Semieixos são elementos mecânicos fundamentais ao funcionamento dos veículos, podendo ser, basicamente, de dois tipos: homocinéticos ou rígidos, explica a Nakata. Utilizado em veículos leves e vans, o eixo com juntas homocinéticas é responsável por fazer a ligação entre o diferencial e as rodas e assim, transmitir a energia gerada pelo motor para as rodas, além de permitir o esterçamento. Geralmente é utilizado em veículos com tração dianteira. Já o semieixo rígido é utilizado em veículos com tração traseira, como picapes, caminhões e ônibus, não permite esterçamento.
“Fatores extremos, choques, trancos e cargas excessivas podem provocar desgaste e até a quebra de semieixos. Por isso, é preciso ter cuidado para não comprometer componentes da transmissão”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Segundo Silva, é comum ocorrer a quebra do semieixo, principalmente por excesso de carga ou tranco. No caso dos semieixos homocinéticos, o mais comum é o desgaste das homocinéticas por falta de inspeção periódica das coifas de proteção.
gostaria de saber se a nakata cormecializa a tulipa e a trizeta do corolla 1.8 automatico 1996. Orlindo Osasco SP