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Motores em escala industrial

Como é realizada a remanufatura de um motor da linha Renov da Mercedes-Benz, que inclui todos os procedimentos de recuperação de peças na própria linha de montagem, com um controle de qualidade tão rigoroso que chega a ser mais elevado que o de um produto novo

Carolina Vilanova

 

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Acaba de chegar em sua oficina um caminhão em cima de um guincho com problemas no motor. Depois de uma rigorosa análise, foi constatado que o conjunto está condenado e, provavelmente, precise de uma retífica. Um trabalho complexo, demorado e caro, que depende de um cuidado muito detalhado do retificador para que tenha um resultado satisfatório. E quem melhor para recuperar um motor do que o seu próprio fabricante?

 

Essa é a aposta da Mercedes-Benz com o programa de remanufatura de peças Renov: devolver para o veículo um componente reparado com as mesmas especificações de um novo, com altíssimo padrão de qualidade, num processo totalmente efetuado na linha de montagem, por um preço bem mais em conta e a mesma garantia de fábrica de um ano válida para todo o Brasil.

 

A linha Renov oferece os seguintes componentes: motor, câmbio, embreagem, motor de partida, unidades injetoras. “São opções que o consumidor tem à base de troca, no qual o conjunto avariado serve como parte do pagamento. Além disso, o processo tem um conceito sustentável muito forte, pois reduz o descarte de materiais. Em relação ao preço, uma peça remanufaturada pode ser encontrada por até 55% do valor de uma nova, ou seja, é muito mais vantajoso para o cliente e para o mecânico”, avalia Edmundo Manzini de Souza, gerente da Produção Remanufatura da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Acompanhe nesta matéria o passo-a-passo de como é feito o processo de remanufatura de um motor dentro da fábrica da Mercedes-Benz em Campinas/SP. É sempre bom frisar que todo o processo da Renov é efetuado por profissionais treinados e com equipamentos e ferramentas especiais, assegurando a precisão no ajuste das peças, e por consequência a originalidade do componente a ser aplicado.

 

Primeiro laudo

 

1) Tudo começa ainda na sua oficina ou nas oficinas da rede de concessionários, quando o motor avariado é retirado do caminhão. As peças Renov são vendidas nas concessionárias da rede, e se tiver disponibilidade no estoque, o motor é substituído na mesma hora. Daí por diante, o concessionário faz uma avaliação visual no conjunto e emite um laudo que segue juntamente com o motor para a montadora, onde começa o processo.

 

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2) Na fábrica, a Mercedes-Benz faz novamente a verificação visual do conjunto, caso haja divergência em relação ao laudo da concessionária. Nesse check list é verificado se há quebras, trincas ou soldas visíveis, que impossibilitem a recuperação do motor.

 

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3) O próximo passo é desmontar o motor para verificar a parte dimensional. Anéis, pistões, bronzinas, casquilhos de biela e mancal, camisa e parafusos são 100% descartados. Vale lembrar que todo o descarte é reciclado corretamente, destinado para empresas certificadas e seguindo a política de meio ambiente da montadora.

 

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4) Os técnicos fazem a inspeção visual. Algumas peças depois de avaliadas podem ser reutilizadas, são elas: bomba de óleo, virabrequim, bloco. Qualquer indício de que a peça não está nos padrões faz com que ela seja sucateada e colocada outra genuína no lugar, em qualquer parte do processo. Edmundo explica que todos os processos – desmontagem, montagem e usinagem – tem controles de qualidade específicos chamados Quality Gates. (4a)

 

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5) Agora, as peças já separadas e identificadas entram no processo de limpeza, em equipamentos apropriados. Em seguida, as partes sofrem uma queima, um tipo de vulcanização antes de receber um jateamento de areia.(5a)

 

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6) Depois desse processo, as peças são avaliadas novamente e, se apresentarem alguma anormalidade, são sucateadas. “Isso acontece pois não temos histórico de vida do motor que está sendo recuperado, então, o controle de qualidade é feito posto a posto”, afirma Edmundo. “A preocupação é com a qualidade, afinal vamos oferecer a mesma garantia de um motor novo, assim, pode-se dizer que a qualidade dos produtos Renov chega a ser tão rigorosa quanto a de um produto novo”, complementa.

 

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7) Nas próximas etapas, são efetuadas as medições do cabeçote com ferramentas especiais para o padrão aceitável. É medida a dureza e depois todos os pólos. A sala de análise de qualidade dos produtos Renov funciona com base numa avaliação sistemática de todas as peças. (7a)

 

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Qualidade:

1º ciclo: avaliação do operário
2º ciclo: auditoria interna
3º ciclo: auditoria corporativa

Tudo isso confere a certificação dos produtos Renov

 

Retrabalho

 

1) Nessa fase seguinte é feito o retrabalho do bloco, com a conferência das medidas, trazendo o componente para a condição de 0 Km.

 

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2) A mesma conferência é feita para virabrequim, comando e cabeçote. Esse é o preparo de entrada para a usinagem:

 

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– Mandrilhamento, faceamento e brunimento dos blocos. O brunimento é especial de fábrica, um dos fatores responsáveis pela longevidade do motor.(A)

 

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– Linha de usinagem do virabrequim (B)

 

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– Usinagem do cabeçote, sempre fazendo as inspeções (C)

 

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3) Também deve ser feita a inspeção dos componentes internos das bombas, na qual são testadas pressão e funcionamento. Mais uma vez, qualquer anormalidade faz a peça ser desclassificada para remontagem.

 

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Estoque e remontagem

 

1) Toda peça depois de inspecionada e recuperada é enviada para o estoque, quando será destinado ao motor remanufaturado. Para isso, existe uma logística de programação do produto a ser utilizado.

 

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2) De acordo com a Mercedes-Benz, é feita a rastreabilidade das peças, mas isso não implica que temos que montar todas no mesmo conjunto. “Considerando que as especificações são novas, não tem problema se forem distribuídas em motores diferentes, mas da mesma linha, claro”, esclarece Edmundo. “Se necessário podemos colocar também uma peça nova no lugar de uma avariada”.

 

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3) A fábrica utiliza máquinas flexíveis para atender a linha, então o operador tem que saber quais as medidas adequadas a aplicar, para isso é importante o controle de qualidade e auditoria sistemática.

 

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4) Na célula de biela, a peça é usinada e pesada, depois são trocadas as buchas e os parafusos.

 

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5) Depois, o virabrequim, pistões e casquilhos entram em processo de montagem.

 

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6) É importante frisar que 100% dos motores Maxx (completos) são testados em dinamômetro, funcionando como se estivesse em campo. No último Quality Gate são checados os torques e as folgas. Estando tudo em ordem, o conjunto é embalado e mandado para expedição

 

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O gerente explica que depois que foi aplicado no veículo, o monitoramento continua e qualquer falha é registrada para criar indicadores e corrigir os possíveis erros. Por ano são remanufaturados uma média de 7 mil motores e 5 mil câmbios.

 

“Nosso desafio era fazer uma oficina em escala industrial, fazendo o motor do cliente ser novo de novo. Disponibilizamos motor Renov desde a Sprinter até o Actros, no total, 90% da gama de eletrônicos e mecânicos da marca podem ser encontrados nessa modalidade’, conclui.

 

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O mecânico vai ao concessionário

 

Fizemos uma visita na Araguaia Pirasa Veículos, uma concessionária Mercedes-Benz localizada na cidade de Campinas, bem próxima à fábrica. O gerente de peças, J. Araújo Servija, nos conta que tem estoque de peças remanufaturadas, além da facilidade da distância ajuda. “Fazemos o pedido e no dia seguinte já recebemos o produto”.

 

Ele afirma que a concessionária recebe muitos mecânicos independentes tanto no balcão quanto por telefone para comprar as peças remanufaturadas da linha Renov. “Eles compram e indicam para os seus clientes, pois é um produto com originalidade e garantia de novo. Além disso, o caminhão fica menos tempo parado”, diz o gerente.

 

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* Preço a vista, à base de troca, considerando a aprovação total do motor usado. Consulte o concessionário sobre os critérios de avaliação e também sobre as peças complementares, necessárias para a montangem / instalação do motor no veículo.

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