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Nosso diferencial é o serviço prestado ao reparador

Marcelo Rosa, gerente Comercial de Aftermarket da Meritor no Brasil, fala da importância da relação com os mecânicos e acredita que por meio de treinamento e com a ajuda das redes sociais a aproximação pode ficar maior

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Revista O Mecânico: Ainda em 1956, a Meritor iniciou as suas atividades no Brasil, associada à Braseixos. Conte um pouco dessa história e como é a estrutura da empresa hoje.
Marcelo Rosa: Iniciamos as nossas atividades em 1956, como Braseixos, uma joint venture entre Rockwell e o grupo Cobrasma. Em 1959 construímos a nossa fábrica em Osasco, onde estamos até hoje. Em 1986, firmamos nossa primeira joint venture com o grupo Randon, onde criamos a Master Sistemas de Freios.
Em 1997, a Rockwell assumiu 100% da empresa no Brasil e, em 2000 fizemos uma fusão com a Arvin para criar a ArvinMeritor. Em 2011, fizemos o desinvestimento da Arvin e voltamos nosso foco de atuação para veículos comerciais.

O Mecânico: Quais produtos fazem parte do portfólio da marca? São voltados apenas para veículos pesados?
Marcelo: No Brasil, a Meritor, principal fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais na América do Sul, tem como portfolio soluções para eixos diferenciais, eixos cardans e eixos dianteiros. Somos 100% orientados para veículos comerciais.

O Mecânico: Qual a capacidade produtiva das fábricas da Meritor no Brasil? O que é destinado à reposição?
Marcelo: Nossa fábrica em Osasco está apta e com capacidade disponível para atender a demanda do mercado. Os produtos que oferecemos para o mercado de reposição são abastecidos, em sua grande maioria, por esta unidade em Osasco e, no caso de alguns modelos de eixos, de nossas fábricas em Asheville e Florence, EUA, em Cameri, na Itália e em Lindesberg, na Suécia.

O Mecânico: Vocês trabalham com joint ventures com empresas como a Master e a Suspensys. O que são produzidos nessa parceria?
Marcelo: Em 1986, firmamos uma parceria com a Randon e criamos a Master Sistema de Freios, líder nacional na fabricação de conjuntos de freios a ar para caminhões, ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários.
Na Suspensys, tivemos uma parceria com a Randon de 2002 até 2013, quando vendemos nossas ações para o grupo Randon.

O Mecânico: O que aconteceu com a parceria da Arvin, que durante tantos anos deu nome a empresa no Brasil?
Marcelo: Em um plano que se iniciou em 2004, a Meritor redesenhou seu foco de atuação novamente para veículos pesados, e por consequência dessa nova orientação estratégica, decidiu-se pelo desinvestimento na Arvin para alocarmos foco e recursos nos negócios para veículos pesados. Este processo foi concluído em 2011.

O Mecânico: A marca dá bastante atenção ao mercado de reposição. Qual a importância desse negócio para a Meritor?
Marcelo: O mercado de reposição é muito importante para Meritor. Hoje, estamos organizados mundialmente em duas unidades de negócios: a de veículos comerciais e industriais, que atende os negócios de produção em série (montadoras) e uma unidade de negócios para Aftermarket. Em Janeiro deste ano, anunciamos mundialmente uma reorganização na estrutura do mercado de reposição. No Brasil, reorganizamos nosso portfólio de produtos para ter foco nos componentes para eixos diferenciais, eixos cardans e eixos dianteiros. Implementamos uma nova política comercial, ampliamos nossa presença no campo, com presença local em todas as regiões do país e da América do Sul, e implementamos o nosso programa de frotas: o Meritor Frota Parceira.

O Mecânico: Como sistemista, vocês estão sempre investindo em inovações tecnológicas. Isso também acontece com o que é produzido para o aftermarket?
Marcelo: Sim. Os mesmos produtos que são produzidos para a linha de montagem são disponibilizados para o Aftermarket.

O Mecânico: Quais as ações para incentivar a manutenção preventiva junto aos clientes? Existem programas específicos para cada tipo de cliente?
Marcelo: Em agosto deste ano, após seis meses de testes em caráter experimental, anunciamos oficialmente nosso programa de relacionamento com frotas, o Meritor Frota Parceira. O objetivo é a propagação da manutenção preventiva e a correta manutenção de nossos produtos. Em cada região que dispomos de equipe comercial, dispomos também de um promotor técnico que irá gerenciar as principais frotas de sua região, levando informação de maneira rápida e eficiente, produtos para testes e homologação e orientações de onde encontrar nossos componentes na rede de distribuição. Cada promotor técnico gerencia 40 frotas. O objetivo desta ação é prover ao frotista atendimento personalizado e diferenciado, como sanar as suas dúvidas técnicas, orientar a manutenção preventiva, mantê-lo atualizado sobre nossos produtos, serviços e muito mais. Por ora, estamos com o programa funcionando nos Estados de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Pará, Maranhão e Piauí, além de outras localidades das regiões Centro-Oeste e Norte. No início de 2014 vamos finalizar a implementação em todas as regiões do Brasil e, ao longo do ano, iremos ampliar a atuação para os demais países da América do Sul.

O Mecânico: É importante ter uma relação próxima com os reparadores? O reparador influi na escolha da marca?
Marcelo: Sim, claro. Entendemos que o nosso diferencial competitivo será o serviço prestado ao reparador. Este é um dos motivos de termos lançado nosso programa de frotas e estarmos investindo na relação com a nossa rede de distribuidores: permitir que tenhamos nossos produtos disponíveis em todas as regiões do país.

O Mecânico: A marca oferece treinamento para o mecânico? Como é e como participar? Que outras ações oferecem para esse público?
Marcelo: Dispomos de um centro de treinamento em Osasco onde oferecemos treinamentos para montagem e desmontagem dos eixos diferenciais Meritor aos sábados, a cada 15 dias. Além do treinamento em Osasco, o qual permite que o aluno obtenha todas as informações para a correta manutenção do eixo diferencial, e também da visita às nossas instalações fabris, dispomos de palestras técnicas em todo o país, que podem ser agendadas através de nossa rede de distribuição ou através de nosso site: meritor.com/brasil.

O Mecânico: As participações da Meritor no Projeto Atualizar O Mecânico tem qual objetivo?
Marcelo: O objetivo é estar cada vez mais próximo ao aplicador e formador de opinião dos produtos que trabalhamos. Ainda percebemos que falta informação técnica para os aplicadores e, principalmente para produtos mais específicos, como reparar um eixo diferencial, por exemplo. É importante estarmos presentes e sempre disseminando a informação. Uma outra ação que estamos fazendo é investir nas mídias sociais. Em outubro lançamos oficialmente a nossa página no Facebook e nossa conta no Twitter. Estamos diariamente levando informações técnicas, dicas de aplicação, informações sobre lançamento de nossos produtos e outras curiosidades do mundo Meritor aos nossos seguidores. Este é o nosso objetivo com o Projeto Atualizar e as demais ações que estamos fazendo: estar cada vez mais presentes no dia a dia do aplicador e do usuário do produto Meritor.

O Mecânico: Existe uma rede de oficinas especializada na aplicação de produtos da Meritor? Como o mecânico faz para se tornar uma dessas oficinas?
Marcelo: Ainda não dispomos de uma rede especializada. Estamos avaliando e em breve teremos novidades.

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