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Nakata dá dicas para evitar o comprometimento da suspensão do veículo



Amortecedor, braço oscilante, pivô, batente e barra estabilizadora fazem parte do sistema de suspensão dos veículos e, como são componentes importantes para a segurança no trânsito, devem estar sempre em boas condições. Por isso, é fundamental avaliá-los periodicamente. “Ruídos provenientes da suspensão, perda de estabilidade em curvas, balanço excessivo em arrancadas e freadas ou ainda sentir as rodas pularem excessivamente ao trafegar em solo irregular e vazamento de óleo podem ser indícios de desgaste nos componentes da suspensão”, afirma o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva.

Ele explica que os amortecedores são desenvolvidos para suportarem quilometragens altas, mas sua vida útil está relacionada às condições de uso e do solo que o veículo trafega. “Essas variáveis contribuem diretamente na vida útil da peça. Num veículo de aplicação fora de estrada, por exemplo, a vida útil do amortecedor será menor no que num veículo de aplicação urbana que trafega em pistas de boa qualidade”, ressalta.

Como o sistema é responsável por absorver as irregularidades do solo, mantendo a estabilidade do automóvel e o conforto dos ocupantes, a recomendação é sempre examinar o sistema caso o motorista relate alguma anormalidade. Segundo Silva, é importante fazer alinhamento e balanceamento de rodas a cada 10 mil km ou quando passar por buraco que provoque impacto forte na suspensão ou, ainda, se o proprietário notar comportamento anormal do veículo.

O rodízio de pneus também é uma medida importante para assegurar a durabilidade, além de ser fator de economia. “Deve ser feito de acordo com a recomendado pela montadora do veículo, garantindo vida útil maior”, comenta o especialista da Nakata. Ele lembra que, ao fazer o rodízio, é recomendável balancear e alinhar as rodas.

Comentário em “Nakata dá dicas para evitar o comprometimento da suspensão do veículo

  1. Eu,Kennedy A.Santos como mecânico recomendo o alinhamento e balanceamento no período de 5.000 km rodados pois isso depende muito de cidade pra cidade a muitas cidades emburacadas e outras não mas sabemos que se o cliente faz o alinhamento regularmente .
    ai não tem o devido cuidado com o veiculo logo estará desalinhado e assim trazendo avarias para os pneus e até empeno do seu “aro”…

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