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Manutenção do motor de partida

Apesar da longa durabilidade, esse componente requer manutenção, pois pode sofrer danos externos e desgastes de uso. Veja quais são os principais problemas e como corrigí-los.

Carolina Vilanova

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O motor de partida ou motor de arranque, como também é conhecido, tem o objetivo de colocar em funcionamento o motor de combustão de um veículo, que não possui força própria para começar a girar.
Ele é acionado eletricamente com ajuda da bateria, transformando a energia elétrica em energia mecânica, impulsionando o motor para a partida e garantindo um torque inicial elevado, já que neste momento existe resistência ao movimento, por causa da compressão e atrito do pistão, biela, árvore de manivelas, mancais, viscosidade do óleo e temperatura do motor. As resistências são ainda maiores quando o motor está frio.

É formado, basicamente, por uma carcaça de aço em formato cilíndrico, com mancais nas extremidades que apóiam o induzido – um conjunto de lâminas cilíndricas que giram e têm ranhuras axiais. No mancal, do lado do coletor, está localizado o porta-escovas. As escovas são tensionadas por molas especiais contra os coletores do induzido, transmitindo a corrente elétrica. Na parte externa do mancal está o pinhão, empurrado por um garfo ao comando da chave magnética.

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A diferença entre os motores de partidas para motores ciclo Otto e Diesel é a capacidade (potência). “Para acionar o motor de um caminhão é necessário muito mais potência do motor de partida do que o motor de um carro. Em geral, veículos com maior taxa de compressão precisam de maior potênca na hora de dar a partida”, explica Paulo Souza, gerente de Assistência Técnica da Bosch.

 

Funcionamento

1° Estágio

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– Posição de repouso

– Motor de partida sem corrente

– A mola da chave magnética mantém a ponte de contato na posição de repouso

 

2° Estágio

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– Estágio de ligação 1:
Chave de partida é acionada. A bobina de atracamento, a bobina de retenção da chave magnética, a bobina de campo e o induzido recebem corrente elétrica

– O induzido começa a girar lentamente e o pinhão engrena na cremalheira

 

2° Estágio A

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– Estágio de ligação 2:
A ponte de contato da chave magnética liga imediatamente a bobina de campo e o induzido.

– O pinhão procura engrenar-se.

 

3° Estágio

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– Estágio de ligação 3:
alavanca de comando na posição final. Pinhão engrenado.

– A ponte de contato liga imediatamente a bobina de campo principal.

– O motor de partida tem torque total e o motor do veículo é acionado.

 

Manutenção

Por sua concepção e funcionamento, o motor de arranque não apresenta danos, principalmente em veículos novos. “É um componente que funciona somente na hora da partida e depois não trabalha mais, em compensação é o maior consumidor de bateria, já que trabalha sem a ajuda do alternador”, explica Robson Costa, gerente de produto da Valeo.

Uma dica para seu cliente é que tome cuidado na hora da partida, não esquecendo de voltar a chave à posição inicial e não forçar se o carro não pegar. Passar mais de 10 segundos forçando o 2ª estágio da chave na ignição

gera muito esforço e superaquecimento, favorecendo a queima do induzido e seu campo.
Outro erro do proprietário é acionar a chave quando o motor já está ligado. Isso gera sobre rotação, trazendo danos para todo o conjunto. Batidas ou pancadas na carcaça causam avarias e mau contato.

Como detectar os defeitos

Se o motor não pegar ao dar a partida, o reparador deve checar outros itens como: bobina, combustível, ignição, enfim, problemas na linha de combustível e de ignição do veículo, que são os mais comuns de ocorrerem. O mais importante é que saiba detectar se o problema é realmente no componente. “Na manutenção, a maioria dos possíveis defeitos são causados por ataques externos ou de uso inadequado por parte de alguns condutores”, explica o gerente da Bosch.

Um motor de partida utilizado na aplicação correta pode ser substituído por outra marca, mas os componentes internos devem ser do mesmo fabricante. Existem casos onde é possível usar uma peça remanufaturada da própria fábrica.

Avaliação

a)  Teste a tensão da bateria e verifique se os cabos e os terminais estão limpos, em bom estado e não apresentam mau contato.

b)  Se escutar um estalo ao virar a chave e o motor não girar, é sinal de que a chave magnética recua e empurra o pinhão corretamente, fazendo com que entre em contato com o volante.

c)  Barulhos do metal do pinhão batendo no volante significam que o primeiro estágio foi cumprido e o próximo estágio é que não está funcionando, nesse caso, o induzido pode estar com defeito, devido à falta de rotação ou de contato da chave magnética. Meça as espirais do induzido, conforme a indicação do fabricante, e faça um teste para ver se estão em curto-circuito e/ou curto-circuito na carcaça, o mesmo se aplica com as escovas do induzido.

d)  Os fios de cobre são isolados por uma camada especial (verniz) e quando enrolados não podem dar curto-circuito.

e)  Desgaste nos dentes do pinhão acontecem quando a chave na ignição é mantida por muito tempo depois que o motor funciona. Nesse caso, é necessário trocar o pinhão e às vezes, até o volante, dependendo do estrago.

f)  Desgaste natural das escovas, que ficam em contato com o induzido, é a avaria mais comum. Fique atento quando girar a chave de ignição e não ouvir barulho no atracamento do pinhão.

g)  Relés de comando no painel de fusíveis também devem ser verificados.

Desmontagem

Os veículos têm motor de arranque em lugares diferentes, às vezes de difícil acesso. No Fiat Tempra, por exemplo, toda a suspensão deve ser removida antes de mexer no motor de partida. “Carros com ar condicionado são os mais difíceis, pois é preciso desmontar o sistema para retirar a peça. O principal cuidado, nesse caso, é colher o gás com aparelho adequado e colocá-lo de volta quando terminar o serviço”, explica o gerente de Produtos da Valeo.

1  O primeiro procedimento é detectar se o problema está no motor de arranque. Para isso, escute atentamente as reclamações do cliente. Depois, faça um teste de bateria, para checar se está funcionando corretamente.

2  Dê a partida, e fique atento ao barulho. Utilize o interruptor de simulador de partida, conectado à bateria, e meça a queda de tensão da partida, que deve ser de aproximadamente 9 Volts.

3  Antes de desmontar o motor de partida, verifique o sistema de segurança do veículo – relógio, rádio, alarme e outros acessórios, que podem ser comprometidos sem a bateria. Somente depois desligue-a. – Desconecte o polo positivo da bateria, esta é uma medida de segurança para evitar um curto circuito no carro. Desconecte a parte elétrica e solte os parafusos. Em seguida, leve o motor de partida para uma bancada para abrir a peça.

Toda vez que se desmontar um motor de arranque, verificar as escovas e as buchas. Para trocar as escovas, utilize ferramentas apropriadas para mexer com motor de partida, afaste as molas e empurre a escova para dentro para retirá-la.

 

Instalação

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Dependendo do tipo, podem ser instalados no volante, ao lado do bloco do motor ou atrás do volante, com flange ou em cavalete.

Os modelos pequenos e médios são fixados, geralmente, por flange de dois furos. (Fig.1)

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Motores de partida maiores possuem flange SAE. Em vários tipos de veículos, foi previsto um apoio adicional para diminuição da vibração. (Fig. 2).

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Na fixação por cavalete são usadas abraçadeira reforçadas. (Fig. 3).

Segundo a Bosch, a instalação é, na maioria das vezes, na horizontal, com as ligações elétricas e o relé de engrenamento para cima. Motores de partida cujos mancais precisam ser lubrificados com maior freqüência, devido as condições especiais de operação (impurezas), requerem pontos de lubrificação de fácil acesso. Um encaixe no motor de partida serve para a centralização e manutenção da folga nos flancos dos dentes.
Por fim, o cabo principal do motor de partida precisa ser o mais curto possível e ter a bitola mínima necessária. A bitola depende da corrente absorvida dos componentes a ele ligados. Como o motor de partida é o maior consumidor de corrente elétrica é ele quem determina o tamanho da bateria e a concepção dos cabos principais.

39 comentários em “Manutenção do motor de partida

  1. Estou estudando os custos de conversão de um pálio 1.0 para elétrico. Neste projeto estou pensando em converter um motor de arranque para motor comum e com ele acionar uma bomba de vácuo (para o freio), um compressor de óleo (para a direção) e compressor para ar condicionado. Para estes cálculos, solicito que me informem, se possível as potências em whats deste acessórios e a indicação de qual motor de arranque tem potência equivalente ( se de motor 1.0, 1.4 , 1.8 ou maior).

    Agradecido

    Aldo Rezende

  2. Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico

  3. Tenho um motor de partida JE 24V e já deu defeito 3 vezes,o motor de partida gira junto com o motor e estraga tudo.bobina,induzido,porta escova, e já coloquei um botão de partida e msm assim deu defeito 2 vezes,alguém sabe explicar o que tá acontecendo

  4. Tenho um gol g3 esta com problema no arranque tenho que substituir o automatico e escovas mas infelismente nao consegui retirar do lugr apesr de está solto no flange

  5. dados técnicos : corrente de consumo em 24 volts
    potencia de torque (quantos cavalos)
    qual a rotação
    quanto tempo pode ficar ligado sem carga

  6. Me tirem uma dúvida, o número de dentes influência alguma coisa ? O arranque do meu carro estragou e tem 8 dentes, e estou com outro arranque só que com 9 dentes.

  7. Bom dia

    Estou precisando realizar um choque de gestão de custos no consumo de óleo diesel em caminhões off-road na mineração. Percebe-se um aumento no custo de diesel principalmente quando ele fica na fila de espera ligado. Sempre escuto que o caminhão não pode ficar ligando e desligando causando a troca iminente de motor de arranque aumentando a indisponibilidade do equipamento… Gostaria de saber se é mito ou verdade.
    Obrigado

  8. Bom dia tenho uma hilux diesel 2010/2011 e quando dou a partida faz um ruido estranho vc poderia me ajudar a identificar o problema?

  9. Tenho um Fiesta Supercharger 2005/2006 Gasolina ok, Bateria nova de uns três meses, andei com o carro uns 10 kilometros, estacionei por uma hora, quando fui ligar, e nada. Tudo normal, o painel os faróis, radio, luzes e tudo mais acendem, porém não dá a partida, não há barulho nenhum. Dei um pequeníssimo tranco e funcionou normal, estacionei desliguei o carro,e novamente não ligou. Como faço, levo ao mecânico ou eletricista

  10. Muito bom o conteúdo. Obrigado por compartilhar o conhecimento. Tenho um peugeot 206 2001 .Passei por um problema recente onde foi constatado problema no arranque,o mesmo só funcionava com o volante virado à direita. O que poderia ser visto que em teste o arranque está ok?

  11. Tenho uma F 4.000 4×4 motor cumins, 4 cilindros ano 2.010 com bateria de 250 ah na ignição e outra de 400ah na casa do motorhome. Para dar partida, uso as duas baterias marca Max Power e mesmo assim demora pegar, somente após umas 4 ou 5 voltas. Fica sem usar, uma semana. O que daria pra fazer, para pegar mais rápido?

  12. BOM DIA,

    INSTALAMOS O MOTOR DE ARRANQUE O PAINEL E AS LUZES ACENDEM, MAS MÃO QUER PEGAR NA PARTIDA! NÃO É PROBLEMA DE BATERIA, ACHO QUE NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO SABER LIGAR OS FIOS, PODERIA MOSTRAR ONDE QUE SE LIGA CADA FIO?

  13. Motor de partida girando lento (fraco) pode significar baixa amperagem fornecido pela bateria. Ou sua bateria está ruim, não carregando devidamente, ou você tem uma bateria que não é a original do veículo, e de amperagem menor que o recomendado.

  14. Bom dia, pessoal será que alguém pode mim ajudar, estou com um problema no meu carro, o arranque não para de funcionar, mesmo com à ignição desligada.
    Eu tive que desligar o fio que vem dá ignição. Alguma dica.
    Desde já agradeço.

  15. Nós que agradecemos a audiência, Luizinho. Continue acompanhando nossas publicações. Um abraço!

  16. olá, fico muito agradecido pela dica referente ao motor de partida,valeu jé ajudou bastante.
    até breve ,obrigado.
    Luizinho

  17. Getúlio, precisamos saber qual é o ano/modelo da Kombi para te ajudar. Quanto mais detalhes, melhor. Um abraço.

  18. Marcos, recomendamos que você procure a escola SENAI mais próxima de sua residência e se informe se eles oferecem módulos de curso sobre motores Diesel.
    Um abraço.

  19. Kombi flex… Como ligar os cabos do arranque… Tem três …o positivo da bateria… O do chicote…e o do alternador…. Onde ligalos…é quais são ligados juntos…????

  20. alguem pode ma
    e manda uma foto do motor de aranque da peugeot 504 ano 1999 ??? pois tenho visto ums na net mais nao tenho certeza que realmente seja o dele . pois tem dois tipos o antigo e o novo . manda para meu [email protected]

  21. Excelente trabalho.
    To com uma duvida pois em duas auto eletrica que levei a minha Nissan Xterra 2.8 4×4 motor mwm, um falou que o motor de arranque da XTerra fora da mesma a engrenagem central não pode rodar livre, já na outra oficina falou que se não rodar é porque ta travada e precisa de manutenção.
    O motor de arranque da minha quebrou a tampa e levei um outro para substituir (o que a engrenagem não roda livre) aí o outra oficina falou que tava travado e não poderia substituir. São de cidades diferentes as duas.
    Lendo que existem tres tipos de motor, pode ter ocorrido tratar de dois tipos de motor? Ou independente do tipo o funcionamento da engrenagem é o mesmo?
    Atenciosamente
    Norival

  22. o motor de partida da minha Paraty ele começa a virar muito fraco oque posso fazer para arrumar ou aonde levar sai muito caro compença arrumar ou comprar um novo

  23. para mim estou começando a mecher com motor diesel mais eu nao vi muito tem como o senhor me recomenda um site para mim aprender a mecher

  24. muito boa explicação,gostaria também de saber onde posso fazer um curso de manutenção de motores de arranque e se preciso ter conhecimentos tecnicos de eletrica automotiva.

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