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Manutenção e reparo da bomba d’água do Fiat Uno Mille

Confira nessa matéria os procedimentos de manutenção preventiva e as dicas de reparo da bomba d’água do Fiat Uno Mille, parte essencial do sistema de arrefecimento

Carolina Vilanova

 

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A água do radiador ferveu, e agora? Todo mecânico sabe a importância que a manutenção correta do sistema de arrefecimento, responsável por controlar a temperatura do motor, tem para o bom funcionamento do veículo. Manter o sistema trabalhando na temperatura ideal vai trazer muitos benefícios para o motor: maior durabilidade, menor desgaste e atrito dos componentes internos, mais economia de combustível, menor emissão de poluentes e, conseqüentemente, melhor desempenho do conjunto.

 

Para evitar que a temperatura da água do motor de um veículo eleve e traga problemas sérios para o seu cliente, fique atento nos procedimentos de manutenção de todo o sistema e o reparo da bomba d’água do Fiat Uno Mille, ano 1996. Essa matéria foi exibida no programa O Mecâniconline, com apoio dos técnicos da Affinia, através do site www.omecanico.com.br.

 

Em primeiríssimo lugar, o técnico deve verificar o funcionamento do sistema de arrefecimento de acordo com as instruções do manual de fabricação do veículo, além de utilizar o aditivo correto na água do radiador para garantir a troca de calor necessária para o motor funcionar em ordem.

 

A bomba d’água tem a função de circular o líquido de arrefecimento pelo motor e é acionada pela correia auxiliar do veículo. Seu funcionamento depende de outros componentes do sistema, como a válvula termostática, mangueiras, sensor de temperatura e tanque de expansão.

 

1) Um problema muito comum no sistema é o vazamento do líquido de arrefecimento, que pode ocorrer nas mangueiras e suas conexões, no radiador, na válvula termostática, na tampa do reservatório do líquido de arrefecimento e na bomba d’água. Por isso, é indicada uma inspeção visual de todo o conjunto. Verifique também os periféricos do sistema, correias, polias e o líquido de arrefecimento, que deve estar com nível e concentração de aditivo corretos.

 

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2) Para inspecionar se há vazamentos, instale a ferramenta que mede a estanqueidade no bocal da tampa de abastecimento do líquido de arrefecimento e aplique no máximo 1 BAR de pressão, para não danificar nenhum componente do sistema.

 

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3) Se ocorrer a queda da pressão no ponteiro, cheque todos os componentes até encontrar o ponto onde está o vazamento. Nesse caso, o vazamento está na bomba d’água, como foi constatato ao checar o furo de dreno, localizado na parte inferior da peça.

 

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4) Para facilitar o acesso à bomba d’água, remova os periféricos do sistema, ou seja, filtro, tubulação de ar e a proteção das correias. Alivie a tensão e remova a correia micro-V.

 

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5) É necessário fazer uma análise do líquido, então, remova a mangueira inferior do sistema e deixe o líquido esgotar. Observe se o composto removido apresenta impurezas e se existe a necessidade de efetuar uma limpeza interna antes de instalar a bomba nova.

 

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6) Para remover a bomba d’água, solte os parafusos que a fixam na polia da correia micro-V e remova o componente. Aproveite e faça uma avaliação nas condições da correia e da polia (6A). Se necessário, troque os componentes conforme as indicações do fabricante.

 

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    6A
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    6B

 

Obs.: A inspeção é importante para não prejudicar o funcionamento das peças que são interligadas pela correia, incluindo a bomba d’água. Em seguida, solte os parafusos que fixam a proteção da correia sincronizadora e da bomba d’água e remova os componentes (6B).

 

7) Agora, faça uma inspeção na peça e em seu alojamento e, em seguida, a limpeza do sistema. Ao verificar o estado da bomba, é possível constatar em que condições o sistema estava trabalhando, inclusive se existe necessidade de remover partículas, provenientes de corrosão ou até mesmo da junta de vedação, que podem estar presentes no alojamento.

 

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8) A limpeza do sistema é feita da seguinte maneira: recoloque a mangueira inferior e abasteça o sistema com água pura que vai circular por todos os componentes. Realize o procedimento até quando a água sair limpa do alojamento da bomba. Se necessário, retire o restante da junta de vedação, que pode estar presa na saída do alojamento.

 

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Como instalar a bomba d’água

 

9) Antes de instalar a bomba nova, é necessário verificar qual é o tipo correto para o veículo. Cada modelo pode ser equipado com correias micro-V ou V, o que interfere no tipo de bomba a ser instalada, pois o rolamento interno das peças é diferente e se adequa a cada tipo de correia.

 

As bombas para correias micro-V possuem rolamentos mais resistentes, construídos no sistema esfera/roletes, enquanto as bombas para correia V possuem rolamentos construídos apenas com esferas. Caso a aplicação seja incorreta, a durabilidade da peça fica comprometida. Portanto, verifique sempre o tipo de bomba a ser instalada e siga a recomendação do fabricante para realizar a manutenção de forma correta.

 

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Obs.: não é recomendada a aplicação de vedantes na junta do componente

 

10) Após a instalação da bomba, faça a montagem dos periféricos do sistema (10a), obedecendo a recomendação de torques especificados pelo fabricante. Aplique a tensão determinada para aquelas correias e lembre-se de aferir a folga do sensor de rotação que, no Uno Mille é de 0,40 mm (10b).

 

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    10A
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    10B

 

11) Para finalizar, faça mais uma limpeza no sistema. Para isso, abasteça com água pura (11a), deixe circular e em seguida, esgote o líquido. Repita esse procedimento por três vezes, ou até que o sistema esteja limpo o suficiente para a colocação do líquido com aditivo.

 

Lembre-se de retirar o ar que está no sistema quando estiver abastecendo com água. Para isso, remova a tampa do respiro até que saia somente água por ele (11b e 11c).

 

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    11A
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    11B

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11C

 

Estanqueidade do sistema

 

12) Com a ferramenta adequada, faça o teste de estanqueidade do sistema (12a). Funcione o motor até que o ventilador do radiador entre em funcionamento. Desligue, aguarde o resfriamento e esgote o líquido (12b).

 

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    12A
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    12B

 

13) Agora, prepare o líquido com o aditivo, de acordo com a recomendação de mistura da solução indicada pelo fabricante. Nesse caso, a proporção é de 40% de aditivo na mistura. O líquido de arrefecimento aditivado possui prazo de validade e deve ser respeitado, que no MIlle é 1 ano ou 60.000 Km.

 

Faça a mistura do aditivo fora do veículo, utilizando um recipiente que comporte a quantidade de líquido necessária. Ao colocar o líquido, não esqueça de retirar o ar. Verifique também a estanqueidade do sistema após a colocação do líquido.

 

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14) Em seguida, é importante elaborar o teste de descompressão da tampa do reservatório, que é um regulador de pressão e deve estar funcionando de forma adequada para evitar danos no sistema. Com a ferramenta, aplique pressão na tampa até que a peça faça a descompressão. Verifique os valores apresentados e, caso a peça esteja defeituosa, troque-a por uma nova. Para finalizar, ligue o motor e aguarde até que o ventilador do radiador entre em funcionamento.

 

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Colaboração técnica: Mecânica Pacheco – SP

2 comentários em “Manutenção e reparo da bomba d’água do Fiat Uno Mille

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