Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Reparo do Feixe de molas trapezoidais do Ford

7465

Acompanhe nessa reportagem os procedimentos corretos para diagnóstico, manutenção e troca do feixe de molas trapezoidais que equipa o sistema de suspensão desse e de outros veículos de carga

Carolina Vilanova

Feixe de molas trapezoidais do Ford
Feixe de molas trapezoidais do Ford

Todos os veículos de carga, desde os menores até os que suportam mais carga, necessitam de um sistema de suspensão em perfeito estado, para agüentar o tranco do dia a dia, seja nas ruas da cidade ou na estrada. A boa dirigibilidade e a estabilidade estão diretamente ligadas ao bom funcionamento da suspensão.

Um dos principais componentes desse importante sistema é o feixe de molas, responsável por absorver os impactos gerados pelas irregularidades do terreno, além de suportar o peso do veículo e da carga (o conjunto trabalha fazendo a ligação entre o eixo, o chassi e a carroceria do veículo).

Em geral, o conjunto é formado por: molas (“lâminas”), “espigão” (pino de centro), buchas, abraçadeiras, rebites, parafusos, tubos espaçadores e porcas. O conjunto conta ainda com itens auxiliares como: suporte, jumelo, pinos e grampos.

4593

As lâminas apresentam atributos elásticos e podem alterar o seu perfil semi-elíptico ao passar por ondulações ou depressões de solo, absorvendo as vibrações do veículo.

Nessa matéria, transmitida gratuitamente em vídeo pela internet em O Mecâniconline, realizamos a desmontagem, análise e substituição do conjunto que equipa o Ford 1000. “Na verdade, todos os sistemas são basicamente iguais, mudam apenas por conta das características de cada veículo e da carga que transportam”, afirma Alexandre Chiquetto, promotor técnico da RNA/Molas Fabrini.

“Geralmente, destinados para o transporte de cargas, esses veículos não podem ficar parados por muito tempo para manutenção, muito menos fora de períodos pré-estabelecidos. Por isso é importante realizar a manutenção preventiva nos prazos determinados no plano de manutenção de cada montadora, para evitar a quebra do conjunto e um prejuízo muito maior”, alerta.

4636

Ele explica que o início dos procedimentos de manutenção, dos feixes de molas, é padrão para todos os veículos que utilizam esse tipo de suspensão – caminhões e/ou ônibus. Não é necessário remover a roda. No entanto, retiramos as mesmas para proporcionar uma melhor visualização.

Preparando o terreno

Para fazer análises e reparo em feixes de molas, é necessário que o mecânico utilize equipamentos de proteção individual tais como: luvas, óculos, protetores auriculares e sapatos adequados. E mais: se precisar carregar peças mais pesadas, utilize equipamento apropriado ou pedir a ajuda de um companheiro.

Utilize, de preferência, um macaco hidráulico para levantar o veículo e escore-o adequadamente antes de começar os processos de desmontagem das molas. Para ajudar, o técnico recomenda que seja usado um segundo macaco para apoiar o eixo e aliviar o peso do veículo, o que facilita a remoção do conjunto. E para garantir a segurança durante os trabalhos, coloque um cavalete no mesmo eixo.

A fixação do feixe de molas é basicamente igual em todos os veículos, ou seja, conta com o suporte fixo, o suporte móvel, conhecido como jumelo, o pino central e os grampos da mola. Já os pinos da mola são os responsáveis por fixar o feixe no eixo de rodas.

Não se esqueça de fazer uma análise dos componentes que estão sendo retirados do veículo. Se apresentarem desgastes e avarias as peças devem ser substituídas por outras novas e originais para o veículo em reparo.

Desmontagem

1) Com o veículo apoiado nos cavaletes, comece a remoção do amortecedor (1A)e da barra estabilizadora (1B) para, em seguida, tirar o feixe de molas.

 

  • 4642
  • 4613

2) O próximo passo é soltar a fixação do suporte fixo do feixe, antes de soltar o móvel, para facilitar as movimentações necessárias do processo de retirada.

4621

Obs.: Nesse veículo em particular, o feixe é fixado nos suportes com parafusos e buchas do tipo silenciosas, compostas de metal/borracha. Em outros modelos, de maior porte, podem ser encontrados pinos de aço e buchas de bronze.

3) Depois de soltar os grampos da mola, o feixe está livre (3A). Faça então a retirada dos parafusos de fixação dos suportes. Inspecione atenciosamente cada um dos parafusos, para checar se não há trincas ou defeitos na rosca. (3B).Se os grampos estiverem danificados devem ser trocados.

 

  • 4618
  • 4615

Obs.: Alguns dos problemas mais comuns são: desgaste das roscas e deformação dos grampos se as pernas não estão do mesmo tamanho.

4) Com a ajuda de outro técnico, remova os feixes de molas. Leve as peças com segurança para uma bancada de manutenção. Não carregue o feixe sozinho para não causar acidentes.

4585

Na bancada

1) O conjunto removido deve ser inspecionado em busca de desgaste excessivo, lâminas trincadas ou quebradas e as condições do parafuso central e das buchas de fixação. A avaria mais comum é a presença de trincas nas lâminas do feixe, que nesse caso, deve ser substituída. Uma peça trincada pode comprometer o funcionamento de todo o conjunto.

4576

2) Sobre uma bancada adequada e utilizando uma morsa adaptada, inicie a desmontagem das lâminas. Remova o parafuso central de fixação e, em seguida, solte a abraçadeira próxima das extremidades do feixe. Para isso, use ferramentas adequadas. Faça a inspeção de todas as lâminas e troque as que apresentarem problemas (2A e 2B). Cheque a quilometragem do veículo.

4601

 

3) Monte novamente as molas no feixe, com as substituições que forem necessárias, comprimindo-as na morsa. Verifique a altura do arco, de acordo com a especificação do fabricante. Nesse caso, a altura do arco deve ser entre 23 e 24 cm. Somente depois disso, faça a instalação do parafuso central e a fixação das abraçadeiras.
4606

Obs.: Não se esqueça de inspecionar as condições das buchas de fixação do feixe nos suportes do veículo. Se necessário, substitua as peças.

Instalação do feixe no veículo

1) Leve o conjunto de volta para o veículo, para iniciar a montagem, que é o processo inverso da desmontagem, seguindo os torques e especificações determinados pelo fabricante.

4574

2) Reinstale os grampos de fixação do feixe no eixo. Lembre-se de instalar corretamente os grampos, pois a área do parafuso central do feixe deve estar rígida para não provocar quebra das lâminas.

4633

3) Depois que as peças estiverem instaladas, aperte com o torque adequado os grampos de fixação. Abaixe o veículo e movimente-o um pouco para assentamento das peças e reaperto final do conjunto, que deve ser repetido a cada 5 mil km para garantir a perfeita fixação.

4591

Obs.: O torque deve ser aplicado aos poucos e de forma alternada, para evitar que uma perna fique mais apertada que a outra, provocando diferença de tensão. Dessa forma, evita-se que o grampo trabalhe torto, o que prejudica o funcionamento do conjunto.

4) Nesse modelo, a fixação final dos parafusos das buchas silenciosas deve ser realizada com o veículo apoiado no solo, o que evita deformações e quebra.

4568

Colaboração técnica: Molas F. F.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php