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Pesquisa aponta perfil do mercado

As tendências do mercado de autopeças no Brasil e a importância dos reparadores nesse cenário foram apresentadas durante evento no Senai.

Carolina Vilanova

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Profissionais de empresas ligados ao segmento de reparação veicular se reuniram no Senai para assistir ao resultado de uma pesquisa elaborada pela Ipsos, a partir de sugetão da Revista O Mecânico, com apoio do Sindirepa-SP, ASE e Senai-SP, voltado para o público especializado que visitou a Automec 2005.

A pesquisa foi feita com mecânicos de oficinas. Quesitos como perfil, características dos estabelecimentos, qualidade de atendimento, especialidades, treinamento, poder de decisão, influência na hora de comprar peças, marcas mais procuradas e hábito de leitura
de publicações especializadas para enriquecimento profissional foram abordados na pesquisa.

De acordo com o Sindirepa-SP, 15 mil oficinas de micro e pequeno portes estão em atividades no Estado de São Paulo e 100 mil em nível nacional. “Eles são responsáveis pela manutenção de 80% da frota circulante da cidade de São Paulo. Estima-se que entre 75% e 85% da frota nacional são atendidos por reparadores independentes”, comenta Antônio Fiola, presidente da associação.

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Geraldo Santo Mauro, presidente da ASE, falou sobre a importância da qualificação profissional, do treinamento dos mecânicos e da influência das publicações especializadas no segmento na área de aprimoramento profissional e tecnologia. Para ele, a pesquisa será de grande importância para que o mercado saiba o que o técnico precisa.

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O diretor do SENAI-SP, Luiz Carlos Emanuelli, afirmou que a pesquisa trouxe grandes benefícios para o setor. “Agora, os representantes das empresas podem ter acesso às informações importantes do mercado para tomar suas decisões. Para o SENAI é grande oportunidade de interagir e compartilhar com todos esses profissionais a possibilidade de fomentar melhorias na categoria da reparação automotiva”, completou.

 

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O resultado aponta que a procura por qualificação é grande entre os reparadores, que são procurados, principalmente, quando os veículos saem da garantia de fábrica. O público também se tornou mais exigente em relação à qualidade dos serviços, bom atendimento, limpeza dos estabelecimentos e gerenciamento.

 

Alguns dados interessantes:

– 66% dos entrevistados possuem alguma certificação profissional*.
– 9,4 anos é a idade média dos carros nas oficinas*.
*fonte: Ipsos

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