Acompanhe nessa reportagem como fazer a manutenção correta e os ajustes de pré-carga e pré-folga do eixo diferencial 44.3, que equipa as principais picapes médias do Brasil, como a Chevrolet S10 e Blazer, Ford Ranger e Jipe Troller
Carolina Vilanova
O eixo diferencial é um componente muito importante no conjunto de uma picape, afinal é responsável por transmitir a potência do motor para as rodas de tração, mesmo em alta velocidade, fazendo girar mais rapidamente a roda externa em relação a interna em uma curva, compensando as diferentes distâncias percorridas por elas. Mas nada disso tem um bom resultado se o sistema apresenta avarias, por isso, oriente que seu cliente faça as manutenções necessárias.
Vamos efetuar nessa matéria, em parceria com a Affinia, os procedimentos de manutenção e os ajustes de pré-carga do pinhão, da caixa das satélites e de pré-folga entre dentes da coroa/pinhão do eixo diferencial da Nakata, adotado nas picapes médias Chevrolet S10 e Blazer, Ford Ranger e Jipe Troller.
Lembre-se de que é essencial usar as peças originais e ferramentas adequadas para executar o procedimento, que incluem sacadores de rolamentos, expansores de carcaça, base magnética, relógio comparador, paquímetro digital e micrômetro (de 0 a 25 mm). O lubrificante deve ser trocado a cada 50 mil Km, seguindo sempre as especificações Multiviscoso 85W-140 API GL 5.
O supervisor de Treinamento da Affinia, Eduardo Guimarães alerta: “antes de começar o serviço, certifique-se de que todos os equipamentos de proteção individual estão em ordem (sapato de biqueira, óculos e luvas). É necessário ainda usar um cavalete para a fixação do eixo, não apenas por segurança, mas para facilitar o processo”.
Ele comenta que se a plaqueta de identificação não estiver legível, ou não existir o técnico deve consultar os números presentes no pinhão, na coroa ou na caixa satélite para ter acesso aos dados necessários para a correta montagem, presentes no catálogo de serviços dos eixos diferenciais.
Desmontagem
1) O primeiro passo é retirar o eixo diferencial do veículo, para isso esgote o óleo do conjunto e remova as rodas. Solte depois os parafusos da tampa do diferencial de forma cruzada. Solte os parafusos de fixação e remova os mancais. Na montagem da tampa, é necessário aplicar a junta líquida para vedação adequada do componente.
Obs.: Não se esqueça de remover por completo a junta antiga, limpando a região de contato entre as peças.
2) De acordo com as marcas na carcaça e no mancal de fixação, identifique a correta posição de montagem do diferencial, que não deve ser invertida para não comprometer as regulagens. Caso não existam marcas, faça as marcações de referência durante a desmontagem. Solte os parafusos de fixação e remova os mancais.
3) Utilize um quadro expansor para auxiliar na remoção dos rolamentos cônicos fixados com pré-carga. Fixe a ferramenta e instale um relógio comparador com base magnética para checar a expansão nas extremidades da carcaça do diferencial. Aplique a pressão no quadro expansor até atingir, no máximo, 20 centésimos de mm, o suficiente para o alívio da pré-carga aplicada na fixação dos rolamentos. Use duas alavancas para auxiliar a remoção do diferencial, apoiando no quadro expansor e forçando o conjunto para cima(3a).
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4) Agora, com o quadro expansor removido, gire o eixo no cavalete para remover a porca do pinhão. Use a ferramenta bloqueadora do terminal e com a chave adequada, solte a porca, que é do tipo autotravante e deve ser substituída por uma nova sempre que for removida (4a). Instale o sacador do terminal do pinhão e, com a ajuda de um colega, solte o componente.
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4A
5) Faça a remoção do retentor, do defletor e do rolamento da carcaça do diferencial. Verifique sempre o ajuste de pré-carga do pinhão. Caso seja preciso trocar o pinhão, utilize o valor obtido no pacote de ajuste como pré-carga no novo componente. Ainda se necessário, troque os calços por novos, mas respeite a medida obtida de pré-carga.
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5A
Obs.: Os ajustes são feitos inserindo ou removendo os calços de ajuste, até que o torque de giro do pinhão atenda às especificações recomendadas de pré-carga (5a).
6) Em seguida, acople a ferramenta que vai remover a capa maior do rolamento. Atrás desta capa estão localizados os calços de regulagem de altura do pinhão, que podem estar também entre a engrenagem e o rolamento do pinhão (6a).
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6A
7) Com a ajuda de um sacador universal com os suportes adequados apóie os roletes do rolamento (castanhas). Insira uma chapa circular para reforçar a região de apoio central do rolamento. Com o sacador fixado, prenda o conjunto em uma morsa e aplique a pressão no eixo central do sacador para remover o rolamento.
Obs.: na hora de aplicar a pressão no sacador, chame um colega para ajudar. Após a remoção do rolamento, verifique os calços que regulam o ajuste da caixa satélite. Repita o procedimento na outra extremidade para remover o outro rolamento e os calços de ajuste.
8) O próximo passo é desapertar os parafusos de fixação da coroa para remoção. Utilize um toca-pinos para retirar o pino elástico e o eixo das satélites. Gire as satélites até os orifícios laterais e removas as peças. Depois, desloque as planetárias.
Montagem da caixa satélite
1) Encaixe as satélites e as planetárias (com as arruelas) na caixa e gire os componentes até a posição para colocar o eixo das satélites. Utilize o óleo lubrificante recomendado para diferenciais.
2) Para inserir o eixo, gire a caixa para que as arruelas não saiam de posição. Com um guia, encontre a posição de montagem do pino elástico, casando os orifícios da caixa e do eixo das satélites. Agora, coloque o pino elástico para travar o eixo das satélites. Recrave a extremidade do pino elástico para que ele não saia do alojamento (2a).
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2A
3) Com a coroa em sua posição de trabalho, fixe a peça na caixa satélite. Se for reutilizada, encaixe na mesma posição de antes da desmontagem, verificando antes o estado de conservação dos seus parafusos de fixação, que são do tipo autotravantes. É recomendável a substituição por parafusos por novos para garantir a fixação corretamente. O torque na fixação é de 115 a 122 Nm e deve ser aplicado de forma cruzada.
Ajuste das folgas
1) Ao iniciar os procedimentos de ajuste, o técnico deve verificar a folga lateral da caixa satélite na carcaça do diferencial sem o pinhão. Deve ser feito antes de instalar os rolamentos para facilitar a utilização de ferramentas especiais, ou seja, rolamentos falsos que imitam todas as medidas do componente comum, exceto no diâmetro da pista interna, que é maior para permitir a colocação e remoção sem interferência, ou seja, sem a necessidade de usar a prensa ou um sacador. Instale os rolamentos, coloque a caixa satélite na carcaça e, utilizando uma base magnética com um relógio comparador, verifique o valor da folga. Nesse caso, a medida obtida é de 2 mm (1a).
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1A
2) O valor de profundidade do pinhão é encontrado com a ajuda do medidor de profundidade, uma ferramenta composta por um eixo e dois rolamentos falsos. No centro do eixo existe uma cavidade com um orifício obilongo, por onde será inserido um paquímetro digital. A ferramenta montada permite obter a medida do centro da coroa até a base da capa do rolamento. Vamos chamar essa medida de valor “H”. No nosso caso, o valor de H é = 140,11 mm, ou seja, essa é a altura obtida do centro da coroa até a base da capa do rolamento.
Obs.: para que o valor obtido pelo paquímetro não sofra distorções, é importante colocá-lo bem perpendicular em relação ao eixo. A ponta do paquímetro deve apoiar na base da capa do rolamento. Logo, a capa não deve estar instalada e a região de apoio deve estar limpa.
3) O valor H (140,11 mm) será subtraído de um valor “constante” desse modelo de diferencial, que é de 138,89 mm. Essa constante varia de acordo com o modelo do eixo diferencial, conforme tabela DM (distância de montagem) ao lado.
Obs.: Caso seja necessário encontrar outras constantes para outros modelos de diferencial, consulte a bula técnica que vem nas embalagens dos kits coroa/pinhão de cada modelo.
4) A diferença entre o valor obtido de H = 140,11 mm e o DM (constante da distância de montagem) = 138,89 mm é de 1,22 mm. Esse valor é o do pacote de calços de profundidade do pinhão. Após obter o valor de profundidade, instale os calços e a capa do rolamento (4a).
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4A
5) Em seguida, instale os calços de pré-carga do rolamento do pinhão. Vale lembrar que no momento em que o pinhão foi retirado, o valor do calço era de 2,04 mm. Esse valor deve ser respeitado na montagem. Coloque os calços e monte o pinhão sem o retentor (5a), pois para verificar a pré-carga vamos realizar um teste de torque de giro.
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5A
Obs.: É necessário remover alguns calços caso o pinhão esteja muito solto. Caso esteja muito preso, é necessário acrescentar calços. A especificação de torque de giro é de 20 a 40 libras ou de 250 a 300 gramas. O torque de giro do pinhão evita que o componente fique muito preso, possibilitando desgaste prematuro nos rolamentos.
6) Na hora de instalar o pinhão, o torque a ser aplicado na porca de fixação é de 240 Nm. Substitua a porca por uma nova.
7) Com o auxílio dos rolamentos falsos, meça a folga lateral da caixa satélites com o pinhão instalado. Instale a base magnética e o relógio comparador e faça a medição, que é de 1 mm. Como o valor obtido sem o pinhão foi de 2 mm, vamos partir com o resultado da subtração dos dois valores, mais o valor de pré-carga, para obter o pacote de calços (2 mm – 1 mm = 1 mm pré-carga de 0,10 mm = 1,10 mm de calços).
Obs.: É importante observar que valores baixos de pré-carga (menos que 0,15 mm) podem gerar uma folga entre os dentes da coroa e do pinhão muito pequena. Para evitar esse problema, “empreste” calços do lado da coroa e coloque no lado oposto.
1) Agora é o momento de encaixar os calços e os rolamentos. Instale o expansor de carcaça para liberar a colocação da caixa satélite, que deve ter a expansão máxima de 0,20 mm. As capas dos mancais devem obedecer às marcações de referência para a montagem (1a). O torque dos parafusos dos mancais fica entre 110 e 120 Nm (1b).
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1A
1B
2) Instale a base magnética e o relógio comparador para obter o valor da folga entre os dentes da coroa e pinhão. No nosso caso, a folga é aproximadamente 0,15 mm.
3) O próximo procedimento é realizar o teste de contato entre os dentes da coroa e o pinhão, para isso, misture um pouco de corante (pó xadrez) no óleo do diferencial e aplique nos dentes da coroa.
Utilize uma alavanca para gerar uma pré-carga na coroa e um soquete com cabo para girar o pinhão. As marcas que os dentes do pinhão vão criar na área pintada nos dentes da coroa apontam se os procedimentos usados estão corretos, ou seja, se a folga entre dentes está correta e se a colocação do pinhão está na profundidade adequada (3a).
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3A
4) Por último, aplique o selante para instalar a tampa do diferencial, aperte os parafusos de fixação com torque de 35 Nm de forma cruzada.
Eduardo recomenda que o técnico faça a análise dos dentes do pinhão e da coroa ao remover os componentes do veículo. “Desgate excessivo pode ser um indicativo de montagem inadequada, na qual o pinhão pode estar com a profundidade errada. Na cabeça do pinhão encontramos uma marcação que indica a região de melhor contato entre coroa e pinhão no momento da lapidação. Outra marcação, com duas letras e três números, identifica o ‘casal’ coroa e pinhão. Essa identificação deve sempre ser igual para as duas peças. Caso não coincidam, solicite a troca do conjunto”, complementa.
Mais informações Affinia: (11) 3602-8081
Gostaria de obter informaçoes sobre o diferencial da s10 qe sai pela frente.sem tampa traseira. Pois estou com folga na troca de marcha ,que representa no diferencial.preciso trocar o retentor do semieixo. Pois não ronca nada.ate na sexta marcha faz um jogo,tipo folga..Pode ser o pino da planetaria?? Obg !!
Olá, tenho um Troller 2011 3.0 e após a troca do conjunto coroa e pinhão após a quebra, em menos de 100km o diferencial aqueceu tanto que chegou a azular o pinhão e queimou o óleo todo. Após isso, novamente foi trocado coroa e pinhão, além dos rolamentos e óleo LS devido ao bloqueio. Fiz a primeira viagem com ele (cerca de 150km) e notei que ele aquece bastante, a ponto de não ser possível tocar por muito tempo (acredito que próximo a uns 80~100 graus… isso é normal?
Bom dia .
Tenho uma S10 2.2 ano 1996 e hoje notei um vazamento no diferencial há um furo com amassado só que parecie ser de dentro para fora. O que devo fazer ?
Gostaria de saber quantos litros de oleo vai no diferencial da s10 2008 flex
Bom tenho ranger stx v6 97 nao tem força fica fraca para subir morro ate chegou uma hora que trator deveria puxar meu problema nao tem força o que sera é? Ja troquei cabo de vela vela filtro troquei os bico nao sei que mais fazer vcs me ajudao
Ola bom dia, COMPREI UMA F 1000 MWM 94 mas so que a velocidade nao bate com a real estou a 100 km e nela so marca 80 km oque tenho que fazer? deste ja obrigado.
A polca do diferencial da minha D20 fica folgando constantemente. O que fazer pra acabar com esse problema?
ola tenho uma F1000 ano 98 diesel 4 cc motor HCD TROQUEI O MOTOR E CAMBIO COLOQUEI MOTOR MWM 6CC E COLOQUEI CAMBIO 5 DRAIVE NAO TROQUEI O DIFERECIAL. CINTO A CAMIENETE QUANDO ESTOU A 120 A 130 ELA DA UMA MARRADA ELA NAO ESTA ACOMPANHANDO COM O MOTOR E CAMBIO QUE COLOQUEI .
O QUE VCS ME FALAM A RESPEITO DE TROCAR A COROA E PIAO DA F 1000 ELA ESTA COM COROA E PIAO 11X47.
SE EU COLOCAR UMA COROA E PIAO 13X41 VOU GANHA MAIS VELOCIDADE E VAI FICAR MAIS LIVRE NA ESTRADA E NA CIDADE .
OBRIGADO PELA ATENÇAO
ADRIANO DE MARILIA S/P
aonde eu consigo um gabarito expansor para montagem da carcaça do diferencial ou um desenho de como fazer uma peça desta para mim.
Qual a medida da folga do diferencial do Omega 2.2 ?????
no diferencial tem alguma numeração que identifica com o veiculo?
Já vi acontecer da coroa e pinhão novos não darem ajuste, por isso de preferência para peças originais pois as paralelas nem sempre respeitam as especificações
Amigos, após montagem e regulagem de coroa e pinhao novos, tive a curiosidade de tocar na capa do diferencial e ver que ela está esquentando. O que pode ser ? Ela realmente fica quente ? Pinhao preso ? Muito obrigado
Ola R Mecanico,to com com uma folga nas rodas traseiras de dentro pra fora é uma ranger XLS 3.0 ano 2008 diferencial DANA.
que quando puxa ela de dentro pra fora e empurra ela pra dentro novamente apresenta essa folga.
Mas oque ta me incomodando é que na hora de arrancar em 1 marcha da um estalo.
pode me dar uma luz revista mecanico…
Edenildo, o que esta ocorrendo exatamente? Roncando? Você fez o ajuste da profundidade de contato com a pasta azul para ajustes? Um abraço.
bom dia comprei um conjunto novo 43×14 pro eixo 405 da minha f 1000 ja e esse eixo o mesmo da d 20 so que nao consigo acertar o contato sendo qui ta tudo montado conforme tabela no que vcs poderia me ajudar, pois ja montei e desmontei por varias vezes , ja deixei o pinhao fundo ,razo coroa com folga no maximo e tambem no minimo. tenho conhecimento nesses eixos ja montei varios, incluzive de caminhoes grandes mais esse ja to pra jogar a toalha ,kkkk se poderem me dar alguma dica agradeco muito.ja conferi todas numeracoes e conferem me ajudem por favor.
como tira a folga do pinhao e coroa
ola gostaria de saber si quando tem vazamento na ponta de eixo do diferencial trazeiro da ranger 2005 3.0 pode vazar todo o oleo?
tirei varias duvidas agora
Muito bom era q eu precisava
gostaria de saber porque a pickup L200 esquenta tanto?
Tenho uma picap tawner jr e nao to conseguindo retira a ponta de eixo esqueda do diferencial
eu achei uma boa palestra sobre a montagem
do difencial
Onde eu encontro o número do modelo do eixo obrigado
Estou a procura dos mesmos procedimentos de montagem. Sendo para o eixo braseixos 405 obrigado
Gostaria de ver os mesmos procedimentos sendo para o eixo braseixos 405 pois estou com dificuldades pra obter o contato perfeito mesmo deixando dentro da profundidade correta e folga de entre dentes também correta fico grato