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Manutenção da válvula Consep

Responsável por drenar a água e o lubrificante do sistema de freio dos caminhões e ônibus, o componente tem fácil manutenção, mas que não pode ser esquecida, principalmente se o veículo opera em condições severas

Carolina Vilanova

Manutenção da válvula Consep
Manutenção da válvula Consep

Muita gente não sabe o que é uma válvula Consep, provavelmente, nem o seu cliente. O componente, porém, tem grande responsabilidade quando o assunto é segurança, pois influi diretamente no sistema de freios pneumáticos de veículos diesel, seja em caminhões ou ônibus. Consep significa: Con (Condensador) Sep (Separador) e é definido pela Haldex, fabricante do produto, como uma válvula instalada no circuito de ar comprimido, antes do reservatório úmido ou do secador de ar. Sua função é condensar e separar o óleo e água que se concentram no compressor. Como resultado, a redução dos intervalos de manutenção das válvulas do sistema pneumático.

“É um componente relativamente novo, que começou a ser implantado nos caminhões e ônibus por volta de 2003, com o objetivo de remover do ar que esta entrando no sistema a de freios pneumáticos a umidade e o lubrificante, evitando que entre e se condense no reservatório do sistema”, explica Sandro Bezerra de Souza, instrutor técnico de mecânica diesel do SENAI-Ipiranga.

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O conjunto trabalha como se fosse uma centrífuga, ao entrar, o ar é obrigado a acompanhar o fuso criando um efeito de redemoinho. o óleo e a água que estiverem misturados com o ar se resfriam em contato com a parede do cilindro e ficam pesados, não conseguindo acompanhar o ar que sai pelo centro do fuso, seguindo para o circuito. O óleo e a água ficam retidos na base do Consep, que por meio de uma bobina elétrica, acionada pelo pedal do freio ou automaticamente, abre o dreno eletricamente e elimina 100% do lubrificante e 90% da água, que são expelidos na atmosfera.

A manutenção depende da aplicação do veículo, mas pode variar de 15 a 50 mil km rodados, de acordo com a tabela abaixo. O procedimento inclui a remoção da peça do veiculo, desmontar, lavar adequadamente e montar, seguindo de um teste na bancada especifica ou no próprio veículo, de acordo com a necessidade.

“A válvula Consep não tem tendência a desgaste por uso, o que pode danificar é a parte elétrica. Na revisão, o técnico deve verificar se a válvula está purgando o ar e se o sistema tem estanqueidade, ou seja, se não tem vazamento de ar”, explica Sandro.

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Sua revisão é indicada ainda quando o compressor apresenta desgaste nos anéis ou cilindro, impregnando por óleo ou água o sistema. “Quando a manutenção não é realizada a tendência é ir saturando a descarga da consep impedindo o seu funcionamento, e contaminando principalmente, por lubrificante o filtro secador e as válvulas que serão danificadas”, completa.

Como desmontar

O processo de desmontagem começa com a retirada da peça do veículo. Lembre-se de que deve usar óculos de proteção e luvas para efetuar o trabalho. As ferramentas utilizadas são convencionais.

O primeiro passo é descarregar o sistema pneumático. Em seguida, remova a peça do veículo, observe, porém, a posição das tubulações para montar da mesma maneira. Solte a tubulação de entrada e saída de ar e desconecte os chicotes elétricos. Solte os parafusos de fixação, remova a peça e leve para uma bancada.

1) Retire os parafusos que unem o cilindro e o dreno. Remova o anel de vedação do cilindro, verifique seu estado e substitua se estiver avariado.

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2) Em seguida, remova o fuso de circulação de ar que cria a centrífuga. Com a chave de fenda remova o anel de vedação interno do fuso.

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Obs: Na montagem, encaixe o entalhe do fuso no rebaixo do cilindro. (2A)

3) Solte os parafusos da tampa da carcaça do dreno. Retire o dreno e a arruela de apoio.

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4) A bobina deve ser removida com muito cuidado para não ser danificada. Retire o núcleo de ferro do solenóide que fecha o dreno, forçado pelo ar comprimido.

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5) Desencaixe o solenóide de comando do dreno com o chicote que faz a conexão com o circuito elétrico do veiculo e retire a arruela de encosto e a junta de vedação. É essa peça que recebe o comando, tanto do pedal de freio quanto do relé automático, para acionar o dreno.

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Obs: Se tiver problema no eletroímã, substitua o conjunto completo. O filtro também só precisa ser removido quando for necessária sua substituição. (5A)

Limpe as peças metálicas da válvula com detergente ou líquido apropriado, sem usar produtos químicos ou derivado do petróleo, como querosene, gasolina ou diesel. Todas as peças devem ser inspecionadas quanto a danos ou oxidação antes de serem reutilizadas na montagem.

Instruções para a montagem

Para montar a válvula Consep, o técnico deve fazer o processo inverso e substituir os anéis e outros componentes se necessário, usando apenas peças originais e recomendadas pelo fabricante. O conjunto precisa ser testado quanto a vazamentos de ar e funcionamento elétrico antes de ser instalado novamente no veículo.

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Os testes de estanqueidade e de alimentação elétrica do solenóide podem ser feitos na bancada específica com 12 ou 24 V. Para começar, conecte os adaptadores e as mangueiras a entrada e saída do consep, alimente a válvula com 8 bar e cheque a pressão de saída, mantenha a válvula pressurizada e com espuma de sabão verificar a sua estanqueidade .

Instalada no veículo, pise no pedal de freio para checar se a válvula do dreno está descarregando. Se não der descarga, pressione manualmente a descarga para certificar se montagem esta correta desmonte novamente o conjunto se necessário, com um multímetro teste a tensão do chicote quando pisar no freio e a resistência da bobina do solenóide para identificar a causa do defeito.

É possível adaptar a válvula Consep em veículos que não vem de fabrica com o conjunto. O processo é o de montagem, o técnico só deve ficar atento na temperatura máxima do ar, que deve ser de 80º C e inclinação máxima de 15º.

3 comentários em “Manutenção da válvula Consep

  1. Boa tarde gostaria de saber como trocar o filtro (penerinh)que vai dentro da valvula….
    Pois aqui na matéria vcs na explicam..

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