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O sucesso do reparador é o nosso sucesso

“O mecânico é nosso parceiro de negócios”,afirma Eliana Giannoccaro, diretora-presidente da Magneti Marelli Cofap Autopeças, que acredita que o reparador é a ponta final do processo de reposição, daí a sua preocupação em assegurar um serviço de qualidade, escolhendo marcas de confiança

 

entrevista-Eliana

 

Revista O Mecânico: Quais linhas de produtos a Magneti Marelli oferece no mercado de OEM (Original Equipment Manufacturer – equipamentos originais, em inglês), quais os principais clientes?
Eliana Giannoccaro: A Magneti Marelli Cofap Autopeças trabalha com um portfólio de quase 30 linhas de produtos para a linha leve, pesada e de motos, que integram os sistemas de suspensão, transmissão, motor, iluminação, injeção eletrônica, ignição, exaustão, eletro-eletrônicos e acessórios, entre outros. Podemos suprir necessidades de troca superior a 40% das peças que compõem um veículo. Contamos também com linhas específicas de ferramentas e equipamentos de diagnoses, que auxiliam os mecânicos a trabalhar com os veículos mais avançados. Temos mais de 220 clientes diretos, um patrimônio construído ao longo de muitos anos e que conta com os maiores distribuidores de autopeças do Brasil.

 

O Mecânico: Qual a situação da marca no mercado nacional e estrangeiro? Qual a importância do Brasil nos negócio do grupo?
Eliana: Temos três “marcas-mãe” de produtos no mercado brasileiro – Magneti Marelli, Cofap, e Kadron, além de outras como Weber e Carello. São marcas fortes, sinônimos de qualidade e tecnologia, estabelecidas e conhecidas no segmento de autopeças e no exterior. Em momentos de crise econômica, como este que o mundo está passando, uma marca forte pode fazer toda a diferença. É como um investidor que busca uma aplicação segura em momentos de instabilidade. Assim fazem o reparador e o cliente que preferem uma marca em que confiem na qualidade, pois sabem que não terão problemas futuramente e reconhecem seu custo-benefício.

 

O Mecânico: Qual a participação da Magneti Marelli no mercado de reposição? Quais os produtos mais conhecidos?
Eliana: Somos uma das maiores empresas de autopeças do mercado brasileiro de reposição. Em amortecedores Cofap, possuímos 65% de market share, o que nos garante a liderança absoluta do segmento, mas também temos outros produtos com participações importantes no sistema de suspensão, como molas helicoidais, com 39%; juntas homocinéticas, com 35%; e bandejas, com 33% de participação. Ainda com a marca Cofap, em 2008, lançamos novos produtos para motores, que são as camisas de cilindro e kits de motor. Na linha Magneti Marelli lideramos em injeção eletrônica com 48% de participação, 28% em iluminação e 23% em sending units. Soma-se a esse quadro os escapamentos Kadron. Enfim, na maior parte das nossas linhas somos líderes de mercado ou disputamos a liderança.

 

O Mecânico: Para a empresa, o ano de 2008 foi bom? As expectativas do mercado de reposição em 2009 são positivas, depois de todo esse turbilhão da crise financeira? Quais os desafios a serem superados?
Eliana: O ano de 2008 foi ótimo. Crescemos, atingimos nossas metas e superamos recordes de vendas, mesmo com a mudança no cenário econômico a partir de outubro. Acreditamos que 2009 também será um ano bom, embora muito mais disputado e com alguma apreensão no ar. Nossa estratégia para enfrentar as atuais turbulências é o foco nos principais negócios da empresa e nos desejos dos clientes, de modo a adequarmos nossas táticas comerciais com a agilidade que o mercado exige. Portanto, nosso desafio é continuar crescendo na crise sobre uma base de faturamento já elevada, buscando todas as oportunidades que o mercado nos oferecer.

 

O Mecânico: Qual a participação das empresas no segmento de veículos pesados?
Eliana: Com participação expressiva, temos diversos produtos para a linha pesada e disponibilizamos para o mercado uma unidade móvel equipada com dinamômetro e outras ferramentas para diagnóstico “in loco” de sistemas de suspensão. Além disso, realizamos treinamentos técnicos para frotistas e palestras comerciais em parceria com nossos distribuidores. Somos equipamento original de amortecedores em grande parte da frota de caminhões e ônibus e nossa gama está em constante atualização, pois este é um segmento muito importante para nós no Brasil e na América Latina como um todo, onde temos posição de liderança em muitos países.

 

O Mecânico: Como é a relação da Marelli com o mercado de reparação?
Eliana: É uma relação bastante próxima, de confiança mútua. Todos os dias nossa equipe comercial, promocional e técnica, espalhada por todas as regiões do Brasil, percorre centenas de estabelecimentos levando informações técnicas, material de apoio e promocional, pois acreditamos que o sucesso do reparador é o nosso sucesso e trabalhamos muito focalizados nas suas necessidades.

 

O Mecânico: Como a Marelli se relaciona o mecânico independente?
Eliana: O mecânico é fundamental nesse processo, seja ele independente ou esteja vinculado a um centro automotivo. É ele quem manipula e instala nossas peças. É preciso que ele tenha confiança, pois elas interferem diretamente na qualidade do seu trabalho. Nossa equipe promocional e técnica atua levando informações e materiais de apoio diretamente para o mecânico, que é visto por nós como parceiro estratégico de negócios.

 

O Mecânico: Existem programas voltados para esse profissional?
Eliana: Sim, continuamente realizamos visitas, treinamentos e palestras técnicas para os mecânicos. Só em 2008 realizamos 1.650 palestras técnicas, mais de 45 mil visitas técnicas e promocionais. Mais de 100 mil profissionais participaram de nossos treinamentos.

 

O Mecânico: Em relação a treinamentos para o mecânico, o que oferecem hoje?
Eliana: Dividimos nossos treinamentos por linhas de atuação, os treinamentos da Cofap de Suspensão abordam todos os componentes que compõe o sistema, já da gama Cofap Motor, envolve reparação de kits de motor e camisas de cilindro. Os treinamentos de Injeção Eletrônica e Ignição da Magneti Marelli abordam injetores, bombas e bobinas. Reforço que são apenas alguns exemplos, pois a gama de treinamentos é muito grande e inclui todas as linhas com as quais trabalhamos, como baterias, iluminação e retrovisores, escapamentos Kadron, entre outras.

 

O Mecânico: O reparador influi na escolha da marca? Qual a importância que a empresa dá para esse fator?
Eliana: Sem dúvida, ele é o agente que decide ou recomenda a escolha da marca e isso acontece porque é o seu trabalho que está em jogo. Ao recomendar uma peça de qualidade, ele está evitando problemas para ele mesmo. Se um carro é mal reparado, a quem o consumidor se dirige para reclamar? Ao reparador, pois ele é a ponta final do processo de reposição, daí a sua preocupação de assegurar um serviço de qualidade, escolhendo marcas de confiança. Por isso, a Magneti Marelli reconhece como fundamental a parceria comercial e técnica com o reparador.

 

O Mecânico: Em relação aos programas de manutenção preventiva, qual a participação da Marelli?
Eliana: A manutenção preventiva é uma tendência irreversível e de longo prazo. Está continuamente em crescimento e isso é bom para todos os que atuam no segmento de reposição, da indústria ao reparador, pois amplia nosso mercado. É melhor prevenir do que apenas reparar. A inspeção veicular obrigatória, que entrou em vigor recentemente, é um bom exemplo disso. Antes de submeter seu veículo à inspeção, muitos consumidores certamente realizarão a manutenção preventiva. A Magneti Marelli Cofap Autopeças participa deste programa desenvolvendo materiais de apoio, como catálogos e impressos e também através de palestras técnicas e treinamentos, ocasiões em que levamos informações ao mercado sobre manutenção preventiva, incluindo indicações de períodos de trocas de peças e de detecção de sinais de desgaste precoce.

 

O Mecânico: Como tem sido o trabalho contra pirataria?
Eliana: Na verdade, temos pouquíssimos problemas com pirataria. É difícil piratear peças de qualidade e segurança como as nossas, pois, na maioria das vezes, a falsificação fica muito grosseira e aparente para o revendedor ou para o reparador. De qualquer forma, quando isso acontece, acionamos os dispositivos legais para as devidas providências.

 

O Mecânico: Existe uma rede de oficinas especializada na aplicação de produtos da marca?
Eliana: Sim, temos mais de 1.350 Serviços Autorizados Magneti Marelli em todo o Brasil. Estes pontos recebem identificação da nossa marca, apoio técnico, promocional e treinamento especial do fabricante, o que os torna aptos a prestar assistência técnica ao consumidor, no que diz respeito a todos os produtos comercializados pela Magneti Marelli Cofap Autopeças.

 

O Mecânico: O empresário reparador que quiser fazer parte dessa rede, como deve agir?
Eliana: Ele deve entrar em contato com o promotor Magneti Marelli Cofap que atua em sua região e solicitar uma visita técnica cadastral. Ele pode também entrar no site www.mmcofap.com.br e enviar uma mensagem pelo Fale Conosco solicitando a visita.

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