Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Raio-X: Fiat Argo 1.0 Firefly

Tecnologia de ponta e manutenção simples

 

Fiat Argo herdou do Mobi e Uno o eficiente e moderno motor 1.0 3 cilindros Firefly, também adicionou o que a tecnologia tem o de melhor para fornecer.

Texto e fotos: Leonardo Barboza

 

O Fiat Argo é fruto de um grande investimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e representa um ciclo de renovação na consagrada gama Fiat, de acordo com a tendência o Argo une tudo aquilo que as pessoas exigem de um veículo para uso diário como: estilo, conforto, segurança, espaço, praticidade e muita conectividade. E nesses quesitos o Argo consegue atender a todos com total tranquilidade como podemos ver na versão Drive 1.0 de 3 cilindros, que custa a partir de R$ 44.990 e que já vem com uma ampla lista de equipamentos de série.

Utiliza com o moderno motor 1.0 Firefly de três cilindros e seis válvulas, toda confecção do bloco do motor e do cabeçote em alumínio que resulta em uma redução de massa de sete quilos em relação ao uso de ferro fundido, traz um melhor controle da temperatura, já que no alumínio existe a formação de uma fina camada de óxido nas paredes das câmaras de água entre o líquido de arrefecimento e as paredes da mesma. O acionamento é feito através de corrente que dispensa manutenção e tem durabilidade acima dos 200 mil quilômetros.

 

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

Mais espaço para o trabalho

Com duas válvulas por cilindro, seu desempenho geral se equipara ao da maioria dos motores quatro válvulas, como indicam os valores de potência máxima de cada um deles. Sua potência é de 77 cv (E) / 72 cv (G) a 6.250 rpm e torque de 10,9 kgfm (E) / 10,4 kgfm (G) a 3.250 rpm. A decisão de adotar apenas duas válvulas por cilindro no propulsor é para evitar a adição de um conjunto complexo de componentes, como quatro molas, quatro balancins e quatro válvulas a cada ciclo. Com um único eixo comando de válvulas, o torque necessário para mover este conjunto corresponde a um pouco mais da metade da força necessária nos 4 válvulas por cilindro. Além disso o sistema é equipado com rolamentos exatamente na posição de maior atrito do conjunto, ou seja, no ponto de contato com o came e o ressalto do eixo de comando.

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

Na parte de baixo do bloco do motor, a movimentação dos pistões e virabrequim foram otimizadas. Tradicionalmente, a linha central dos pistões de um motor fica alinhada com o centro do eixo do virabrequim. Isso faz com que o ângulo entre a biela e a parede do cilindro seja igual, tanto na expansão, quando é aplicada uma grande força na cabeça do pistão depois da queima da mistura ar-combustível, quanto na compressão, quando esta força é bem menor. Para diminuir o atrito entre pistão e cilindro, a família possui um offset de 10 mm entre o eixo do virabrequim e o centro dos pistões. Este pequeno e estudado deslocamento reduz muito o atrito do conjunto, resultando em mais energia final.

Além disso o motor Firefly é composto de vários periféricos que otimizam o seu funcionamento e manutenção como: alternador inteligente, que otimiza a recarga da bateria nos instantes em que a energia cinética do veículo seria desperdiçada, como nas desacelerações e reduzidas de velocidade.

Sistema de partida a frio que elimina a necessidade de tanque auxiliar de gasolina, garantindo partidas com etanol puro, mesmo em temperaturas abaixo de zero grau Celsius.

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

NOVATO NA OFICINA

Com tantas novidades e mudanças no Fiat Argo, levamos o hatch na oficina High Tech, no bairro da Lapa, São Paulo para o mecânico e proprietário Roberto Ghelardi Montibeller, que avaliou a sua construção mecanicamente e as condições de diagnostico e manutenção do modelo.

 

ed-268-motor

 

 

PROPULSOR

O três cilindros ficou muito bem acomodado no cofre do motor e com espaço de sobra para a manutenção preventiva e corretiva do motor. Segundo Roberto o espaço ficou bem melhor em relação ao do Fiat Uno, o primeiro a utilizar esse motor.

Roberto também ressaltou a facilidade da manutenção do sistema de injeção tais como limpeza do corpo de borboleta, bicos injetores, troca das velas de ignição, troca do filtro de óleo do motor que está com uma ótima localização entre o compressor do ar condicionado e o cárter de óleo do motor permitindo fazer a substituição muito rápida e sem sujeira devido a sua posição de instalação em pé. Os demais filtros estão localizados nas posições de praxe.

 

CÂMBIO

O Fiat Argo utiliza o cambio manual de 5 marchas. “Devido ao bom espaço no cofre do motor, na hora da troca do sistema de embreagem, não é necessário a remoção do quadro da suspensão”, explica Roberto.

Sobre o acionamento, Roberto comenta. O acionamento da embreagem é feita através dos atuadores hidráulicos muito bem localizados caso houver a necessidade de troca do atuador. A alavanca de seleção das marchas ocorre através de cabos, muitos bem conhecidos no veículos da marca.

 

UNDERCAR

O undercar do hacth é bem simples e segue o DNA da marca.“Na parte debaixo do Argo, tanto a suspensão dianteira quando a traseira não apresentam novidades. O sistema de freios ABS possue discos ventilados dianteiros e tambores traseiros”, comenta Roberto.
O mecânico ainda comenta no cuidado com o projeto do veículo em garantir a total eficiência em consumo de combustível. “Por toda parte do assoalho do carro, estão instalados protetores aerodinâmicos que auxiliam no deslocamento do vento permitindo maior fluidez e menor arraste”.

 

ELÉTRICA

O Argo possui tecnologia de ponta como partida a frio através de resistências aquecedoras na flauta dos bicos injetores, sistema start-stop, fora toda eletrônica embarcada no veículo. Com tanta demanda a bateria que equipa o modelo é de 60 Ah. Além disso Roberto alerta para o sensor de tensão da bateria no polo negativo. “ Esse sensor monitora em tempo real a tensão da bateira do veículo. Caso o valor estiver muito baixo, ele já inibe o sistema start-stop a fim de não sobrecarregar a bateria e uma futura possibilidade de o veículo não conseguir dar a partida novamente”.

 

ed-268-motor

 

 

Ficha técnica

FIAT ARGO DRIVE 1.0 FIREFLY
Motor
Posição:Dianteiro transversal, Gas/Etanol
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 6V
Taxa de compressão: 13,2:1
Injeção de combustível: Injeção multiponto
Potência: 77 (E) a 6.250 rpm / 72 (G) a 6.000 rpm
Torque: 10,09 (E) / 10,04 (G) a 3.250 rpm
Câmbio
Manual, 5 marchas

Freios
Dianteira: Disco ventilado

Traseiros: Tambor

Direção
Elétrica com pinhão e cremalheira

Suspensões
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Eixo de Torção

Rodas e Pneu
Rodas: Aço, 14 polegadas Pneus:175/65 R14

Dimensões
Comprimento (mm): 3.998 Largura (mm):1.724
Altura (mm):1.503
Distância entre eixos (mm): 2.521

Capacidades
Porta-malas: 300 litros
Caçamba: 48 litros

css.php