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Mecânica Diesel: Substituição de turbo em ônibus urbano de motor dianteiro

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A troca do componente em caráter preventivo assegura vida útil prolongada do conjunto propulsor, além de reduzir os custos de manutenção em uma frota

 

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Alexandre Villela

 

Em uma oficina, que trabalha exclusivamente com veículos pesados, presenciar manutenções corretivas em turbocompressores e em motores avariados, devido a falhas no componente, não é algo raro de se ver, muito pelo contrário.
Apesar de ainda não estar na lista das grandes frotas como um item que deve ser substituído ou reparado preventivamente, realizar a manutenção dessa forma gera redução nos custos operacionais, uma vez que um veículo quebrado na rua pode gerar gastos não previstos, como logística de guinchos e multas de trânsito devido ao veículo parar em local proibido, como uma faixa de ônibus, por exemplo.
Por isso, é recomendada a retirada do turbo antes da falha e a substituição do componente por uma peça remanufaturada para obter o melhor custo/benefício do produto, tirando o máximo de sua vida útil, sem correr riscos de falhas inesperadas, que se transformam em reparos mais caros e demorados.

 

O que o turbo-compressor faz?

 

A principal função do turbo em um veículo diesel é fornecer mais ar para o motor, dentro de um mesmo volume. Com mais ar, é possível queimar o combustível mais adequadamente e produzir mais potência, permitindo ainda a redução das emissões quando comparado a um mesmo propulsor sem essa sobrealimentação.

 

O turbo funciona através de duas carcaças em forma de caracol ligadas por um eixo. Os gases de escape giram o rotor presente na carcaça quente da turbina e, por sua vez, permitem à carcaça fria admitir ar ambiente e enviá-lo comprimido à admissão de ar do motor. Isso cria uma pressão positiva sobre o pistão, melhorando a mistura ar/combustível.

 

Manutenção preventiva deve ser o foco

 

De acordo com Newton Juliato, supervisor de desenvolvimento de produto e assistência técnica da BorgWarner, um ponto muito importante na frota de ônibus urbanos é você ter o controle de custos da manutenção, já que não há como você tabelar seus preços de serviços. Para esta reportagem, o Grupo VIP foi escolhido por ser uma referência na aplicação de manutenção preventiva.

 

Ednaldo Oliveira da Silva, encarregado geral de manutenção do Grupo VIP na unidade A.E. Carvalho, comentou que a frota atual da empresa é de 382 veículos e, em sua totalidade, é composta por modelos com motor gerenciado eletronicamente e com turbocompressores. Dessa forma, a importante parceria que possuem com a BorgWarner visa avaliar as questões relacionadas ao reparo e manutenção das turbinas, buscando identificar o melhor momento para a manutenção preventiva.

 

Com isso, identificaram o modelo que possuía maior quilometragem percorrida com uma turbina: um ônibus urbano OF 1721 com motor OM924-LA, ano de fabricação 2012 e que estava com aproximadamente 300 mil km rodados, ainda com a turbina original de fábrica.

 

Procedimento

 

Toda a operação envolve o contato com peças pesadas, barulhos de equipamentos pneumáticos da oficina, além de resíduos de óleo e graxa. Portanto, recomenda-se a utilização de EPIs adequados ao trabalho, como luvas, óculos de proteção e protetores auriculares.

 

O importante é salientar que todo o procedimento foi seguido baseando-se nas normas técnicas. O Grupo VIP é certificado ISO 9001 e ISO 14000 e, dentro disso, devem realizar toda a manutenção obedecendo as legislações vigentes e as leis ambientais. Assim, nenhum vazamento deve ocorrer e, se ocorrer, abaixo do veículo há uma bandeja para coletar os fluidos.

 

O profissional que realizou todo o procedimento de reparo é Nilson dos Reis Nunes, mecânico de manutenção no Grupo VIP, sob a supervisão do gerente de Manutenção da empresa, Sebastião Afonso dos Santos.

 

1) Inicie o processo com a retirada da bomba de pressão do ARLA 32 de seu respectivo suporte. São quatro parafusos 8×50 mm.

 

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2) Em seguida, retira-se o parafuso do tubo de alimentação superior e o inferior (2a) do ARLA 32, que é ligado à turbina. Não é necessário retirar os chicotes de conexão.

 

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3) Agora, remova os parafusos que fixam o suporte ao motor.

 

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4) Solte as abraçadeiras superior e inferior do tubo de admissão de ar da turbina, vindo do intercooler. Para a abraçadeira inferior, é mais fácil utilizar um soquete de 8 mm e chave catraca, devido a fácil visualização do parafuso e para acelerar o processo.

 

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5) Para removermos os tubos das conexões com o intercooler, é necessário fecharmos a tampa de acesso do motor e realizarmos o serviço pela tampa superior dianteira.

 

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6) Por este acesso, com uma chave catraca com prolongador e soquete, solte os parafusos das abraçadeiras que fixam os tubos de entrada e saída do intercooler.

 

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7) Agora, solte os parafusos 8×15 mm do suporte em “L” que une os tubos de entrada e saída do intercooler.

 

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8) A seguir, feche a tampa de acesso superior dianteira e abra novamente a tampa do motor. Por ela, solte o parafuso do suporte inferior do tubo de admissão da turbina, vindo do intercooler.

 

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9) A seguir, solte dois parafusos 10×55 mm do suporte que fixa o tubo de alimentação de ar da turbina à lateral do cabeçote.

 

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10) Desencaixe o tubo de sua conexão com a turbina e retire-o. Se necessário, utilize uma ferramenta como uma alavanca para desencaixá-lo. Observe que nesta região há um anel que faz a vedação e garante melhor fixação da peça. Este anel deve ser substituído na montagem.

 

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11) Agora retire o tubo do ar que vem do filtro de ar. Este também possui um anel de vedação que deve ser substituído no ato da montagem.

 

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12) Em seguida, solte os dois parafusos das abraçadeiras da cinta de borracha que encaixa o tubo de entrada de ar da turbina.

 

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13) Com a cinta solta, desparafuse a abraçadeira da mangueira que alimenta o compressor de ar.

 

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14) Solte os dois parafusos 10×30 mm que fixam a tubulação de entrada de ar do turbo ao suporte.

 

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15) Retire o conector do sensor que identifica a obstrução do filtro de ar.

 

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16) Por baixo do veículo, solte a abraçadeira que fixa o tubo.

 

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17) Com todas as abraçadeiras soltas, puxe o tubo para cima, retirando-o do compartimento do motor.

 

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18) Com o tubo de entrada de ar livre, solte a abraçadeira que fixa a tubulação de escapamento à turbina. Nesta etapa, constatou-se que a aba do tubo, próximo ao encaixe na turbina, havia sido quebrada, provavelmente por vibração e elevada temperatura da região, sendo necessária a sua substituição no ato da montagem.

 

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19) Por baixo do veículo, retire os parafusos do suporte e os das duas abraçadeiras que fixam este primeiro tubo de escape ao restante do conjunto de escapamento.

 

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20) Remova o escapamento parcial.

 

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21) Agora, retire o defletor de calor da turbina. São parafusos de 8×15 mm.

 

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22) Com uma chave fixa 14 mm, retire o suporte da tubulação de acionamento do freio motor, que é ligado à turbina. Antes da montagem, confira se esta tubulação encontra-se em condições para ser reinstalada, livre de trincas e/ou amassados que prejudiquem o funcionamento do sistema.

 

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23) Agora, com uma chave fixa 17 mm, retire a tubulação de entrada de lubrificação para o eixo da turbina e, em seguida, em sua parte inferior, solte a abraçadeira que fixa o tubo de retorno de óleo ao bloco do motor. Para facilitar o acesso a essa tubulação, é aconselhável remover o tubo de alimentação do compressor, o qual passa na mesma região.

 

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24) Em seguida, com uma chave 19 mm, remova o parafuso oco que une a mangueira ao filtro de óleo lubrificante.

 

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Remoção do conjunto turbina e coletor de escapamento

 

25) São oito parafusos do tipo M12 estriado, sendo quatro na parte superior e quatro na parte inferior. Para removê-los, utilize uma catraca com cabo de força, extensão e soquete. Recomenda-se folgar os parafusos das pontas para o centro, e só após todos estarem nas mesmas condições, retiram-se todos. Para os parafusos localizados mais próximos à parte traseira do motor (virados para o corredor do ônibus), pode ser utilizada uma chave “L” M12 estriada.

 

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26) Com todos os parafusos do coletor removidos, solte a mangueira de retorno de óleo e, em seguida, puxe com as mãos o conjunto coletor de escape e turbina.
Cuidados: no momento da retirada do conjunto, evite segurar na haste da válvula Wastegate. Isso poderá desregular o turbocompressor.

 

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Retirada da turbina do coletor

 

27) Com o conjunto fora, aplique desengripante nos parafusos que fixam a turbina ao conjunto freio-motor e ao coletor de escape.

 

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28) Fixe o conjunto na morsa para facilitar a retirada dos componentes e, em seguida, comece a retirada do conjunto do freio-motor removendo as quatro porcas 14 mm.

 

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29) Agora remova as quatro porcas 14 mm dos prisioneiros que fixam o conjunto da turbina ao coletor de escape. Lembrando que dois prisioneiros vão afixados ao coletor e outros dois à carcaça da turbina, assim as porcas encontram-se em posições opostas na desmontagem.

 

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30) Remova o turbocompressor.

 

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Instalação do turbo remanufaturado

 

31) Para a instalação do novo turbocompressor, faça a limpeza no seu ponto de fixação com o coletor de escapamento, removendo com uma espátula todo e qualquer resíduo de carbonização e da junta antiga. Finalize o processo com uma pistola de ar-comprimido.

 

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32) Agora, retire a turbina da caixa e certifique-se que esta acompanha um kit composto de: turbina completa Reman, em alguns casos, jogo de juntas, jogo de porcas e jogo de prisioneiros. Todos estes devem ser trocados e não reaproveitados os antigos no ato da montagem.
Obs: De acordo com Newton, as turbinas Reman da BorgWarner possuem a mesma garantia das novas, permitindo ao reparador a aquisição de um produto com qualidade assegurada e certificada pelo fabricante do componente.

 

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33) Para instalar os prisioneiros na turbina, posicione-os nos respectivos furos. Para apertá-los, utilize duas porcas. A primeira delas deve ser rosqueada até um pouco mais que a metade, criando ali um limite para a segunda porca, que deve ser montada invertida (posicionadas frente à frente). Em seguida, com duas chaves, segure a porca inferior e aperte a superior (33a). Isso fará com que o prisioneiro seja rosqueado e atinja o ponto de fixação ideal. Quando esta posição chegar, basta remover as duas porcas e repetir o processo para os demais prisioneiros.

 

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34) Agora, instale a junta metálica que vai entre o coletor e a turbina.

 

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35) Monte o conjunto do turbocompressor no coletor de admissão e fixe as quatro porcas 14 mm com um torque de 50 Nm.

 

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36) Repita o processo de fixação dos prisioneiros que unem o conjunto do turbocompressor ao sistema de freio-motor.

 

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37) Instale o sistema de freio-motor e fixe-o com as quatro porcas nos respectivos prisioneiros. Lembrando que, nesta união, não há junta e o torque de aperto também é de 50 Nm.

 

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38) Na turbina antiga, retire o tubo de retorno de óleo para o bloco do motor. Antes de instalar na turbina Reman, substitua a mangueira antiga por uma nova e certifique-se de remover toda a junta antiga (38a) da conexão e instalar a que acompanha o kit (38b).

 

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38b
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39) Atente-se à posição de montagem do tubo. Este deve sempre estar virado na direção da válvula wastegate.

 

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Montagem do conjunto no motor

 

40) Para realizar a montagem, primeiro faça a limpeza na região onde serão instalados as juntas e o coletor de escape.

 

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41) Posicione os parafusos da parte debaixo do coletor de escape e posicione as novas juntas. Os parafusos devem ser novos. A junta possui posição de montagem, indicada pela palavra “FRONT” (41a), gravada do lado que deve estar virado para o coletor de escape.

 

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41a
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42) Instale o coletor de escape em sua posição de origem e aperte os novos parafusos de fixação sem dar o torque final. Encaixe o retorno de óleo que fica na parte traseira da turbina em sua conexão no bloco do motor.

 

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43) Com todos os parafusos colocados, realize o aperto do centro para as pontas, aplicando como torque 10 Nm, em seguida mais 55 Nm, finalizando o processo com mais 90°. Para auxiliá-lo na identificação deste torque angular, caso não possua ferramental adequado (goniômetro), faça uma marcação com um giz no parafuso e tome esta posição como ponto “zero” (43a).

 

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44) Agora faça a montagem do tubo de lubrificação superior da turbina. Antes de montá-lo, aplique um pouco de óleo com uma almotolia para a lubrificação inicial do eixo da turbina. Deve-se substituir a arruela do parafuso oco, mas este parafuso não é necessário trocar (44a).

 

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45) Todos os demais processos de montagem obedecem ao processo inverso ao da desmontagem.

 

Colaboração técnica: Grupo VIP
Mais informações: BorgWarner – 0800 722 5701

5 comentários em “Mecânica Diesel: Substituição de turbo em ônibus urbano de motor dianteiro

  1. Ótimo trabalho pela Empresa de manutenção e todos profissionais envolvidos, e uma bela apresentação dá Revista O mecânico com detalhes e riquezas nas descrições em passo à passo ????

  2. Muito bom
    Pra quem não sabia.
    Muito bem detalhada a substituição.
    Estão de parabéns.

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