MINI Hatch e Cabrio ganham novo câmbio de dupla embreagem Steptronic



A MINI lança o novo câmbio automatizado de dupla embreagem Steptronic com sete marchas. Componente atende ao novo MINI Cooper Hatch, de 3 e 5 portas, e Cabrio. O sistema combina dois eixos primários em uma única caixa. O item principal da transmissão consiste de duas embreagens refrigeradas a óleo: uma delas é responsável pelas relações de transmissão pares (2, 4, 6), enquanto a outra é encarregada pelas ímpares (1, 3, 5, 7) e pela marcha a ré. As embreagens trabalham de forma escalonada e interagem quando acelerações/desacelerações são necessárias.

O câmbio de dupla embreagem, ao motorista, funciona como um caixa automática convencional. É acionado por meio da nova alavanca seletora eletrônica, que retorna sempre à posição original, automaticamente, após o motorista selecionar o modo de condução (D), a posição neutra (N) ou a marcha a ré (R).

O freio de estacionamento é ativado automaticamente apertando o botão ‘P’, situado no topo da alavanca. Já o modo ‘S’ (Sport) pode ser acionado a partir da posição D, deslocando a alavanca para a esquerda. Ainda no modo ‘S’, o motorista também pode mudar para o modo manual, com seleção de marchas sequencial. No modo automatizado é possível vincular o gerenciamento de transmissão ao sistema opcional de navegação da MINI para que a performance seja adequada conforme o tipo de solo que o veículo está transitando.

Para acionar a marcha ideal no momento certo, o sistema de gerenciamento analisa permanentemente as intenções do motorista e a situação durante o deslocamento. Esta análise considera a posição do acelerador, os giros do motor, a velocidade e o modo de condução MINI. A fabricante destaca que se a aceleração tiver que ser interrompida inadvertidamente, por exemplo, a transmissão de dupla embreagem não leva mais do que uma fração de segundo para disponibilizar a marcha logo abaixo em vez de engata-la imediatamente acima.