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Por dentro do MWM Acteon

Selo_O-Mecânionline

 

Por dentro do MWM Acteon Apresentamos nessa matéria as características da injeção eletrônica e os procedimentos de desmontagem de periféricos que dão acesso ao sistema eletrônico desse motor

Carolina Vilanova

 

Rodar de acordo com as leis de emissões em vigor em nosso País, a Proconve P5 equivalente a Euro III, deixou de ser um benefício para o motorista e passou a se tornar obrigatório. Por isso, é primordial realizar as manutenções periódicas para que o motor continue funcionando com bom desempenho, economia de combustível e baixo índice de emissões. O mecânico deve, então, seguir rigorosamente o plano de revisões descrito no manual do proprietário, pois cada aplicação tem uma manutenção diferente.

 

Nessa edição, trazemos uma matéria especial, apresentada em O Mecâniconline, com as características do motor MWM Acteon 4.12 TCE e os procedimentos para realizar a manutenção no sistema de injeção eletrônica, o principal responsável por manter os baixos níveis de emissões de poluentes em motores eletrônicos. A primeira recomendação da marca é respeitar os prazos de troca de óleo lubrificante e filtros, além de manter limpo o sistema de arrefecimento.

 

De acordo com Rivaldo Urias Souza, representante Técnico de Serviços da MWM-International Motores, o conjunto Acteon 4.12 TCE conta com características próprias e tem fácil manutenção. Pode ser aplicado em caminhões leves, médios e pesados, além de microônibus e ônibus para transporte de passageiros. Parte da família série 12, o engenho tem os seguintes atributos:

 

– Camisas úmidas e removíveis.- Guias e sedes de válvulas removíveis.- Cabeçotes individuais “uniflow”.- Bomba d’água, bomba de óleo, compressor de ar e bomba hidráulica acionados por engrenagens.- Tomada de força adicional, leve, compacta, robusta e de fácil manutenção.- Comunização de diversos componentes entre as versões 4 e 6 cilindros.- Balanceador dinâmico disponível na versão 4 cilindros.- Turboalimentador do tipo wastegate, que não deve ser mexido para não alterar a especificação do fornecedor.- Intercambiador de óleo lubrificante com filtro.

– Sistema de injeção eletrônica Common Rail Bosch.

Ficha técnica:

Emissões

Proconve P5 / Euro III
Configuração
4 cilindros em linha, com duas válvulas por cilindro
Cilindrada
4,8 litros
Diâmetro x Curso
105 x 137 mm
Sistema de Combustão
Injeção direta
Sistema de Injeção
Common Rail
Turboalimentação
Turbo Intercooler
Potência
150-206 cv (112-153,6 kW) @ 2200 rpm
Torque
56,1-71,4 kgf.m (550-700 Nm) @ 1200-1900 rpm
Pressão de Injeção
1.350 bar
Peso Seco
450 kg
Altura
796 mm
Comprimento
801 mm
Largura
745 mm

 

Sistema eletrônico

 

O sistema de injeção eletrônica é da Bosch, sendo que a localização do módulo eletrônico depende da aplicação do motor. Na hora de desconectar os sensores, o técnico tem que ter muito cuidado para evitar rompimento dos cabos, que pode causar danos no motor e falhas eletrônicas. Nunca puxe o chicote pelo fio.

 

4---Sistema-de-Injeção-elet
Módulo eletrônico (ECM): gerencia todos os componentes eletrônicos do motor
6---Sensor-de-Rotação
Sensor de rotação (sistema indutivo): monitora o sistema de pulso, a rotação e determina o ponto da injeção
7b---Sensor-de-pressão-de-C
Sensor de pressão de combustível: localizado na extremidade do rail
8---Sensor-de-temp-e-press-
Sensor de temperatura e pressão do óleo lubrificante
9---Valvula-reguladora-pres
Válvula reguladora de pressão: tem a função de controlar a alta-pressão do combustível
10b---sensor-de-temperatura
Sensor de temperatura de água do motor
11b---Sensor-de-press-e-tem
Sensor de pressão e temperatura do ar que entra no motor
12---sensor-de-fase_1
Sensor de fase: acesso só é possível com a retirada do compressor de ar
13---injetor
Injetores: injeta combustível na câmara de combustão

 

Desmontagem

 

1) Para ter acesso a ligação do chicote nos injetores, levante a tampa de proteção e utilize uma chave de 7 mm para desapertar, simultaneamente, as porcas de fixação. Nunca force o chicote para a retirada evitando, assim, o rompimento do cabo.

 

1

 

2) O próximo conector a ser removido está ligado a roda de pulso.

 

2

 

3) Agora, para soltar a tubulação de alta-pressão, é necessário segurar as conexões dos injetores com uma chave de boca, para não forçar a conexão e provocar vazamento. A recomendação da empresa é substituir a peça sempre que for removida ou constatada a presença de danos ou trincas. Solte um por vez e retire-os.

 

3

 

4) Em seguida, desaperte os parafusos do rail e retire a tubulação.

 

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5) Remova agora o tubo de ligação da bomba de alta-pressão até o rail.

 

5

 

Obs.: Toda vez que retirar a tubulação e os injetores é necessário utilizar tampões para evitar a entrada de impurezas no sistema. Tenha muita atenção no uso de uma tubulação nova, que vem com um óleo de proteção para evitar a oxidação no armazenamento. Por isso, faça a limpeza com solvente e passe ar para secar antes da montagem.

 

6) A bomba alimentadora acoplada à bomba de alta-pressão, que alimenta o motor, não precisa de sincronismo. O combustível é sugado pela tubulação, sai do tanque, passa atrás do módulo eletrônico para resfriar a peça e vai até a bomba alimentadora, passa por dentro da peça e segue para o filtro de combustível. Depois de filtrado, o combustível vai para a bomba de alta-pressão e o excesso volta para o tanque.

 

6

 

7) Com uma chave de boca solte os parafusos de fixação da tubulação de baixa-pressão. Retire todos os parafusos e não esqueça usar os tampões.

 

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8) Para soltar o sistema de travamento em cima do filtro, aperte o conector para abrí-lo e retirar a peça. Faça igual na outras conexões da tubulação que seguem até o resfriamento do módulo e na parte traseira.

 

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9) Agora, remova o filtro de combustível. Em motores eletrônicos o uso do filtro correto é mais rigoroso ainda, por isso use sempre peças genuínas para ter melhor controle da entrada de impurezas no sistema de injeção, um sistema caro que se for avariado, o prejuízo pode se muito maior do que usar a peça correta.

 

9

 

10) Vamos remover agora o sistema de arrefecimento. Para isso, retire as abraçadeiras da tubulação de água onde está localizado o termostato, a parte inteligente do sistema.

 

10

 

11) Agora tire os parafusos de fixação e as vedações de borracha da tubulação (11a).

 

  • 11a
    11A
  • 11b
    11B

 

Obs.: No tubo está a placa de identificação do motor, com todos os dados necessários em caso de reparo (11b).

 

12) Faça a remoção do chicote. Na montagem.

 

12

 

12

 

Obs.: Para assegurar o funcionamento correto do chicote, existem algumas medições recomendadas, como continuidade, resistência de cada sensor, etc. Esse trabalho pode ser realizado fora da oficina, por profissionais capacitados no uso do multímetro.

 

13) Em seguida, solte os parafusos para a retirada da tubulação que faz a lubrificação do turbo. Esse parafuso é oco, tem duas arruelas de vedação e deve ser substituído toda vez que for removido.

 

13

 

14) Retire a parte do tubo de retorno que vai até o cárter, começando pela abraçadeira.

 

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15) Para remover a turbina, solte os quatro parafusos de fixação, (15a) que são “autotravantes”, e desencaixe a peça com cuidado. (15b) Esse sistema não utiliza junta.

 

  • 15a
    15A
  • 15b
    15B

 

16) A turbina conta com a válvula wastegate, que controla da pressão do turbo e não deve ter a regulagem de fábrica alterada.

 

17) Em seguida, vamos retirar o compressor de ar, que é arrefecido pela água do motor e tem a função de gerar ar para o sistema de freios do veículo. Troque a junta da peça com 90 mil km para evitar superaquecimento do motor.

 

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Obs.: Deixe uma das porcas solta, presa com alguns fios de rosca para facilitar a remoção e evitar que a peça caia no chão.

 

18) Agora, é possível ver a posição do sensor de fase, que está localizado na carcaça da peça e faz a leitura por trás da engrenagem do comando de válvulas.

 

17

 

19) Solte os parafusos que fixam o radiador de óleo. Lembre-se que existem quatro parafusos específicos que prendem o radiador na parte interna e, se forem soltos, vão causar a mistura de água e óleo (19a). Retire a peça, que sai junto com o filtro de óleo (19b).

 

  • 19a
  • 19b

19c

 

20) Solte os parafusos de fixação e retire o suporte do alternador.

 

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21) Desaperte agora os parafusos dos esticadores da correia dos acessórios. O sistema de distribuição do motor é feito por engrenagens.

 

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22) Retire os parafusos da tubulação de escape e remova a peça. Atenção ao lado correto de montagem, a marca na peça deve estar voltada para cima.

 

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Obs.: Vale lembrar que por possuir cabeçotes individuais, na hora da montagem os componentes devem ser alinhados com as tubulações de admissão e escape. Por isso, aperte primeiro os parafusos das tubulações para, em seguida, efetuar o aperto dos cabeçotes no motor.

 

23) Solte os parafusos e remova o tubo de admissão

 

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24) Depois de tirar o radiador de óleo, podemos ver a posição do respiro do motor.

 

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25) Retire agora o módulo eletrônico completo. O componente não deve ser violado.

 

25

 

Obs.: Na parte dianteira do módulo está a placa de identificação com os dados e características do sistema.

 

26) Remova o restante da tubulação de baixa-pressão, onde está fixado o retorno do rail e dos injetores. Toda a tubulação de retorno dos injetores é retirada manualmente.

 

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27) Agora retire o rail e seu suporte. Manuseie a peça com cuidado e não limpe com produtos corrosivos.

 

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28) Para a retirada dos bicos injetores, remova os conectores antes. Solte o parafuso de fixação e desencaixe a garra (28a).

 

  • 28a
  • 28b

 

Obs.: Os parafusos possuem um desenho abaulado para acompanhar o encaixe na garra. Cuidado para não utilizar outro tipo de parafuso, com a cabeça quadrada, na montagem da peça (28b).

 

29) Tire os ganchos de fixação que servem para retirar o motor do veículo e estão diretamente ligados com os parafusos do cabeçote.

 

29

 

30) Para facilitar a colocação do extrator, retire as tampas de válvulas do cabeçote com cuidado para não perder a borracha de vedação.

 

31) Posicione o extrator adequado no bico injetor e golpeie até a peça sair (31a).

 

  • 31a
  • 31b

 

Obs.: Retire a arruela que pode estar dentro do alojamento do injetor. Cuidado para que na colocação do bico não seja inserida outra arruela, pois isso provocará alteração na projeção do combustível (31b).

Colaboração Técnica: MWM-International Motores

 


Veja o procedimento completo do motor, incluindo os torques para montagem em O Mecâniconline

17 comentários em “Por dentro do MWM Acteon

  1. Amigos estou fazendo manutenção Vw 26.260 já chegou pra mim com o seguinte defeito de funcionar somente no spray .. porq será que está acontecendo isso já fiz os teste dos injetores e na bomba de baixa e na de alta pressão. Testei válvula mprop
    sensor do tubo Rail !! Eu já coloquei senso de rotação e o de fase e até agora só coloquei pra funciona com ajuda do spray …

  2. Tenho um caminhão volvo VM 310 equipado com o motor MWM euro 3 estou sofrendo muito pra descobrir um defeito quando em subida em q precisa da potência do motor ele corta o combustível soltando fumaça pelo escapamento fazendo com q se perca força já troquei a válvula M pró e 2 sensores e nada

  3. Gostaria de saber se este motor pode ser aplicado em uma lancha ? e qual seria o procedimento para marinizar o mesmo ?
    A potencia do motor 200 CV se manteria?

  4. Boa noite! gostaria de orientações se esse motor MWM 412 TCE 206 CV, pode ser aplicado em um jippe Agrale Marrua que originalmente utiliza o motor MWM Sprint 2.8.

    Se for possível, que mudanças eu deverei fazer?

    Seria uma troca vantajosa?

    Obrigado

  5. bom dia
    estou pensando em comprar um caminhao agrale novo com mtor mwm acteon
    4,8 mas me informaram que esta apresentando muitos problemas.
    isto procede?
    att
    jean carlo

  6. Boa tarde. Sou Henrique de Santa Catarina. Se possível gostaria de uma opinião de Vocês.
    Tenho um caminhão Volvo VM 330 , equipado com motor MWM, de uns dias para cá começou a aparecer água no respiro do motor, somente pelo respiro, não tem nada no óleo. Pergunto.;
    Oque pode ter causado tal problema ?

  7. O telefone de contato da MWM Motores é +551138823200. Já o telefone da Revista O Mecânico é +55112039-5807.
    Um abraço.

  8. Quero funcionar o MWM x12tce 4cilindros na bancada, qual pinos do módulo devo conectar os fios

  9. João, não executamos reparos. Recomendamos que você procure uma retífica especializada. Um abraço.

  10. Quanto fica um reparo do motor mwm x12 menos o eixo virabrek com o eixo comando e todas as peças do cabeçote com dois cabeçotes avariados.

  11. Boa tarde.
    Gostaria de saber se vcs tem alguma idéia da durabilidade em KM, digo, vida útil média dos motores MWM ACTEON 4.12tce 4.8 lts e 4 cilindros em linha.

    Obrigado

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