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Manutenção da catraca de freio

Conheça o funcionamento, diagnóstico e reparo do ajustador de freio automático, um componente primordial para segurança, aplicado em veículos pesados

 

Carolina Vilanova

 

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Que a manutenção do sistema de freios de um veículo pesado, seja caminhão de carga ou ônibus de passageiros, é primordial para garantir a segurança, todo mundo sabe. E você, como técnico, também sabe que existem procedimentos até diários para manter o conjunto funcionando adequadamente, aumentando a durabilidade dos componentes e, consequentemente, reduzindo o custo de manutenção e o risco de uma quebra repentina que possa causar um acidente.

 

O ajuste da folga que existe entre uma lona de freio e o tambor é um desses passos que devem ser efetuados periodicamente. Isso acontece pois, toda vez em que o sistema de freio é acionado pelo motorista, o eixo S faz movimentar os patins e com isso há um atrito entre o tambor e a lona, o que provoca desgaste na lona.

 

Esse trabalho é feito pelo ajustador de freio, conhecido no mercado como catraca de freio, que pode ser encontrado nas versões manual e automática. “O ajustador de freio é um componente que vem de série em ônibus urbanos, obrigatoriamente, e em caminhões pesados, equipados com tambor nas rodas traseiras e eixos S Came, explica Valdemir Lodo, do departamento de Aplicação e Vendas da Haldex.

 

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A marca disponibiliza ajustadores com vários ângulos de braços que permitem a utilização em todo veículo com sistema de freios com eixo S Came.”Temos uma infinidade de entalhados para várias aplicações. No Brasil, fabricamos três tamanhos de entalhados, de dez dentes usados no Scania e no Volvo, o da Mercedes-Benz, e o de 28 dentes, que é o padrão para semi-reboque e outros veículos nacionais”, comenta.

 

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Procedimento de ajuste e revisão

 

O funcionamento e ajuste das catracas mecânica e automática têm diferenças entre si. O ajuste manual é feito pelo próprio técnico, numa vala adequada e com os componentes frios, a cada dois ou três dias, dependendo da utilização do caminhão. Para ajustar manualmente, o técnico vai utilizar uma chave e, com o eixo do veículo levantado, vai girar a roda, travá-la e soltar de três a quatro dentes (1/4 de volta). Já o ajuste automático é feito todas as vezes em que o motorista pisa no freio, o ideal é que esse ajuste seja feito bem lentamente.

 

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O ajustador mecânico não tem reparo, se tiver algum problema deve ser substituído por uma peça nova. No entanto, a catraca automática pode ser reparada caso apresente falhas de funcionamento, o que está diretamente ligado com a quilometragem do veículo. “Num veículo urbano, o desgaste de lona é em torno de 20 mil km, pois a aplicação de freios é constante. Num veículo rodoviário, um jogo de lona gira em torno de 100 a 120 mil km, ou seja, o desgaste do conjunto é menor”, explica o técnico.

 

Para fazer a verificação se o ajustador automático está com problema ou não, o técnico tem que usar uma chave de 12 mm, colocar no sextavado do ajustador, encostar as lonas até o tambor e soltar de 3/4 a uma volta, quando vai ocorrer um ruído de catraca. Em seguida, aplique o freio várias vezes, verificando se o eixo “sem fim” do ajustador está voltando. Se estiver se movimentando, significa que está funcionando. Se não estiver, é necessário efetuar a manutenção na bancada.

 

Valdemir explica que os maiores problemas se dão por conta de instalação incorreta, por isso existe uma grande preocupação nesse sentido, com objetivo de treinar os mecânicos. “Nossa maior preocupação é quando ocorre o rompimento do braço, há perda dos calços espaçadores e com isso cria uma folga axial no conjunto do eixo S. Também é muito importante fazer a lubrificação da peça, com muita, mas muita graxa”, complementa.

 

Como fazer o reparo

 

Entre as ferramentas necessárias para a desmontagem do componente, o mecânico vai precisar de chaves em geral, chave de pinos, chave sextavada, bucha espaçadora, dispositivo para teste de mola (balança), relógio comparador, mandril, etc. Utilize apenas os kits originais e equipamentos de proteção. Nessa matéria, o técnico usou as luvas químicas antes de iniciar o procedimento.

 

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Existem vários kits para reparação do ajustador, alguns mais completos e outros parciais. Entre as peças que compõem o kit estão as juntas, anéis o’rings, molas, etc, sempre analisando caso a caso.

 

1) A primeira operação é retirar todos os parafusos, se a chave torx e não servir, use a ferramenta de impacto (1a). Em seguida, remova a unidade de controle e a junta, que deve ser substituída por uma nova (1b).

 

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Obs.: Verifique o desgaste da posição entre a área da unidade de controle com relação a cremalheira ou se há desgaste nos dentes. Se estiver em bom estado, reaproveite a peça.

 

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2) Depois, faça a desmontagem da tampa traseira, com a ajuda de uma chave allen de 10 mm. Não é necessário retirar o rebite. Utilize a allen e uma extensão, desafrouxe a porca e sairá a tampa com a mola e a arruela de calço.

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Obs.: A peça funciona como um fusível, se aplicar muita carga, a arruela se quebra em quatro, por uma questão de segurança. Isso só ocorre com produtos originais.

 

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3) Desmonte a tampa dianteira, para isso, posicione a ferramenta nos furos, que devem estar limpos para o perfeito ajuste da chave. Retire a junta. Para desmontar, aplique força na ferramenta e solte a tampa com o rolamentoa axial.

 

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4) Em seguida, retire o anel o’ring e depois remova o acoplamento unidirecional. Caso esteja com muita graxa seca, saque a peça e dê uma batidinha para sair do alojamento. Essa peça é composta de uma engrenagem, do acoplamento e uma mola interna. (4a)

 

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Para desmontar gire a peça e retire a mola do acoplamento com o polegar, também girando. Essa mola pode romper, então veja se não precisa ser trocada (4b).

 

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5) O próximo passo é remover o eixo “sem fim”, que foi prensado no mancal interno dentro do corpo. Para isso, utilize um pino e uma bucha espaçadora e a morsa como prensa, para desmontagem e montagem. Não use o martelo.

 

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6) Em seguida, retire a coroa. Vamos retirar agora as molas da unidade de controle, então coloque a peça na morsa novamente e com uso do ponteiro retire o tampão e com a chave de fenda, as duas molas, que estão uma dentro da outra.

 

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Inspeção dos componentes

 

Com o ajustador desmontado, é necessário fazer a inspeção dos componentes. Lave cuidadosamente as peças e faça uma análise criteriosa, de acordo com os pontos abaixo, substituindo as que estiverem sem condições.

 

1) Verifique o corpo do ajustador, que pode apresentar desgaste no diâmetro do alojamento da coroa e no diâmetro do eixo “sem fim”. Use o calibrador “passa não passa” para ver se teve desgaste dos dois lados, sempre em cruz.

 

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2) Com a lâmina, vamos continuar a avaliação da carcaça. Coloque o eixo “sem fim” em seu alojamento e verifique se a lâmina passa ou não. Se não passar, está tudo bem e o corpo pode ser reutilizado. Inspecione a coroa em busca de desgaste em diâmetro externo e nos dentes.

 

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3) Faça a checagem visual nos dentes e com o paquímetro meça o diâmetro em dois pontos, em ambos os lados, o valor deve ser maior que 61,87 mm. Avalie o estado do eixo S, não adianta colocar coroa nova se o eixo S estiver danificado.

 

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4) Para ver se há desgaste entre os dentes do acoplamento e do “sem fim”, rode o conjunto e veja se faz barulho de catraca. Se não tiver barulho, troque a peça.

 

5) Observe se os canais de graxa estão limpos e desobstruídos.

 

Procedimentos de montagem

 

1) O primeiro passo é substituir o tampão de graxa pelo bico da engraxadeira para facilitar a hora da lubrificação do veículo, utilize a graxa de molibideno.

 

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2) Observe que na parte interna da coroa há um rebaixo retalhado, que tem que ficar para o lado interno. Antes coloque os anéis de vedação, sempre montando com graxa. Encaixe no carcaça do ajustador.

 

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3) Agora vamos montar o eixo sem fim, encaixe com graxa dentro do corpo, e em seguida, coloque o mancal. Use a ferramenta da desmontagem, do lado oposto para fazer a prensagem do mancal. Tenha certeza de que chegou até o final do alojamento.

 

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4) O próximo passo é girar, com uma chave de boca, o “sem fim” para verificar o assentamento dos dentes do sem fim com os da coroa, movimentando 360º para ambos os lados. Se travar os dentes, retire o conjunto e veja onde é o problema.

 

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5) Depois, coloque a mola no acoplamento direcional com o seu polegar, e a engrenagem. Observe se o acoplamento direcional e a engrenagem estão faceando uma na outra. Coloque o conjunto no ajustador, sem esquecer do anel o’ring.

 

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6) Vamos alojar o rolamento na tampa, sempre utilizando graxa, e depois montar a tampa no conjunto ajustador. O torque aplicado na tampa é de 50 Nm.

 

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7) Com a ajuda do relógio comparador, vamos verificar a folga entre o corpo e o sem fim, que deve ser de 0,15 a 0,60mm.

 

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8) Coloque a tampa traseira, a mola e a arruela de encosto, com o centro esférico do lado do eixo “sem fim”. Rosqueie até o último fio de rosca. Não esqueça de colocar bastante graxa.

 

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9) Monte agora as molas e a cremalheira. Coloque uma mola dentro da outra e, com a ferramenta, pressione dentro do alojamento. A cremalheira tem que alinhar direitinho com o corpo, se precisar movimente o “sem fim”.

 

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10) Vamos instalar agora a unidade de controle. Existe uma unidade de controle para cada tipo de aplicação de ajustador, há folgas diferentes para cada uma, variando para mais ou menos. Veja sempre a aplicação correta, coloque a junta, monte no corpo do ajustador e prenda os parafusos.

 

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11) Por fim, é realizada a calibragem do ajustador, para isso, o técnico necessita da balança. Abra a morsa, encaixe o ajustador na balança, movimente até que encaixe perfeitamente e a base da balança esteja alinhada com o mordente. Movimente até que o relógio chegue até a metade do curso e arme o ajustador, pressionando no sentido de atuação do freio. Pressione o braço do ajustador até o final e movimente a morsa até aliviar o ajustador na marca verde, o que significa que está ajustado. Caso contrário, faça o ajuste com a chave de boca, pressionando a mola ou soltando um pouco a mola. Esse ajuste é feito somente na hora da montagem.

 

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12) Terminada a calibragem, coloque os arrebites e o tampão. Agora está pronto para instalar no caminhão.

11 comentários em “Manutenção da catraca de freio

  1. Olá
    Meu nome é Vitor
    Sou reparador de atuadores
    Em uma empresa de transporte coletivo em Viamão RS
    Gostei do curso
    É bom para reavivar o aprendizado
    Gostaria de saber se é possível receber um banner do tipo passo a passo da montagem
    Para dar um charme na minha bancada
    Tendo em vista que o que tenho aqui
    Já se encontra desgastado

  2. Se uma cadraca de freio solta o pino e trava , como lonas de freios novas o que pode acontecer?

  3. Quero ter muito conhecimento sobre sistema de frenagem sou auxiliar de mecânico de uma empresa de transporte coletivo de joinville SC e essa postagem já foi muito satisfatório para meu conhecimento.

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