Programado para chegar ao mercado inglês no final deste ano, o Ford Focus RS receberá uma versão especial do motor 2.3 EcoBoost (quatro cilindros com turbo e injeção direta) que gera 355 cv de potência e torque máximo de 48,3 kgfm. A Ford explica que esses números declarados de desempenho foram obtidos com um novo turbo duplo de baixa inércia com pressão de 23,2 psi, que, segundo a fabricante, garante maior fluxo de ar em todas as faixas de rotação.
Esta versão especial do motor 2.3 EcoBoost possui ainda cilindros revestidos com camisas de aço extremamente resistente e cabeçote com uma junta especial de alta capacidade térmica, afirma a fabricante. Para reforçar o resfriamento, o radiador também é maior que o usado em outros modelos do Focus. A versão esportiva do modelo também recebe intercooler para aumentar ao máximo a densidade do ar, além de coletor de admissão de baixa restrição, enumera a Ford. O sistema de escapamento inclui uma válvula controlada eletronicamente para melhorar a pressão traseira.
Outro recurso do Focus RS é o sistema “stall recovery” que, como explica a Ford, permite religar o carro após uma parada simplesmente pisando no pedal da embreagem. O motor atinge o pico de potência a 6.000 rpm – com zona vermelha em 6.800 rpm –, mas é muito forte também nas faixas intermediárias, descreve a fabricante.
Na transmissão, o esportivo terá opção única de câmbio manual de seis velocidades e sistema de tração nas quatro rodas com controle dinâmico de torque. Ainda, o Focus RS virá com rodas de 19 polegadas, freios a disco ventilados de 350 mm, faróis bi-xenon e bancos Recaro.
O Focus RS faz parte dos mais de 12 carros de alto desempenho que a Ford planeja lançar no mercado mundial até 2020. Na Inglaterra, a Ford afirma já ter recebido 1.500 encomendas do novo esportivo.