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Qualidade em Série: Memória eletrônica

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Investir em um software de gestão é essencial para evitar erros, controlar registros e agilizar o serviço na oficina; investimento está deixando de ser luxo para virar obrigação

 

Os mecânicos mais experientes costumam guardar verdadeiras bibliotecas de informação na cabeça. Tem quem saiba tudo quanto é valor de torque de parafuso, tipo de lubrificante e especificação de motor, sem precisar consultar um manual. Mas até os mais “crânios” precisam de ajuda, mesmo que não admitam, quando o assunto é administração da oficina.

 

Não adianta apenas delegar a função para outra pessoa: o processo tem que ser eficiente. Por isso, em um mercado em que os antigos diferenciais agora são obrigações, investir em um software de gestão para a oficina está deixando de ser um luxo para se transformar em uma necessidade. “O software de gestão tem como objetivo informatizar todo o processo dentro da oficina”, explica Sérgio Ricardo Fabiano, gerente de serviços do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), que mais uma vez nos apoia nesta seção.

 

Sérgio explica que o custo mensal para ter um software desse tipo é até baixo pelo retorno que ele pode dar ao mecânico e auxiliar no processo de gestão da oficina como um todo, seja a gestão financeira, técnica ou de processos da empresa. Mas ainda tem muita oficina que não consegue ver a real necessidade da informatização, principalmente entre as oficinas médias e pequenas.

 

Dados mais confiáveis

 

Informatizar os dados da oficina é um dos pontos exigidos pela certificação de serviços do IQA. Evidentemente, os softwares disponíveis no mercado são diferentes entre si, mas vamos fazer um apanhado geral de como a informatização dos processos podem facilitar a vida do mecânico.

 

O software tem a possibilidade de integrar diversos serviços no orçamento como a solicitação das peças, histórico de manutenções anteriormente realizadas, dentre outros recursos. “Antes de adquirir um, o dono da oficina tem que pesquisar qual tipo de software se adéqua mais ao seu caso. Tudo depende se ele é uma funilaria com pintura e mecânica, ou se é só mecânica, ou se é retífica, ou auto elétrico, ou centro automotivo, enfim, cada um tem suas necessidades”, detalha o gerente de serviços do IQA.

 

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Outro grande benefício do software para a oficina é a organização e armazenamento dos dados de cada cliente: desde informações pessoais até o histórico de manutenção do veículo, o que facilita no momento do orçamento, no planejamento e na manutenção preventiva que pode ser oferecida ao cliente. “O histórico orienta o cliente e a oficina naquilo que já foi feito no carro e, eventualmente, naquilo que ainda deve ser feito”, afirma Sérgio.

 

Além disso, outro benefício é a possibilidade de você gerar para o seu cliente um relatório de manutenção quando ele for vender o carro. “Se o cliente necessitar, o mecânico pode imprimir um relatório com os serviços já realizados e provar que determinadas peças já foram trocadas e a quilometragem com a qual foram trocadas”, comenta o gerente de serviços do IQA.

 

As checklists de entrada e saída do veículo, quando feitos eletronicamente através de um tablet, evitam a papelada de arquivo desnecessária. Uma cópia impressa pode ser entregue ao cliente ou enviada por e-mail, enquanto os dados já estão armazenados no computador da oficina, compondo o histórico de manutenção. Sérgio conta que o preço de um tablet, hoje, está bem mais baixo.

 

No caso de atribuições de retrabalhos na sua oficina, o registro dos checklists e do serviço executado são de grande valia. “É comum nas oficinas o cliente voltar reclamando de um defeito que não foi a causa do serviço executado”, comenta Sérgio.

 

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Mensagens rápidas e controle de finanças

 

O fluxo de caixa da oficina também pode ser controlado via software. “Com os gráficos que o software pode fornecer, fica mais fácil para o mecânico observar se há algum problema na gestão financeira da oficina. Alguns softwares possuem o recurso de registrar o custo das peças compradas pela oficina, o que possibilita ver possíveis distorções nos preços de compra e venda”, aponta Sérgio.

 

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Sem falar em possíveis ferramentas de disparo de mensagens eletrônicas, em que o mecânico pode finalizar um orçamento e mandá-lo automaticamente para o cliente via e-mail, ou mesmo disparar um SMS para o dono do veículo quando o serviço ficar pronto. São possibilidades que agilizam o processo da oficina.

 

“A informatização dos negócios vem sendo muito solicitada por dois motivos. O primeiro é a necessidade iminente do mercado pela agilidade. O segundo é a diminuição de custos. Toda essa informatização leva a uma diminuição de custos e de perda de tempo em processos que eram feitos manualmente”, afirma Sérgio. “Informatizar a oficina mostra para o cliente a preocupação com a qualidade, assim como todas as outras sugestões que demos na seção ‘Qualidade em Série’, e que tem conhecimento e usa a tecnologia a seu favor”, conclui o gerente de serviços do IQA.

 

Principais funções dos sistemas disponíveis:
 Cadastro de Clientes
 Histórico dos serviços executados
 Ordem de Serviço (OS)
 Solicitação de peça
 Controle de peça (estoque)
 Controle de serviço (tempo de serviço)
 Controle financeiro (pagamentos, recebimentos etc)
 Controle de serviço de terceiros
 Controle do fluxo de veículos (produtividade)
 Gráficos estatísticos
 Checklist de entrada e saída
 Controle de retorno de serviço (retrabalho)

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