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Nakata ressalta passos importantes na troca da bomba de óleo

A Nakata, marca de autopeças da Affinia Automotiva, dá dicas para o mecânico fazer a troca correta da bomba de óleo. De acordo com a fabricante, a troca da peça exige conhecimento do motor, que varia de modelo e marca e cuidados para garantir serviço de qualidade. “O mecânico deve ficar atento ao substituir a bomba de óleo. A peça só deve ser retirada da embalagem na hora da instalação. Isto evita a entrada de sujeira ou materiais estranhos em seu interior”, adverte o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, que destaca cinco passos que o mecânico deve seguir à risca durante a operação.

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O primeiro passo é fazer uma limpeza completa em todo o sistema de lubrificação antes da instalação, desde o cárter, passando pelo pescador, respiro e, principalmente, a face do bloco e a cavidade onde é instalada a bomba. “É preciso ter atenção para não deixar restos de metal, cerdas da escova de aço, fiapos de estopa ou qualquer outro resíduo do processo de limpeza dentro do motor. Essas impurezas podem acabar emperrando a válvula de alívio ou engrenagens da bomba”, explica Jair.

O segundo passo é, após a limpeza, colocar a bomba nova em um recipiente com óleo de motor limpo e girar o seu eixo. Dessa forma, a bomba vai sugar um pouco de óleo para formar o “selo hidráulico” que fará com que a captação e pressurização do sistema sejam o mais breve. Pancadas são proibidas na hora da aplicação. “Não é permitido bater na área de apoio do motor. Isso pode gerar apoio irregular, causar vazamentos e até travamento das engrenagens na cavidade do bloco”, comenta o gerente.

O terceiro passo é tomar cuidado com os componentes de vedação. “O aplicador deve evitar o contato de mãos ou ferramentas no retentor e nunca passar cola, graxa ou qualquer outro produto entre a bomba e o motor”, afirma Jair.

O quarto passo é fazer o aperto da bomba de forma alternada para evitar engripamento, aplicando o mesmo torque em todos os parafusos.

O quinto e último passo é colocar óleo e filtros novos no motor após a instalação. Em seguida, dê a partida sem as velas e com o filtro de óleo ligeiramente solto. Assim que o lubrificante atingir o filtro, dê o torque final e mais uma partida, verificando com um manômetro se houve indicação de pressão no sistema. Depois, basta instalar as velas, dar a partida e monitorar a pressão do sistema conforme a norma ABNT NBR 13032, finaliza.

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