Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nakata orienta sobre a equalização dos amortecedores antes da instalação



A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição, orienta sobre a importância de fazer a equalização (ou escorvamento) dos amortecedores antes de sua instalação. O procedimento é feito para retirada do ar que se encontra no tubo interno devido os amortecedores ficarem acondicionados na embalagem na posição deitada.

“Antes da instalação é preciso fazer a equalização ou escorvamento do amortecedor, ou seja, retirar o ar que se encontra no tubo interno da peça”, explica o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva. O gerente comenta que o procedimento é simples. Basta colocar o amortecedor na posição de instalação, com a haste para cima. Em seguida, é só puxar a haste para fora e empurrar de volta para dentro, cerca de 5 vezes. “A haste deve deslizar sem vazios”.

Segundo Silva, o processo é aplicado porque o amortecedor fica guardado na posição deitada, o que faz com que o óleo vá para o tubo interno, abrindo espaço para o ar na parte superior. Por isso, não é recomendado, após a equalização, colocar os amortecedores novamente no chão antes da instalação. Ele atenta para outros cuidados. “Nunca segure a haste do amortecedor na hora da instalação com alicate ou outra ferramenta semelhante, pois caso danifique a haste, vai comprometer a vedação da peça”.

O especialista indica verificar a posição de montagem e o estado de todos os componentes da suspensão. Se necessário, utilizar itens com qualidade e de marcas tradicionais do mercado. “Após o aperto final com o veículo no solo, é preciso efetuar revisão completa da fixação de todo o sistema de suspensão e alinhar o conjunto”, finaliza.

2 comentários em “Nakata orienta sobre a equalização dos amortecedores antes da instalação

  1. Eu comprei amortecedores novos, fiz esse procedimento diversas vezes, e não resolveu. Ele não ficou hábito para aplicação! Tem algum problema se eu colocá-los assim no veículo, e deixá-los trabalharem sozinhos?

  2. Boa tarde,
    sempre soube deste procedimento sugerido pelos fabricantes de amortecedores, e sempre achei meio estranho.
    Pergunta: As montadoras usam esse procedimento? tem um equipamento especifico para esse procedimento? por que é obvio que as torres dianteiras e amortecedor traseiro ficam lamben deitados no estoque antes de entrar na linha de produção.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php