Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Novas tecnologias em freio de carreta

15921

Conheça o novo módulo de controle que substitui várias válvulas trazendo benefícios ao implementador e ao usuário

15860

 

 

 

Não tem como deixar de lado o princípio básico da segurança veicular quando a maioria dos insumos que circulam no Brasil são transportados por meio da malha rodoviária, ou seja, são realizados por meio de caminhões de todas as capacidades de carga, sendo que os veículos tratores (cavalos) trafegam com os implementos rodoviários, os quais também são considerados quando do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, que a partir de 2013 passaram a contar com o Sistema de Freios ABS, exemplificando o empenho dos desenvolvedores de Sistemas de Freios no aumento da segurança veicular aplicada aos implementos rodoviários.

Para facilitar o entendimento, o Sistema Pneumático de Freio possui o seguinte funcionamento: o motorista, ao acionar o pedal de freio no cavalo trator, emite um sinal pneumático que pilota a válvula Relê e Emergência, que por sua vez, transfere o ar do reservatório do implemento para as câmaras de serviço, freando o veículo. O desacionamento ocorre quando o motorista cessa a atuação no pedal de freio do cavalo, permitindo então que o ar contido nas câmaras de serviço seja exaurido para a atmosfera, liberando os freios da carreta, explica José Antonio Servidoni, Gerente de Vendas da Haldex do Brasil.

Ele ainda explica que, no Sistema Pneumático de Freio convencional do implemento, existem o painel com válvulas de acionamento (push-pull) e demais válvulas como: exaustão, dupla retenção, descarga rápida, de bloqueio, engates e filtros.

15867

Novos rumos

A Haldex Brasil, aproveitando-se da obrigatoriedade da aplicação de Sistema ABS, traz para o Brasil o produto premiado na Europa por sua elevada contribuição com a segurança veicular nos implementos rodoviários, denominado TrCM (Trailer Control Module – Módulo de Controle do Implemento), apresentado ao mercado durante a Fenatran 2013.

Esse novo módulo, além de conferir a função de Segurança Ativa (Safe Parking), que aciona automaticamente o freio de estacionamento do implemento quando ocorre o desacoplamento do engate da linha de emergência (linha vermelha) independentemente da atuação do motorista, integra as funções de emergência, exaustão, dupla retenção, estacionamento, desfrenagem e reguladora de fluxo (opcional), substituindo as válvulas Relê e Emergência, Exaustão, Dupla Retenção e duas válvulas de acionamento do painel (Estacionamento e Desfrenagem), resultando um Sistema Pneumático de Freio simplificado, trazendo os seguintes benefícios:

• Menor número de conexões.
• Menor quantidade de tubulação.
• Tempo de montagem do sistema reduzido.
• Redução considerável de itens em estoque e logística simplificada.
• Menor frequência de manutenção do sistema em função da alta confiabilidade do módulo TrCM e do menor número de válvulas.
• Mesma tecnologia aplicada nos implementos rodoviários europeus há três anos.

15913

Um dos objetivos da Haldex é desenvolver produtos que tenham aplicação global, minimizando assim, a diferença de tempo na introdução dessas soluções e inovações tecnológicas nos diferentes mercados. É importante mencionar que o TrCM foi homologado pelo órgão certificador TÜV (Alemanha) em atendimento aos requisitos da ECE-R13, que rege as metodologias de teste e aprovação do sistema de freio de veículos europeus e que serve de base para a determinação da normas brasileiras para homologação dos sistema de freios pela ABNT.

Circuito pneumático de freio para semi-reboque 2 eixos suspensor

15844t

Circuito pneumático de freio para semi-reboque 2 eixos sem suspensor

15843t

7 comentários em “Novas tecnologias em freio de carreta

  1. Então, legal um sistema melhor mas… Aqui temos alguns problemas a começar pela idade de nossa frota, e outro problema seríssimo é a falta de tecnologia nos implementos enquanto os cavalos estão cada vez mais tecnológicos os implementos não acompanham, e para completar a lei não obriga o CVC inteiro com ABS portanto temos cavalos com ABS e carretas sem e vice versa!
    Isso sem contar com a falta de manutenção generalizada nos veículos brasileiros.
    Enfim falta muito para termos veículos mais seguros.

  2. boa noite adoro estes post de vcs sera que vcs poderiam me mandar um arquivo pdf ou uma apostila de sistema pneumatico de reboques e semi reboques e ate mesmo de caminhoes se possivel.obrigado pelo aprendizado.

  3. Boa noite
    Estou a procura de uma valvula Haldex TRCM+, na haldex não estamos conseguindo.
    Vocês saberiam de dizer se encontro em outro lugar?

    Obrigado.
    Att.
    Samuel Costa

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php