Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nissan firma parceria com universidade para estudar baterias de carros elétricos e energia solar


A Nissan e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram memorando de entendimento que tem como objetivo iniciar estudos de soluções futuras para baterias usadas em veículos elétricos. Com este memorando será possível que a fabricante japonesa e o grupo de pesquisa da UFSC testem aplicações nessas baterias. A Nissan vai fornecer para as pesquisas seis baterias de veículos LEAF, que foram usados como táxis em São Paulo e no Rio de Janeiro entre 2012 e 2016.

A parceria pretende estudar o potencial das baterias como sistemas de armazenagem e geração de energia de maneira independente da rede elétrica convencional. Segundo a fabricante de automóveis, considerando o consumo médio residencial no Brasil de 170kWh/mês – 5,66kWh/dia – a energia acumulada em uma bateria pode, por exemplo, manter uma casa funcionando por aproximadamente 3 dias.

A armazenagem de energia solar também será um dos temas de estudo. Uma das primeiras aplicações planejadas pelos pesquisadores acontecerá no próprio prédio do Laboratório Fotovoltaica UFSC. A energia elétrica gerada durante o dia por meio dos módulos fotovoltaicos instalados nas coberturas dos prédios deste laboratório ficará armazenada nas baterias do Nissan LEAF para ser utilizada durante a noite, quando a tarifa de luz é mais cara.

O uso de baterias de modo impendente já acontece na Holanda, aonde 148 baterias de Nissan LEAF alimentam o estádio Johan Cruyff Arena de forma independente sem conexão com a rede elétrica convencional.

O evento para firmar a parceria aconteceu na sede do Laboratório Fotovoltaica UFSC (Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar), em Florianópolis, com a presença do presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, do pró-reitor de pesquisa da instituição, o professor Sebastião Roberto Soares, e do coordenador do Laboratório Fotovoltaica UFSC, professor Ricardo Rüther.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php