Motores em alta

Michael Ketterer, diretor de Vendas e Marketing da MWM International,fala sobre a ascensão da empresa depois da união entre as duas gigantes do diesel e enfatiza a importância do mecânico na cadeia automotiva,para quem oferece treinamentos e palestras técnicas em conjunto com a rede, para incentivar uso de peças genuínas

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Revista O Mecânico: A MWM e a International, duas das maiores fabricantes de motores do mundo, uniram suas forças em 2005, quais eram os objetivos dessa fusão? Eles foram cumpridos?
Michael Ketterer: O principal objetivo dessa fusão foi a total integração e aproveitamento de sinergia de grandes empresas para o desenvolvimento de motores de “primeira classe” e altamente tecnológicos e competitivos para o mercado local e exterior, proporcionando um crescimento global. Nestes quase cinco anos de MWM International conquistamos novos contratos no Mercosul e no exterior. Entre os mais recentes e importantes está o acordo para montagem de motores diesel que equiparão os caminhões e ônibus da MAN Latin América e o fornecimento de propulsores para tratores e retroescavadeiras da marca Massey Fergunson. Em 2008, a empresa atingiu todos os recordes. Foram 141 mil motores/ano, uma produção que resultou um faturamento de US$ 1 bilhão. Ainda neste ano, firmamos o maior acordo já feito com a GM para o fornecimento de 420 mil unidades de uma nova geração de motores diesel de 2011 a 2018. Este constante crescimento proporcionou o reconhecimento de nossos principais clientes e a conquista de vários prêmios. No ano passado, mesmo com os efeitos da crise, a empresa planejou investir US$ 345 milhões nos próximos cinco anos em desenvolvimento tecnológico, capacitação profissional dos colaboradores, novos e modernos equipamentos para linha de produção, além de pesquisas em tecnologia para combustíveis alternativos.

O Mecânico: Como é a estrutura da empresa agora em termos de unidades fabris e produtos fabricados?
Ketterer: A MWM International possui três plantas, localizadas em Santo Amaro (SP), Canoas (RS) e Jesús Maria, em Córdoba, na Argentina. Hoje, atende mais de 30 países em todos os continentes. Conta com uma linha completa de motores da mais avançada tecnologia – de 2,5 a 9,3 litros e de 50 a 370 cavalos de potência – que cumprem as mais rígidas normas de emissões de poluentes.

O Mecânico: Qual a capacidade de produção das fábricas e a gama de veículos que são equipados com os motores da marca?
Ketterer: A planta de Santo Amaro (SP) possui capacidade de 130 mil motores/ano, em Canoas (RS) 100 mil motores/ano e em Jesus Maria, Córdoba (Argentina) a unidade é utilizada para produção de componentes. Hoje, a empresa equipa uma gama de veículos, entre eles estão: MAN Latin America com caminhões e ônibus, linha Delivery, Worker, Constellation e Volksbus; AGCO com tratores e retroescavadeiras; GM com a S10; Agrale com caminhões leves e médios, chassibus e vans; Ford com a Ranger e Troller; Volvo linha VM; Valtra com tratores; New Holland linha TL de tratores; JCB e Randon com retroescavadeira; Stemac para grupo geradores; e Servspray, Montana e Jacto em pulverizadores, entre outros.

O Mecânico: A crise do final de 2008, início de 2009 afetou muito mais a indústria de veículos pesados, isso acarretou redução na produção dos seus motores? E hoje, a produção já foi recuperada? A expectativa para 2010 é boa?
Ketterer: Sim, tivemos uma redução de 20% na produção de motores, porém a empresa não sofreu tanto comparada ao mercado que obteve uma redução de até 30%. Acreditamos desde o início na retomada do mercado no segundo semestre de 2009, assim nossa produção neste ano fechou em 112 mil motores, com expectativa de mais de 130 mil unidades até o final de 2010.

O Mecânico: A manutenção dos motores é muito importante para a durabilidade do conjunto, como é formada a rede autorizada da MWM International? Os mecânicos dessa rede recebem treinamentos de atualização? Como funciona?
Ketterer: A rede autorizada é formada por empresas parceiras que possuem o perfil de atendimento de serviços especializados em mecânica diesel. Estas empresas são definidas por nosso pessoal de serviços e pelos representantes regionais. Os perfis levantados são analisados pela fábrica e passam por uma auditoria de credenciamento, especialmente nos quesitos de treinamento técnico, ferramentas, instalações, aplicação de peças genuínas e qualidade no atendimento, entre outros. Estando tudo de acordo com os requisitos MWM International, a empresa é então considerada uma Autorizada.

O Mecânico: Qual a relação entre a MWM International e o mecânico diesel independente?
Ketterer: A empresa trata o mecânico diesel independente como seu cliente. Adquirindo peças genuínas MWM International, o mecânico tem suporte técnico telefônico, garantia, treinamentos, entre outros benefícios.

O Mecânico: Quais as preocupações da empresa com esse profissional, existem programas, campanhas e treinamentos voltados para ele?
Ketterer: A MWM International possui parceria com 30 escolas do SENAI em todo o Brasil e oferece diversos programas de treinamento organizados pelos distribuidores autorizados. Além disto, a empresa realiza palestras técnicas regionais focando este importante público.

O Mecânico: Existem programas que incentivam a aplicação de peças genuínas entre os mecânicos independentes?
Ketterer: Sim, promovemos treinamentos e palestras técnicas e ,comerciais em conjunto com a nossa Rede para incentivar uso de peças genuínas para mecânicos independentes e aplicadores. Enfatizamos os diferenciais e a importância do uso das mesmas com relação à durabilidade e padrões de qualidade de uma forma geral.

O Mecânico: Como funciona o sistema de assistência técnica e garantia das peças genuínas da marca?
Ketterer: O consumidor de peças genuínas MWM International tem à sua disposição assistência técnica e garantia através de toda a rede autorizada bem distribuída por todo o Brasil.

O Mecânico: Em sua opinião, o reparador influi na escolha entre uma peça original e uma de má qualidade?
Ketterer: Sim, o reparador é o formador de opinião mais importante na cadeia de distribuição. Ele desempenha um papel muito importante na correta manutenção do motor/ veículo que de certa forma irá influenciar o usuário final na decisão da motorização quando da compra de um veículo novo.

O Mecânico: A participação em feira de negócio especializadas em Aftermarket, como a Automec Pesados, é importante para a MWM International? Que tipo de ações são realizadas nesses eventos?
Ketterer: Sim, são muito importantes. Promovemos nossa marca e enfatizamos a importância da utilização de Peças Genuínas na manutenção de veículos com motorização MWM International de forma a garantir a durabilidade e integridade do motor. Além disto, estreitamos o relacionamento com o cliente e temos a oportunidade de ouvir sugestões e oportunidades de melhoria. Apresentamos palestras técnicas, disponibilizamos vídeos interativos e atendemos dúvidas e questões em geral.

O Mecânico: O empresário reparador que quiser fazer parte da rede de autorizadas, o que deve fazer?
Ketterer: Para candidatar-se a um Serviço Autorizado basta entrar em contato com o Departamento de Serviços da MWM International. Será enviado um formulário para ser preenchido e devolvido à empresa juntamente com fotos. Em seguida, se a empresa for aprovada nesta etapa, a MWM International envia um representante pra uma visita técnica e comercial. Para entrar em contato ou mais informações acesse o sitewww.mwm-international.com.br.