Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Motor: Substituição da correia de acessórios do Fiesta Rocam 1.6

 

Confira como é feita a troca da correia que movimenta os periféricos do motor 1.6 Rocam no Ford Fiesta 2009

Texto: Alessandro Reis
Foto: Lucas Porto

 

A correia de acessórios, também chamada pela Dayco de Poly-V, é responsável por acionar componentes como bomba d´agua, ar-condicionado e direção hidráulica. Com o passar do tempo sofre desgastes capazes de causar ruídos e vibrações no cofre do motor. Nelson Morales, consultor técnico da Dayco, recomenda realizar inspeção visual nos componentes do sistema de transmissão a cada 15 mil km, verificando eventuais folgas e desgastes e observando o prazo médio de cerca de 50 mil km para a sua substituição.

 

“Ao identificar ruídos, ou a correia apresentar mais de três trincas (rachaduras) em um espaço de 2 cm nos ‘ribs’ (estrias), é sinal de que chegou a hora de substituí-la”, recomenda o especialista da Dayco.

 

Vamos mostrar aqui, com a orientação de Morales, o passo a passo para trocar a correia de acessórios de modelos da Ford equipados com motor RoCam, seja ele 1.0 l ou 1.6 l. De acordo com o consultor, o procedimento é relativamente simples, caso o tensor e as demais polias que são movimentadas pela correia estejam em bom estado.

 

“Caso o tensor apresente folga, ele deve ser substituído juntamente com a correia, não apenas o refil, e sim todo o conjunto, o que é recomendado nesses casos, mas torna o processo complexo e demorado, pois exigi levantar o motor parcialmente para a remoção do suporte do tensor. Isso requer soltar o coxim do motor e componentes como bomba da direção hidráulica, alternador e protetor de cárter”, explica o especialista.

 

No caso específico do veículo utilizado neste passo a passo, o tensor e as demais polias estavam em boas condições e foi preciso trocar apenas a correia por outra nova – neste procedimento utilizamos a correia Poly–V Dayco 6PK2240, componente recomendado para veículos da linha Ford equipados com motor Zetec RoCam.

 

“O importante é se atentar para a passagem correta da correia entre as polias, antes da troca, proceder com uma inspeção visual de todo o sistema verificando a existência de folgas nas polias e no tensionador. Depois de retirar a correia velha, também não se esqueça de limpar as polias com um pincel ou jato de ar para remover resquicios de sobremateriais deixadas pelo desgaste da correia usada”, ensina Morales.

 

 

 

Procedimento:

1. Remova a roda dianteira no lado do passageiro para facilitar o acesso. Em seguida, utilize uma chave L10 para retirar os dois parafusos que prendem a capa de proteção da correia.

 

 

2. Na capa existe uma mangueira fixada através de duas presilhas. Para soltar as presilhas utilize uma chave de fenda em sua parte interna, fazendo alavanca. Tome cuidado para não as quebrar.

 

 

3. Uma vez retirada a capa de proteção, o próximo passo é remover a correia desgastada. Antes disso, o ideal é desenhar a passagem da correia pelas polias para evitar erro no passo nº8. O diagrama demonstra o posicionamento ideal.

 

 

4. Para a remoção da correia, utilize uma chave estrela 15 mm, encaixe no parafuso de fixação da polia do tensor e gire no sentido horário até afrouxar a correia. Assim que ela estiver frouxa, puxe com a mão a partir da polia posicionada mais abaixo, a do ar-condicionado.

 

 

5. Retirada a correia de acessórios, observe a existência de desgaste, especialmente nos sulcos, entre “ribs”, estrias da correia que “casam” com as guias das polias.

 

 

6. Na sequência, examine as polias verificando a ocorrência de folgas e sinais de desgaste, especialmente a polia do tensionador, que pode apresentar folga e ruído, por conta de rolamento desgastado. Também cheque o estado da bomba d’água, que deverá ser trocada caso apresente vazamento ou folga, para não comprometer o perfeito funcionamento do sistema. No caso específico, o tensionador está em boas condições e não requer substituição.

 

 

7. Após realizar inspeção visual em todos os componentes do sistema, a etapa seguinte é limpar as polias e retirar resquícios de material originados por conta do desgaste da correia velha evitando que esses resíduos sejam transferidos para a nova, desta forma reduzindo a superfície de contato, causando chiados. Utilize um pincel e/ou jato de ar.

 

 

8. A etapa seguinte é instalar a correia nova, recorrendo ao diagrama (desenho) previamente elaborado do posicionamento correto nas polias. No caso, será instalada correia de acessórios Dayco 6PK2240. Comece pela polia da direção hidráulica (identificada no diagrama com a sigla DH), posicionada mais acima, à direita da polia do tensor. Na sequência, passe a correia por cima da polia da bomba de água (BA) e, depois, sobre a parte superior da polia do tensor (T). A outra extremidade, aquela que sai da polia da direção hidráulica (DH), passa em seguida sobre a polia-guia (G) e depois sobre a polia do alternador (A). Saindo da polia do alternador, a correia de acessórios deve passar sobre a polia do ar-condicionado (AC), deixando por último a polia do virabrequim, identificada no desenho com a sigla GIR.

 

Importante: É comum, nessa etapa, fazer a passagem da correia pela parte de baixo da polia do alternador. O correto é fazê-la “abraçar” essa polia pela parte superior, o que evita folgas e ruídos após sua instalação.

 

9. Utilize uma chave estrela de 15 milímetros para movimentar a polia do tensor, novamente no sentido horário, para tirar a tensão da correia e encaixar na polia do virabrequim (GR).

 

 

10. Após instalar a correia, checar se ela está encaixada perfeitamente nas estrias em todas as polias. Atente para que ela não esteja remontada em nenhuma polia, pois isso pode danificar os “ribs”.

 

 

11. Colocada a correia, ligue o motor para verificar se ela funciona corretamente, se está bem alinhada e sem folgas ou ruídos.

 

 

12. Estando tudo certo, é hora de recolocar a capa protetora, repetindo o passo 1 de forma inversa – sem esquecer de apertar os dois parafusos na parte superior, com a chave L10, e as presilhas que prendem a capa na tubulação. Recoloque a roda, baixe o veículo, aperte os parafusos da roda e o trabalho está concluído.

 

3 comentários em “Motor: Substituição da correia de acessórios do Fiesta Rocam 1.6

  1. Também fiz um reparo no alternador numa auto elétrica, agora o carro fica fazendo barulho sempre que ligo pela manhã, dei uma olhada e a Correia tá roçando em outro acessório e puindo. Além do ar não estar gelando direito e de água estar baixando muito rápido.

  2. Realizei o reparo do ALTERNADOR em uma auto elétrica, e após isso ficou 3 dias com ruído na correia do alternador…
    Um mecanico afirma que está com problema no tensor da correia do alternador.
    Acredito que auto elétrica deve ter colocado a correia sem tensionar direito…
    Procede?

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php