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Nissan Livina: espaçoso e potente, modelo busca um lugar no segmento

Voltado para pequenas famílias, veículo oferece quatro configurações e duas opções de motor: 1.6 l com câmbio manual e 1.8 l com transmissão automática

Primeiro carro Flex fabricado pela Nissan no Brasil, o Livina chegou com o objetivo de levar a montadora em busca do seu espaço no segmento de monovolumes. Como manda a categoria, obviamente, o modelo pretende conquistar o consumidor apelando para atributos como espaço interno e performance. O veículo é vendido em quatro versões: duas básicas e duas topo de linha (SL) nas motorizações 1.6 l 16V com câmbio manual e 1.8 l com transmissão automática, a mesma testada pela Revista O Mecânico para esta matéria.

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O Livina realmente impressiona no quesito desempenho. Além de apresentar boas respostas na aceleração, de fato, surpreende pela força em baixas rotações. Silencioso, o motor da versão 1.8 l 16V gera potência de 125 cv a 5.200 rpm quando abastecido com gasolina e de 126 cv, no mesmo giro, quando abastecido com álcool. O torque máximo é de 17,5 kgfm a 4.800 rpm com qualquer um dos combustíveis. Já o propulsor 1.6 l 16V alcança potência de 104 cavalos (gasolina) e 108 cv (álcool), ambos na faixa de 5.750 rpm. O torque máximo é de, respectivamente, 14,9 kgfm e 15,3 kgfm a 3.750 rpm.

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Firme sem deixar de ser confortável, a suspensão tem bastante estabilidade. No conjunto frontal conta com subchassi com sistema antivibração, molas helicoidais, barra estabilizadora e cáster com ângulo elevado. A traseira é composta pelo eixo de torção com barra estabilizadora de grande porte.

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Com dianteira do crossover Murano e parte traseira discreta, o Livina é o típico carro voltado para famílias pequenas. Por outro lado, a montadora também tenta atingir o público jovem que deseja um carro acessível, mas com cara de requintado.

O acabamento interno do automóvel é de material simples, combina bancos e portas revestidos em tecido com um painel de diferentes texturas de plástico. Um ponto desfavorável é que, para reduzir o valor do projeto, a Nissan também deixou de incluir alguns itens de conforto, como, por exemplo, regulagens de altura do banco e do cinto de segurança.

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Em contraponto, o monovolume oferece porta-malas com capacidade para 449 litros, que pode ser ampliado para 769 litros com os bancos traseiros rebatidos. Nas quatro versões, o modelo vem equipado com os seguintes acessórios: direção elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos, ar condicionado e airbag do motorista.

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O diferencial das versões topo de linha é identificado nas rodas de liga-leve 15”, sistema de freios com ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), BA (sensores de frenagem emergencial), faróis de neblina dianteiros, travamento automático das portas com sensor de velocidade, keyless, alarme (somente versão 1.8 SL), airbag para o motorista e passageiro, volante em couro,  e CD player MP3, com entrada auxiliar para iPod.

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Sensor de estacionamento, aerofólio no alto da tampa traseira, DVD Player e lâmpadas halógenas são alguns dos opcionais para o Livina. Disponível em sete cores exclusivas, o veículo tem preço inicial de R$ 46.690, para os modelos mais básicos (1.6 l) e valor de R$ 56.690, para as versões mais completas (1.8 l).

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