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Pressão sob controle

O Rodoar®, um equipamento automático que monitora a pressão de ar dos pneus, precisa de manutenção preventiva para cumprir sua função com eficiência: trazer mais economia para os usuários.

Carolina Vilanova

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Por meio de um sinal sonoro e uma luz indicativa, o motorista é avisado em casos de queda de pressão de ar nos pneus de um caminhão ou de um ônibus. Esse é o trabalho do Rodoar®, um equipamento que monitora a calibragem de todos os pneus do veículo, mantendo-a dentro da medida especificada pelo fabricante, contribuindo, assim, para a economia de combustível e a durabilidade dos compostos. Como qualquer sistema e acessório automotivo, seu bom funcionamento depende totalmente da manutenção preventiva nos componentes envolvidos.

O Rodoar® é constituído por um aparelho do tipo de um rádio, instalado no painel de instrumentos do carro e capaz de controlar a pressão e distribuir o ar comprimido na medida correta para os pneus, através de dois manômetros independentes para cada eixo. De acordo com a Siemens-VDO, fabricante do sistema, um pneu com baixa calibragem perde até 50% de sua vida útil, e com excesso de ar, a perda é de 15%, sendo que o consumo de combustível aumenta em quaisquer um dos casos.

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Além do painel DIN, itens como junta rotativa, calota, canos, molas, engate rápido e bico prolongador fazem parte do pacote que constitui um Rodoar®. Todas essas peças precisam passar pelo processo de manutenção preventiva para garantir a operação perfeita do conjunto, por isso a empresa recomenda que a cada três meses seja feita uma revisão, com a limpeza do sistema e a checagem do compressor de ar e das peças. “Óleo e água, provenientes do calor que forma dentro do compressor, comprometem a vida útil do produto”, explica Maurício Mullin, da Siemens VDO.

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A lista do check-up inclui a drenagem do reservatório de ar, que em veículos mais modernos é feita automaticamente, a verificação dos prolongadores, por serem sujeitos a altas temperaturas e a agressões externas, precisam ser substituídos se apresentarem avarias. O filtro d e ar do compressor também merece uma análise. A junta rotativa, as mangueiras e até a parte elétrica do painel devem estar em ordem, a falta de manutenção preventiva pode acarretar vazamento e entupimento.

 

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Bico prolongador: é colocado no lugar do miolo da válvula de pressão do pneu.
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Engate rápido: serve de conexão entre a mangueira que sai do aparelho e o tubo que leva o ar para as rodas.
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Quadrado: utilizado para fazer a ligação entre a rede principal de ar e as conexões da roda.
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Junta rotativa: recebe o ar da mangueira da roda e distribui para os pneus. Esse item deve ser desmontado a cada 50.000 km para fazer a troca do selo retentor de ar.

Operação Rodoar®

Uma luz no aparelho de monitoramento de pressão é acionada no momento da ignição e deve ser acionado pela chave de ar On e OFF (liga e desliga) que abre e fecha o ar do sistema, sem mandar constantemente pressão para os pneus. Nessa hora é feita a calibragem e depois o equipamento deve ser desligado. “A calibração deve ser feita com o pneu frio, pois quando está trabalhando atinge a pressão de operação recomendada pelos fabricantes”, comenta Mullin.

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O alarme sonoro é ativado quando há queda de pressão acima de 5 libras e uma luz (espia) fica acesa enquanto a queda existir, até que o sistema efetue a calibragem correta do pneu. Em eventuais problemas, desligue a chave de ar e verifique o tempo da queda da pressão, que acima de 5 minutos é considerado lento e indica um pequeno vazamento, e quando o esvaziamento é feito mais rápido, significa que o dano é grande e precisa ser consertado imediatamente.

Ligações

Na instalação de um Rodoar®, o principal cuidado é utilizar as saída auxiliares de ar para não comprometer outros componentes que utilizam o ar, como freios. Outro detalhe é a retirada do miolo da válvula para a colocação de um bico prolongador. A mangueira que sai do painel é conectada no engate rápido, que leva o ar por meio de um duto para o bico prolongador. O acessório deve ser trocado quando apresentar trincas na peça, rachaduras nas mangueiras, vazamento da válvula rotativa e problemas eletrônicos no painel. A montagem é feita na ordem inversa.

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1) O primeiro passo é a desconexão do engate rápido.

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2) Solte o parafuso para tirar a calota.

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3) Retire o tubo de nylon.

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4) Remova a calota e as mangueiras.

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Se a culpa é do pneu

Sempre que o equipamento alertar vazamentos, verifique se algum pneu apresenta problemas, para eventual substituição. Para trocar o pneu, desmonte as ligações da roda, ou seja, porcas, fixação das calotas, bico prolongador e mangueiras. Atenção: a mangueira dilata durante o uso, por isso troque-a ou corte a ponta. A peça deve ser encapada com a mangueira de acrílico par evitar ressecamento, trincas e danos externos.

 

Colaboração técnica: MIP Medidores e Instrumentos de Precisão Ltda.

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