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Manutenção do diferencial das picapes

Acompanhe nessa reportagem como fazer a manutenção correta e os ajustes de pré-carga e pré-folga do eixo diferencial 44.3, que equipa as principais picapes médias do Brasil, como a Chevrolet S10 e Blazer, Ford Ranger e Jipe Troller

Carolina Vilanova

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O eixo diferencial é um componente muito importante no conjunto de uma picape, afinal é responsável por transmitir a potência do motor para as rodas de tração, mesmo em alta velocidade, fazendo girar mais rapidamente a roda externa em relação a interna em uma curva, compensando as diferentes distâncias percorridas por elas. Mas nada disso tem um bom resultado se o sistema apresenta avarias, por isso, oriente que seu cliente faça as manutenções necessárias.

Vamos efetuar nessa matéria, em parceria com a Affinia, os procedimentos de manutenção e os ajustes de pré-carga do pinhão, da caixa das satélites e de pré-folga entre dentes da coroa/pinhão do eixo diferencial da Nakata, adotado nas picapes médias Chevrolet S10 e Blazer, Ford Ranger e Jipe Troller.

Lembre-se de que é essencial usar as peças originais e ferramentas adequadas para executar o procedimento, que incluem sacadores de rolamentos, expansores de carcaça, base magnética, relógio comparador, paquímetro digital e micrômetro (de 0 a 25 mm). O lubrificante deve ser trocado a cada 50 mil Km, seguindo sempre as especificações Multiviscoso 85W-140 API GL 5.

O supervisor de Treinamento da Affinia, Eduardo Guimarães alerta: “antes de começar o serviço, certifique-se de que todos os equipamentos de proteção individual estão em ordem (sapato de biqueira, óculos e luvas). É necessário ainda usar um cavalete para a fixação do eixo, não apenas por segurança, mas para facilitar o processo”.

Ele comenta que se a plaqueta de identificação não estiver legível, ou não existir o técnico deve consultar os números presentes no pinhão, na coroa ou na caixa satélite para ter acesso aos dados necessários para a correta montagem, presentes no catálogo de serviços dos eixos diferenciais.

Desmontagem

1) O primeiro passo é retirar o eixo diferencial do veículo, para isso esgote o óleo do conjunto e remova as rodas. Solte depois os parafusos da tampa do diferencial de forma cruzada. Solte os parafusos de fixação e remova os mancais. Na montagem da tampa, é necessário aplicar a junta líquida para vedação adequada do componente.

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Obs.: Não se esqueça de remover por completo a junta antiga, limpando a região de contato entre as peças.

2) De acordo com as marcas na carcaça e no mancal de fixação, identifique a correta posição de montagem do diferencial, que não deve ser invertida para não comprometer as regulagens. Caso não existam marcas, faça as marcações de referência durante a desmontagem. Solte os parafusos de fixação e remova os mancais.

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3) Utilize um quadro expansor para auxiliar na remoção dos rolamentos cônicos fixados com pré-carga. Fixe a ferramenta e instale um relógio comparador com base magnética para checar a expansão nas extremidades da carcaça do diferencial. Aplique a pressão no quadro expansor até atingir, no máximo, 20 centésimos de mm, o suficiente para o alívio da pré-carga aplicada na fixação dos rolamentos. Use duas alavancas para auxiliar a remoção do diferencial, apoiando no quadro expansor e forçando o conjunto para cima(3a).

 

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4) Agora, com o quadro expansor removido, gire o eixo no cavalete para remover a porca do pinhão. Use a ferramenta bloqueadora do terminal e com a chave adequada, solte a porca, que é do tipo autotravante e deve ser substituída por uma nova sempre que for removida (4a). Instale o sacador do terminal do pinhão e, com a ajuda de um colega, solte o componente.

 

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5) Faça a remoção do retentor, do defletor e do rolamento da carcaça do diferencial. Verifique sempre o ajuste de pré-carga do pinhão. Caso seja preciso trocar o pinhão, utilize o valor obtido no pacote de ajuste como pré-carga no novo componente. Ainda se necessário, troque os calços por novos, mas respeite a medida obtida de pré-carga.

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Obs.: Os ajustes são feitos inserindo ou removendo os calços de ajuste, até que o torque de giro do pinhão atenda às especificações recomendadas de pré-carga (5a).

6) Em seguida, acople a ferramenta que vai remover a capa maior do rolamento. Atrás desta capa estão localizados os calços de regulagem de altura do pinhão, que podem estar também entre a engrenagem e o rolamento do pinhão (6a).

 

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7) Com a ajuda de um sacador universal com os suportes adequados apóie os roletes do rolamento (castanhas). Insira uma chapa circular para reforçar a região de apoio central do rolamento. Com o sacador fixado, prenda o conjunto em uma morsa e aplique a pressão no eixo central do sacador para remover o rolamento.

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Obs.: na hora de aplicar a pressão no sacador, chame um colega para ajudar. Após a remoção do rolamento, verifique os calços que regulam o ajuste da caixa satélite. Repita o procedimento na outra extremidade para remover o outro rolamento e os calços de ajuste.

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8) O próximo passo é desapertar os parafusos de fixação da coroa para remoção. Utilize um toca-pinos para retirar o pino elástico e o eixo das satélites. Gire as satélites até os orifícios laterais e removas as peças. Depois, desloque as planetárias.

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Montagem da caixa satélite

1) Encaixe as satélites e as planetárias (com as arruelas) na caixa e gire os componentes até a posição para colocar o eixo das satélites. Utilize o óleo lubrificante recomendado para diferenciais.

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2) Para inserir o eixo, gire a caixa para que as arruelas não saiam de posição. Com um guia, encontre a posição de montagem do pino elástico, casando os orifícios da caixa e do eixo das satélites. Agora, coloque o pino elástico para travar o eixo das satélites. Recrave a extremidade do pino elástico para que ele não saia do alojamento (2a).

 

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3) Com a coroa em sua posição de trabalho, fixe a peça na caixa satélite. Se for reutilizada, encaixe na mesma posição de antes da desmontagem, verificando antes o estado de conservação dos seus parafusos de fixação, que são do tipo autotravantes. É recomendável a substituição por parafusos por novos para garantir a fixação corretamente. O torque na fixação é de 115 a 122 Nm e deve ser aplicado de forma cruzada.

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Ajuste das folgas

1) Ao iniciar os procedimentos de ajuste, o técnico deve verificar a folga lateral da caixa satélite na carcaça do diferencial sem o pinhão. Deve ser feito antes de instalar os rolamentos para facilitar a utilização de ferramentas especiais, ou seja, rolamentos falsos que imitam todas as medidas do componente comum, exceto no diâmetro da pista interna, que é maior para permitir a colocação e remoção sem interferência, ou seja, sem a necessidade de usar a prensa ou um sacador. Instale os rolamentos, coloque a caixa satélite na carcaça e, utilizando uma base magnética com um relógio comparador, verifique o valor da folga. Nesse caso, a medida obtida é de 2 mm (1a).

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2) O valor de profundidade do pinhão é encontrado com a ajuda do medidor de profundidade, uma ferramenta composta por um eixo e dois rolamentos falsos. No centro do eixo existe uma cavidade com um orifício obilongo, por onde será inserido um paquímetro digital. A ferramenta montada permite obter a medida do centro da coroa até a base da capa do rolamento. Vamos chamar essa medida de valor “H”. No nosso caso, o valor de H é = 140,11 mm, ou seja, essa é a altura obtida do centro da coroa até a base da capa do rolamento.

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Obs.: para que o valor obtido pelo paquímetro não sofra distorções, é importante colocá-lo bem perpendicular em relação ao eixo. A ponta do paquímetro deve apoiar na base da capa do rolamento. Logo, a capa não deve estar instalada e a região de apoio deve estar limpa.

3) O valor H (140,11 mm) será subtraído de um valor “constante” desse modelo de diferencial, que é de 138,89 mm. Essa constante varia de acordo com o modelo do eixo diferencial, conforme tabela DM (distância de montagem) ao lado.

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Obs.: Caso seja necessário encontrar outras constantes para outros modelos de diferencial, consulte a bula técnica que vem nas embalagens dos kits coroa/pinhão de cada modelo.

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4) A diferença entre o valor obtido de H = 140,11 mm e o DM (constante da distância de montagem) = 138,89 mm é de 1,22 mm. Esse valor é o do pacote de calços de profundidade do pinhão. Após obter o valor de profundidade, instale os calços e a capa do rolamento (4a).

 

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5) Em seguida, instale os calços de pré-carga do rolamento do pinhão. Vale lembrar que no momento em que o pinhão foi retirado, o valor do calço era de 2,04 mm. Esse valor deve ser respeitado na montagem. Coloque os calços e monte o pinhão sem o retentor (5a), pois para verificar a pré-carga vamos realizar um teste de torque de giro.

 

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Obs.: É necessário remover alguns calços caso o pinhão esteja muito solto. Caso esteja muito preso, é necessário acrescentar calços. A especificação de torque de giro é de 20 a 40 libras ou de 250 a 300 gramas. O torque de giro do pinhão evita que o componente fique muito preso, possibilitando desgaste prematuro nos rolamentos.

6) Na hora de instalar o pinhão, o torque a ser aplicado na porca de fixação é de 240 Nm. Substitua a porca por uma nova.

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7) Com o auxílio dos rolamentos falsos, meça a folga lateral da caixa satélites com o pinhão instalado. Instale a base magnética e o relógio comparador e faça a medição, que é de 1 mm. Como o valor obtido sem o pinhão foi de 2 mm, vamos partir com o resultado da subtração dos dois valores, mais o valor de pré-carga, para obter o pacote de calços (2 mm – 1 mm = 1 mm pré-carga de 0,10 mm = 1,10 mm de calços).

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Obs.: É importante observar que valores baixos de pré-carga (menos que 0,15 mm) podem gerar uma folga entre os dentes da coroa e do pinhão muito pequena. Para evitar esse problema, “empreste” calços do lado da coroa e coloque no lado oposto.

1) Agora é o momento de encaixar os calços e os rolamentos. Instale o expansor de carcaça para liberar a colocação da caixa satélite, que deve ter a expansão máxima de 0,20 mm. As capas dos mancais devem obedecer às marcações de referência para a montagem (1a). O torque dos parafusos dos mancais fica entre 110 e 120 Nm (1b).

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2) Instale a base magnética e o relógio comparador para obter o valor da folga entre os dentes da coroa e pinhão. No nosso caso, a folga é aproximadamente 0,15 mm.

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3) O próximo procedimento é realizar o teste de contato entre os dentes da coroa e o pinhão, para isso, misture um pouco de corante (pó xadrez) no óleo do diferencial e aplique nos dentes da coroa.

Utilize uma alavanca para gerar uma pré-carga na coroa e um soquete com cabo para girar o pinhão. As marcas que os dentes do pinhão vão criar na área pintada nos dentes da coroa apontam se os procedimentos usados estão corretos, ou seja, se a folga entre dentes está correta e se a colocação do pinhão está na profundidade adequada (3a).

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4) Por último, aplique o selante para instalar a tampa do diferencial, aperte os parafusos de fixação com torque de 35 Nm de forma cruzada.

 

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Eduardo recomenda que o técnico faça a análise dos dentes do pinhão e da coroa ao remover os componentes do veículo. “Desgate excessivo pode ser um indicativo de montagem inadequada, na qual o pinhão pode estar com a profundidade errada. Na cabeça do pinhão encontramos uma marcação que indica a região de melhor contato entre coroa e pinhão no momento da lapidação. Outra marcação, com duas letras e três números, identifica o ‘casal’ coroa e pinhão. Essa identificação deve sempre ser igual para as duas peças. Caso não coincidam, solicite a troca do conjunto”, complementa.

 

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Mais informações Affinia: (11) 3602-8081

26 comentários em “Manutenção do diferencial das picapes

  1. Gostaria de obter informaçoes sobre o diferencial da s10 qe sai pela frente.sem tampa traseira. Pois estou com folga na troca de marcha ,que representa no diferencial.preciso trocar o retentor do semieixo. Pois não ronca nada.ate na sexta marcha faz um jogo,tipo folga..Pode ser o pino da planetaria?? Obg !!

  2. Olá, tenho um Troller 2011 3.0 e após a troca do conjunto coroa e pinhão após a quebra, em menos de 100km o diferencial aqueceu tanto que chegou a azular o pinhão e queimou o óleo todo. Após isso, novamente foi trocado coroa e pinhão, além dos rolamentos e óleo LS devido ao bloqueio. Fiz a primeira viagem com ele (cerca de 150km) e notei que ele aquece bastante, a ponto de não ser possível tocar por muito tempo (acredito que próximo a uns 80~100 graus… isso é normal?

  3. Bom dia .
    Tenho uma S10 2.2 ano 1996 e hoje notei um vazamento no diferencial há um furo com amassado só que parecie ser de dentro para fora. O que devo fazer ?

  4. Bom tenho ranger stx v6 97 nao tem força fica fraca para subir morro ate chegou uma hora que trator deveria puxar meu problema nao tem força o que sera é? Ja troquei cabo de vela vela filtro troquei os bico nao sei que mais fazer vcs me ajudao

  5. Ola bom dia, COMPREI UMA F 1000 MWM 94 mas so que a velocidade nao bate com a real estou a 100 km e nela so marca 80 km oque tenho que fazer? deste ja obrigado.

  6. ola tenho uma F1000 ano 98 diesel 4 cc motor HCD TROQUEI O MOTOR E CAMBIO COLOQUEI MOTOR MWM 6CC E COLOQUEI CAMBIO 5 DRAIVE NAO TROQUEI O DIFERECIAL. CINTO A CAMIENETE QUANDO ESTOU A 120 A 130 ELA DA UMA MARRADA ELA NAO ESTA ACOMPANHANDO COM O MOTOR E CAMBIO QUE COLOQUEI .
    O QUE VCS ME FALAM A RESPEITO DE TROCAR A COROA E PIAO DA F 1000 ELA ESTA COM COROA E PIAO 11X47.

    SE EU COLOCAR UMA COROA E PIAO 13X41 VOU GANHA MAIS VELOCIDADE E VAI FICAR MAIS LIVRE NA ESTRADA E NA CIDADE .
    OBRIGADO PELA ATENÇAO

    ADRIANO DE MARILIA S/P

  7. aonde eu consigo um gabarito expansor para montagem da carcaça do diferencial ou um desenho de como fazer uma peça desta para mim.

  8. Já vi acontecer da coroa e pinhão novos não darem ajuste, por isso de preferência para peças originais pois as paralelas nem sempre respeitam as especificações

  9. Amigos, após montagem e regulagem de coroa e pinhao novos, tive a curiosidade de tocar na capa do diferencial e ver que ela está esquentando. O que pode ser ? Ela realmente fica quente ? Pinhao preso ? Muito obrigado

  10. Ola R Mecanico,to com com uma folga nas rodas traseiras de dentro pra fora é uma ranger XLS 3.0 ano 2008 diferencial DANA.
    que quando puxa ela de dentro pra fora e empurra ela pra dentro novamente apresenta essa folga.
    Mas oque ta me incomodando é que na hora de arrancar em 1 marcha da um estalo.
    pode me dar uma luz revista mecanico…

  11. Edenildo, o que esta ocorrendo exatamente? Roncando? Você fez o ajuste da profundidade de contato com a pasta azul para ajustes? Um abraço.

  12. bom dia comprei um conjunto novo 43×14 pro eixo 405 da minha f 1000 ja e esse eixo o mesmo da d 20 so que nao consigo acertar o contato sendo qui ta tudo montado conforme tabela no que vcs poderia me ajudar, pois ja montei e desmontei por varias vezes , ja deixei o pinhao fundo ,razo coroa com folga no maximo e tambem no minimo. tenho conhecimento nesses eixos ja montei varios, incluzive de caminhoes grandes mais esse ja to pra jogar a toalha ,kkkk se poderem me dar alguma dica agradeco muito.ja conferi todas numeracoes e conferem me ajudem por favor.

  13. Gostaria de ver os mesmos procedimentos sendo para o eixo braseixos 405 pois estou com dificuldades pra obter o contato perfeito mesmo deixando dentro da profundidade correta e folga de entre dentes também correta fico grato

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