrutura de tela metálica e também carcaça rígida.

 

Destacada a sua importância, a manutenção deste componente jamais pode passar despercebida numa revisão geral. “O filtro do ar, quando saturado, pode aumentar o consumo, assim como a temperatura do sistema de arrefecimento e causar perda de potência e até gerar fumaça negra no escapamento”, explica o técnico. “Se existirem outros tipos de sintomas, além desses, deve-se consultar o manual do fabricante”, diz.

 

Segundo ele, é necessário ficar atento às condições de uso do veículo, ou seja, se é utilizado na cidade ou em estradas de terra, o que altera o prazo de troca. “O manual do fabricante recomenda a troca a cada 15 mil quilômetros. No entanto, a substituição está muito atrelada ao ambiente e frequência de utilização do veículo. Por exemplo, se o carro for usado numa zona rural, é preciso ter mais cuidado com o componente, já que ele vai saturar com mais facilidade”.

 

Um filtro avariado também pode afetar a relação estequiométrica do motor, de acordo com o João. “O filtro de ar está ligado diretamente à queima de combustível. Existe uma quantidade exata de ar que entra para uma determinada quantidade de combustível que será queimada. Sendo assim, o componente está relacionado totalmente ao desempenho do motor”, analisa.
Outro fator que deve ser levado em consideração é que o elemento filtrante não pode ser limpo de forma alguma, para não aumentar o diâmetro dos seus poros e, consequentemente, perder a sua função. Os elementos de papel também não podem ser lavados ou batidos, já que esse procedimento acaba forçando a entrada de partículas pelos poros.

 

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De acordo com a Tecfil, o filtro destinado para o Renault Sandero tem na sua composição poliuretano, que é um tipo de vedação. Já na parte interna possui uma tela de aço, que aumenta a resistência mecânica do filtro, devido à admissão de ar do motor e, por fim, o papel derivado da celulose, resinado, indicado para a filtragem do ar externo.

 

Entre as novas tecnologias disponíveis no mercado, João aponta o filtro do ar redondo, plano, trapezoidal e radial. Segundo ele, cada veículo tem o seu modelo e deve ser sempre consultado no catálogo. “Cada filtro é muito específico para o veículo para o qual foi desenvolvido, então o mecânico jamais conseguirá aplicar um tipo diferente do fabricado para aquele automóvel.”

 

Para realizar a troca do filtro, não se esqueça de utilizar os devidos equipamentos de proteção (EPIs), como luvas e óculos.

 

Troca do filtro de ar

 

1) Utilize uma chave philips para soltar os parafusos que prendem a carcaça de proteção do filtro de ar.

 

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2) Libere as presilhas que prendem a carcaça de segurança e proteção do filtro. E remova o elemento filtrante usado.

 

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Obs: O filtro para este modelo é redondo, porém o local onde é aplicado está no formato oval. Neste caso, o mecânico que colocou não teve cuidado e acabou forçando o componente, danificando a área de vedação. O filtro antigo também não tinha tela de proteção, gerando uma deformação no papel. “Isso com certeza abriu passagem para contaminantes que foram succionados para a parte interna do motor”, afirma o técnico.

 

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3) Faça a limpeza da carcaça com ar comprimido ou um pano limpo. Antes disso, tampe a parte da admissão com um pano para impedir a entrada de contaminantes no motor.

 

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4) Retire o pano que protege a admissão e aplique o novo filtro. Certifique-se que o filtro está bem assentado no local.

 

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5) Feche a carcaça do filtro com atenção para não amassar a área de vedação do filtro. Trave a tampa com as presilhas e aperte os parafusos com a ferramenta adequada.

 

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Filtro do combustível

 

O filtro de combustível ajuda a proteger os componentes da injeção eletrônica do motor ou do carburador, quando se trata de carros mais antigos. Partículas de sujeira, geralmente, localizadas no próprio tanque de combustível, ou no armazenamento do posto de abastecimento, são prejudiciais e causam avarias sérias ao conjunto.

 

Por isso, a manutenção preventiva e a troca do filtro no prazo determinado pela montadora contribuem para que o veículo trafegue com melhor rendimento, conforto e segurança.

 

“Um combustível com excesso de solventes na sua composição acaba danificando o papel do filtro, que tem a função de enviar o combustível o mais limpo possível para o propulsor. Problemas de saturação do filtro podem gerar até a queima da bomba de combustível.”, afirma João. “Por conta disso, é necessário que o motorista utilize gasolina ou álcool de boa procedência, para não atrapalhar o desempenho do carro”, conclui.

 

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O técnico recomenda consultar o manual de fabricação do veículo para saber o período de substituição do filtro. “Mas, em geral, varia entre 10 e 15 mil quilômetros”, diz. Segundo ele, o filtro de combustível quando não é trocado no prazo correto pode ocasionar diversos danos. “Desde o entupimento dos bicos injetores até perda de potência, situação em que o carro não desenvolve, e acaba gerando ‘trancos’, como se não tivesse uma queima eficiente.”

 

“Também pode surgir um odor muito forte de combustível, o que sugere problemas na parte de injeção ou no próprio filtro que já está danificado”, explica.

 

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Atualmente, o mercado conta com tecnologias de ponta no ramo de filtros do combustível. “Hoje temos a linha “GI” para veículos flex que atende quase todos os tipos de veículos leves. Para a linha pesada existe a nova linha conhecida como refil, que também dispensa o uso da carcaça e diminui o lançamento de resíduos no meio ambiente.” Para realizar o procedimento, recomenda-se utilizar os equipamentos de proteção (EPIs), como óculos e luvas.

 

Substituição

 

1) Solte o filtro da presilha de borracha que sustenta o componente embaixo do carro. Observe a seta de fluxo de combustível do filtro para aplicar o novo de forma correta

 

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Obs: Tome cuidado com o combustível que resta no filtro, para que não espirre nos olhos. Por isso a importância de se utilizar óculos de proteção.

 

2) Retire um dos engates e aguarde até que todo o combustível tenha escorrido pelo filtro.

 

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3) Agora faça a remoção do outro engate e também espere o restante do combustível sair.

 

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Obs: Neste caso, não é necessário a utilização de ferramentas, já que os tubos possuem engates rápido.

 

Obs: Em alguns casos, existem filtros com o engate branco no próprio filtro. “Na hora de aplicar, há mecânicos que enfiam uma chave de fenda na parte onde fica alocado o filtro, forçando a abertura. Não se pode fazer isso nem em filtros com engate, nem nos de engate rápido”, explica o técnico.

 

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4) Na instalação, atente-se para a seta de fluxo do filtro para aplicá-lo da forma certa. Force os engates de ambos os lados até ouvir o barulho de fixação.

 

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5) Em seguida, acomode o filtro novamente na presilha de sustentação para instalar a peça de maneira adequada.

 

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6) Para evitar problemas na bomba, gire a chave somente para acender a luz do painel do carro cinco vezes, a fim do combustível circular na bomba.

 

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7) Por fim, dê partida no carro e deixe funcionando por alguns segundos. Observe o painel para verificar se as luzes não indicam alguma anormalidade. Pronto, o motorista do carro já pode rodar com segurança e tranquilidade.

 

Para o carro, os filtros têm a mesma importância que os órgãos funcionais para o nosso corpo, segundo João. “Um cuida da alimentação, o outro da respiração e até da lubrificação. Então, se faltar ar dentro do motor, o veículo terá uma queima ineficiente. Caso falte combustível de qualidade, o carro perderá potência e o motor não vai se desenvolver como deve. O mesmo se aplica ao sistema de lubrificação e resfriamento, que necessita de óleo e filtro de qualidade”, finaliza.

 

Mais Informações: Tecfil (11) 2145-5876

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