Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Negócios pesados

A Fenatran mostrou mais uma vez que o Brasil é uma potência no setor de transportes, capaz de oferecer muita tecnologia nos novos veículos, peças, serviços e implementos que logo estarão no mercado

 

Carolina Vilanova

abertura2

 

No melhor momento da história da indústria automobilística no País, as vendas atingem recordes históricos a cada mês, a Fenatran (Salão Internacional do Transporte) mostrou que o Brasil é um País muito forte quando o negócio é transportes. A 26ª edição do salão foi realizada entre os dias 15 e 19 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com organização da Reed Exhibitions e Alcântara Machado Feiras de Negócios, e apoio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística).

 

A feira foi impecável, sem deixar nada a dever para os maiores salões do mundo, sem contar o fato de que o Anhembi ainda é pequeno para tamanha exibição, mas em termos de show e capacidade de gerar negócios, a Fenatran foi um sucesso. Foram mais de 300 expositores, entre montadoras, fabricantes de motores, autopeças e pneus, implementos, rastreadores, petroleiras, serviços entre outras empresas da cadeia produtiva de transportes. E os estandes estavam todos lotados de gente e com muitas novidades, algumas já disponíveis e outras nem tanto.

 

A feira mostrou que as montadoras estão investindo para oferecer mais opções para o consumidor e apesar da demora para entrega, tem muitos compradores ainda indecisos, prontos para fechar negócio. Recursos tecnológicos avançados e a preocupação com a preservação do meio ambiente são os principais argumentos de venda. Na maior feira do transporte nacional, os modelos que expressavam essas características foram os mais destacados.

 

O diretor geral da Fenatran, Evaristo Nascimento, afirmou que a feira superou todas as expectativas, acompanhando o momento em que o setor vem batendo recordes de produção e vendas. “No decorrer da feira, vimos estandes com ótima freqüência, que devem gerar bons negócios aos participantes”, comenta Nascimento.

 

De acordo com o presidente da NTC&Logística, Geraldo Vianna, a Fenatran 2007 deixou um saldo muito positivo, com visitantes de vários cantos do País e também da América Latina e Europa. Tudo indica que iniciamos um novo ciclo de desenvolvimento econômico, firme, consistente e sustentável. A frota de caminhões brasileira tem uma idade média de quase 20 anos e há muito caminhão de 35 a 40 anos rodando pelas nossas estradas. Aproveitamos, também, a feira para prepararmos o transportador para o futuro”, analisa.

 

Os Expositores

 

As principais empresas envolvidas no setor de transportes estavam presentes na Fenatran. As montadoras aproveitaram o evento e o momento em que o setor vive para rechear o pavilhão de lançamentos para todos os gostos, da mesma maneira que as empresas fabricantes de motores e autopeças, além das fabricantes de pneus, estavam preparados com novos produtos e serviços.

 

dsc_0637

 

A Agrale lançou o caminhão 13000 com terceiro eixo, além dos novos AM 200 e AM 200 CD, que completam a linha Marruá 2008. No espaço da Fiat, os veículos comerciais leves em diversas aplicações foram os destaques, como o Ducato na versão Minibus Teto Alto. Outros modelos em exposição foram o protótipo Ducato Cabinato e a versão Limousine. A marca levou também veículos preparados para o trabalho: Uno Furgão, Fiorino Furgão, Doblò, pick-up Strada, Palio Adventure e até o Punto.

 

dsc_0183

 

dsc_0680

 

A história do primeiro caminhão produzido no Brasil, que completou 50 anos, foi contada no estande da Ford, ao lado dos mais modernos veículos comerciais para todas as capacidades. As atrações foram a recém lançada linha Cargo 712 e o cavalo mecânico 4532e, além da F-4000 com distância de entreeixos alongada e o F-4000 4×4, que chegam em breve ao mercado. Outros modelos do Cargo 1317e, 2428e, 6×2 e 5032e 6×4 tiveram destaque, juntamente com os veículos leves Ford Ranger GNV e Courier.

 

dsc_1235

 

imagem32alta_master

 

A Iveco contou com um estande principal e quatro mini-estandes espalhados pelo pavilhão. A grande vedete da marca foi o carro de Fórmula 1 de Felipe Massa, exibido ao lado dos novos extrapesados Stralis e da nova linha Daily. A linha Iveco EuroCargo 2008 ressaltava as características da marca em três modelos médios: 170E22, 230E22 e 230E24. A linha Cavallino surgiu com aprimoramentes para 2008.

 

dsc_1255

 

dsc_1182

 

No espaço da Mercedes-Benz foram expostos 17 modelos, entre caminhões e comerciais leves. O destaque foi o novo 2726 6×4 e a linha pesada Actros para o mercado brasileiro. Entre as linhas tradicionais da marca, a Sprinter em várias versões e os caminhões semipesados Atego 1728 e 2428, e os pesados da gama Axor 1933, 2035, 2540 e 2644.

 

DSC_0659

 

Os visitantes do estande da Renault puderam conferir de perto a linha de comerciais leve da marca disponível no mercado nacional. Os furgões Master estava em todas as suas configurações tanto para passageiros quanto para transportes de cargas. O Master “CrewCrab” foi o destaque, com sua cabine dupla montada sobre um chassi médio com teto alto. A linha de utilitários Kangoo também estava presente para diversas aplicações.

 

A Scania apresentou as novas cabines da marca que ganharam novas denominações: Série P, G e R, incluindo versões para todos os tipos de aplicações e configurações de eixos Os caminhões estão disponíveis em quatro motorizações: 9, 11, 12 e 16 litros, com potências de 270 a 500 hp.

 

A Volvo apresentou na Fenatran o FH comemorativo aos 80 anos do grupo, que é também considerado o caminhão conceito da Volvo, equipado com os mais avançados itens de segurança e o alco-lock, um bafômetro instalado dentro da cabine do caminhão. Além disso, exibiu as linhas F, com os modelos FH e FM, e destaque para o FM 10×4; e a gama de caminhões pesados e semipesados VM, já tradicionais da marca.

 

Como destaque em seu estande, a Volkswagen levou as famílias Delivery, Worker e Constellation, preparadas para atender a todo tipo de aplicação, desde urbanas, rodoviárias e até fora-de-estrada. O público pode conhecer os mais recentes modelos da maca, os Constellation extrapesados VW 19.370, VW 25.370 e VW 31.370, equipados com o motor VW NGD 370.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php